Recomendado para você

F1: 'Piastri não precisa se reerguer' após perder título de 2025, defende CEO da McLaren

F1: 'Piastri não precisa se reerguer' após perder título de 2025, defende CEO da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: 'Piastri não precisa se reerguer' após perder título de 2025, defende CEO da McLaren
F1: Verstappen revela quem pagou jantar anual dos pilotos e conta bastidores

F1: Verstappen revela quem pagou jantar anual dos pilotos e conta bastidores

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen revela quem pagou jantar anual dos pilotos e conta bastidores
F1: FIA encontra nova brecha em regulamento de 2026 e endurece regras

F1: FIA encontra nova brecha em regulamento de 2026 e endurece regras

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: FIA encontra nova brecha em regulamento de 2026 e endurece regras
F1: Verstappen enfrenta mudanças significativas em equipe de engenharia

F1: Verstappen enfrenta mudanças significativas em equipe de engenharia

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Verstappen enfrenta mudanças significativas em equipe de engenharia
F1: Leclerc "não tem conselhos" para Hamilton após ano difícil com a Ferrari

F1: Leclerc "não tem conselhos" para Hamilton após ano difícil com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Leclerc "não tem conselhos" para Hamilton após ano difícil com a Ferrari
F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos

F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos
VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

MotoGP
MotoGP
VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi
Últimas notícias

F1: Verstappen e Vettel questionam sistema de pontos na superlicença após "dura" punição a Hamilton

Pilotos defenderam que punições do tipo deveriam ser restritas a atos mais perigosos na pista

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Max Verstappen e Sebastian Vettel questionaram o sistema da FIA de pontos de penalização a pilotos de Fórmula 1 após a "dura" sanção dada a Lewis Hamilton devido aos testes de largada em Sochi, mas que foram rescindidos posteriormente.

O hexacampeão recebeu duas punições de cinco segundos durante o GP da Rússia por fazer testes de largada em lugares inapropriados no domingo, e recebeu também dois pontos em sua superlicença, deixando-o com dez no total, a apenas dois do limite que, caso seja atingido, implica em suspensão automática por um GP.

Leia também:

Posteriormente, após uma revisão do caso, os comissários rescindiram os dois pontos por julgar que a culpa do caso era da Mercedes, que recebeu uma multa de 25 mil euros.

Se Hamilton tivesse mantido os pontos, estaria a um incidente da suspensão. No momento, ele segue com oito e os dois primeiros perdem a validade no meio de novembro, após o GP da Turquia.

Após a corrida, Hamilton chamou a punição de "ridícula" e que sentia que os comissários estavam fazendo de tudo para pará-lo. E sua sanção também foi criticada por colegas do grid.

Para Max Verstappen, essa punição para Hamilton era muito pesada, já que o erro havia sido cometido pela equipe.

"Se você causa uma batida, é uma coisa, mas a pena de Lewis já era muito grande", disse. "Quantos pontos ele recebeu? Dois. É um pouco pesado. Ele está com dez agora".

"O que ele fez, parar naqueles lugares não é certo, mas pontos na superlicença por isso, acho que não é correto. Ele foi punido o suficiente com os dez segundos, não era necessário ir além disso".

"Acredito que iremos falar sobre isso na próxima reunião dos pilotos e veremos se algo acontecerá".

Sebastian Vettel ecoou os comentários do holandês, sentindo que os pontos devem ser aplicados apenas a movimentos perigosos dentro da pista, e não para erros da equipe.

"Se você fizer movimentos doidos na pista e uma pilotagem perigosa, aí eles são justificáveis. Mas se você acelera no pitlane ou comete infrações menores, não é o ideal aplicar pontos na superlicença".

O companheiro de Vettel na Ferrari, Charles Leclerc, defendeu uma revisão do sistema, acreditando que Hamilton não havia cometido um erro que merecia tal punição.

"Não acho que ele tenha feito nada muito errado neste ano. Deve ter um jeito melhor de fazer isso. Não sei dizer qual seria, não é o meu trabalho, mas espero que a FIA analise isso".

Por outro lado, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, sente que é importante que a FIA aplique as normas de acordo, com punições mais pesadas sendo usadas para evitar repetições.

"Vocês podem sentir que isso é pesado, especialmente se for direcionada a você. Mas, por outro lado, se você não pegar pesado de vez em quando, você deixa a porta aberta para outros pilotos fazerem o mesmo no futuro".

"Acho que não é fácil julgar isso, acho que, neste caso, a FIA está fazendo um ótimo trabalho. Eu estou feliz no geral".

PÓDIO: Hamilton é punido e Bottas vence na Rússia, com Verstappen em segundo

PODCAST: Qual é o limite de Max Verstappen na Red Bull?

 

Artigo anterior F1: Diretor de prova rebate comentário de Hamilton de que comissários "estão tentando pará-lo"
Próximo artigo F1: Raikkonen descarta rumores de que teria renovado com Alfa para 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros