F1 - Verstappen: vantagem da Red Bull na reta ajudará contra Leclerc
"De maneira geral, com as condições daqui, é muito difícil saber realmente o que vai acontecer"
Atual campeão da Fórmula 1, líder da temporada 2022 da categoria e segundo colocado no grid para o GP da França, cuja largada será às 10h deste domingo, Max Verstappen aposta na velocidade de reta de sua Red Bull para superar o pole position Charles Leclerc, da Ferrari.
O monegasco se beneficiou do vácuo de seu companheiro espanhol Carlos Sainz -- que larga do fundo do grid em função de troca de motor -- para conquistar a posição de honra em Paul Ricard, mas o holandês crê que a equipe de energéticos tem uma vantagem frente ao time de Maranello.
A Red Bull está com uma configuração de menor arrasto aerodinâmico em Le Castellet, de modo que está melhor que a Ferrari nos speed traps franceses. Tal opção de set-up torna o aquecimento de pneus em termos de volta rápido no travado setor 1, mas ajuda no 2, que tem a zona de DRS.
A Ferrari está melhor em curvas de alta, mas pode sofrer com a degradação de pneus, já que está aquecendo as gomas mais rapidamente do que a Red Bull. Questionado pelo Motorsport.com sobre se espera capitalizar 'em cima' da opção aerodinâmica da RBR, Verstappen foi direto.
"Espero que sim. Parece que estamos muito rápidos nas retas mais uma vez, o que é um bônus legal. Mas, aqui, os pneus estarão incrivelmente quentes e, na corrida, não se pode 'ir com tudo' nas curvas de alta como se faz no quali", explicou o holandês, remetendo-se ao ritmo da Ferrari.
Max Verstappen, Red Bull Racing
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
"Então, espero que nossa vantagem em velocidade possa nos ajudar um pouco mais do que na classificação, embora você também tenha o DRS em alguns lugares [durante o quali]", seguiu o campeão de 2021.
Verstappen também sentiu que o "grip em baixa velocidade, comparado com sexta-feira", esteve melhor na classificação, após o piloto ter problemas com subviragem no setor 1 nos treinos livres -- o que foi agravado, na ocasião, por problemas no aquecimento de pneus. Mas ele foi ponderado...
"De maneira geral, com as condições daqui, é muito difícil saber realmente o que vai acontecer. Está muito calor e colocar os pneus na janela certa é muito duro. A classificação para mim foi difícil em termos de balanço do carro, para ser honesto", admitiu.
"Mas isso talvez esteja relacionado ao layout da pista, à superfície e ao calor, e isso tudo não combina com o carro e minha pilotagem. Não sei... Mas, de maneira geral, o segundo lugar (no grid) ainda é bem bom", completou Verstappen.
TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que pode definir sorte de Ferrari e Red Bull na França
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.