Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
Diretor da fabricante japonesa diz que ter alcançar metas de confiabilidade potência dentro do cronograma fez de 2019 um ano de sucesso
A Honda acredita que sua capacidade de atingir seus objetivos para seu motor na Fórmula 1 em 2019 foi fundamental para criar uma relação de confiança mútua com seu novo parceiro, a Red Bull.
Leia também:
A fabricante japonesa foi elogiada pela Red Bull por entregar os ganhos prometidos ao longo da temporada, graças a um agressivo programa de desenvolvimento que incluiu três grandes atualizações.
O diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto, disse ao Motorsport.com: “Temos reuniões regulares com Red Bull, Christian [Horner] e Helmut [Marko], eu e o [chefe de pesquisa e desenvolvimento] Yasuaki Asaki-san. Lá, compartilhamos nossos planos e a situação atual, e eles fazem o mesmo".
“O fato de estar quase tudo dentro do cronograma planejado é muito importante, porque temos confiança mútua um com o outro, o que fortalece o relacionamento. Estamos realmente ansiosos pelo próximo ano”.
A Honda evitou estabelecer metas específicas para a temporada, embora em particular esperasse que ajudasse a Red Bull a alcançar melhores resultados do que a equipe conseguiu com a parceira anterior Renault.
Já Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, começou o ano dizendo que esperava ver seu time vencer cinco corridas. Já Christian Horner, chefe da equipe, se limitou a afirmar que esperava resultados positivos, sem definir um número específico.
Mesmo com a grande vantagem imposta pela Mercedes no início da temporada, Yamamoto disse que jamais se sentiu estressado ou pressionado. O saldo final foram três vitórias, na Áustria, na Alemanha e no Brasil.
"Conheço Christian e Helmut, nos comunicamos muito bem e visitei a fábrica da Red Bull", disse ele. “Então eu confio neles. Pensei que talvez pudéssemos vencer em Mônaco, o que não conseguimos no final. No entanto, isso não nos irritou nem nada. Ficamos bastante relaxados com a situação. Nós pensamos que tudo iria correr bem”.
Red Bull e Honda encerraram a temporada com nenhum abandono devido a problemas no motor, o que significou que a fabricante havia derrotado seus rivais pela primeira vez em termos de confiabilidade.
"Este ano, tivemos um grande resultado em termos de desenvolvimento da unidades de potência", acrescentou Yamamoto. “Como você pode ver no resultado da corrida, a confiabilidade é um ponto, e o outro é potência. Estamos perto da Mercedes, mas estamos atrás. Este ano foi muito bom para nós e estamos satisfeitos com isso. ”
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol
F1 - Marko contradiz Horner: Saída de Newey foi razão de queda da Red Bull
Pato O'Ward revela contrato com Red Bull em 2019, mas que foi barrado da F1 por "problemas políticos"
F1: Porca, parafuso, chave: Conheça o responsável pelas peças do carro de Max Verstappen
Últimas notícias
MotoGP - Márquez sobre pressão de ser piloto de fábrica da Ducati: "Tenho que lutar pelo título"
F1: Ferrari se reforça com chegada de novo aerodinamicista
F1: Bortoleto participa de teste em Ímola esta semana; saiba mais
F1 - Villeneuve avisa Verstappen: Você não conseguirá vencer na Aston Martin
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.