F1: Verstappen 'iguala' bi de Vettel, mas título de 2011 do alemão segue 'imbatível'; entenda
Veja curiosidades sobre o título do piloto holandês da equipe Red Bull
Com o bicampeonato mundial consagrado após a vitória no GP do Japão de Fórmula 1 no último fim de semana, Max Verstappen igualou a antecipação registrada por Sebastian Vettel na conquista de um título -- os multicampeões pela Red Bull 'perdem' para o britânico Nigel Mansell e para o alemão Michael Schumacher no quesito --, mas o holandês segue 'atrás' do germânico em outra estatística da categoria.
Embora ambos tenham sido bicampeões de forma consecutiva e antecipada com vitórias em Suzuka (Vettel também conquistou seu segundo título no Japão, após ter levantado sua primeira taça em 2010, em Abu Dhabi), o veterano continua sendo o mais jovem a fazê-lo.
Na corrida nipônica de 2011, Vettel tinha 24 anos, 3 meses e 6 dias. No domingo, Verstappen tinha 25 anos e 10 dias. Quem completa o top 3 é Fernando Alonso, que foi bicampeão da elite global do esporte a motor em 2006, no GP do Brasil, quando tinha 25 anos, 2 meses e 23 dias.
Curiosamente, o piloto espanhol também conquistou seus dois títulos consecutivamente, mas correndo pela Renault, que viria a ser a fornecedora de motores dos títulos de Vettel na Red Bull na F1.
13º piloto com títulos consecutivos na F1
Verstappen se tornou o 13º a ganhar taças seguidamente na F1. Além dele, o italiano Alberto Ascari (1952, 1953); o australiano Jack Brabham (1959, 1960); o francês Alain Prost (1986, 1986); o brasileiro Ayrton Senna (1990, 1991); Schumacher (1994, 1995); o finlandês Mika Hakkinen (1998, 1999); Alonso (2005, 2006) e o britânico Lewis Hamilton (2014, 2015). No entanto, Schumacher posteriormente conquistou cinco títulos consecutivos (2000-2004).
Já Vettel, pela própria Red Bull, enfileirou quatro (2010-2013). Pentacampeão, o argentino Juan Manuel Fangio emendou quatro (1954-1957). Verstappen irá repetir o 'tetra consecutivo'? De todo modo, o holandês se torna 17º piloto com mais de um título, juntando-se a ícones como o escocês Jim Clark, o brasileiro Emerson Fittipaldi e o inglês Graham Hill, todos bicampeões da elite do automobilismo mundial.
Piloto | Taças | Temporadas |
---|---|---|
Michael Schumacher | 7 | 1994 e 1995 (Benetton), 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 (Ferrari) |
Lewis Hamilton | 2008 (McLaren), 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020 (Mercedes) | |
Juan Manuel Fangio | 5 | 1951 (Alfa Romeo), 1954 (Maserati/Mercedes), 1955 (Mercedes), 1956 (Ferrari), 1957 (Maserati) |
Alain Prost | 4 | 1985, 1986 e 1989 (McLaren), 1993 (Williams) |
Sebastian Vettel | 2010, 2011, 2012, 2013 (Red Bull) | |
Jack Brabham | 3 | 1959 e 1960 (Cooper), 1966 (Brabham) |
Jackie Stewart | 1969 (Matra), 1971 e 1973 (Tyrell) | |
Niki Lauda | 1975 e 1977 (Ferrari), 1984 (McLaren) | |
Nelson Piquet | 1981 e 1983 (Brabham), 1987 (Williams) | |
Ayrton Senna | 1988, 1990, 1991 (McLaren) | |
Alberto Ascari | 2 | 1952, 1953 (Ferrari) |
Graham Hill | 1962, 1968 (BRM e Lotus) | |
Jim Clark | 1963, 1965 (Lotus) | |
Emerson Fittipaldi | 1972, 1974 (Lotus e McLaren) | |
Mika Häkkinen | 1998, 1999 (McLaren) | |
Fernando Alonso | 2005, 2006 (Renault) | |
Max Verstappen | 2021, 2022 (Red Bull) | |
Giuseppe Farina | 1 | 1950 (Alfa Romeo) |
Mike Hawthorn | 1958 (Ferrari) | |
Phil Hill | 1961 (Ferrari) | |
John Surtees | 1964 (Ferrari) | |
Denny Hulme | 1967 (Brabham) | |
Jochen Rindt | 1970 (Lotus) | |
James Hunt | 1976 (McLaren) | |
Mario Andretti | 1978 (Lotus) | |
Jody Scheckter | 1979 (Ferrari) | |
Alan Jones | 1980 (Williams) | |
Keke Rosberg | 1982 (Williams) | |
Nigel Mansell | 1992 (Williams) | |
Damon Hill | 1996 (Williams) | |
Jacques Villeneuve | 1997 (Williams) | |
Kimi Räikkönen | 2007 (Ferrari) | |
Jenson Button | 2009 (Brawn) | |
Nico Rosberg | 2016 (Mercedes) |
O que pode acontecer com a Red Bull em função da quebra do teto de gastos em 2021?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.