Lauda discute com Marko por apressar renovação de Verstappen
Em um programa no canal Servus TV na Áustria, Niki Lauda apontou que Helmut Marko e Red Bull cometeram erros na renovação de Max Verstappen
O presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda, enviou uma mensagem para Helmut Marko da Red Bull sobre a forma como assinaram um novo contrato com Max Verstappen. "Eu teria economizado dinheiro", disse o tricampeão do mundo sobre o acordo que a marca austríaca assinou com o holandês para amarrá-lo a um acordo de longo prazo.
Os dois personagens apareceram juntos na rede de televisão austríaca Servus. Lá, Lauda disse que a Mercedes "nunca falou" com Verstappen sobre a possibilidade de uma mudança de equipe. A pressa da Red Bull para manter o holandês fez com que pagassem mais do que o necessário.
A Red Bull assegurou os serviços de Max Verstappen com um contrato de longo prazo antes do GP dos Estados Unidos, tudo no meio dos temores de que a Mercedes poderia levar o holandês.
As especulações sobre um plano ganharam vida depois que o pai de Max, Jos, foi visto visitando o motorhome da Mercedes em Monza para conversar com o chefe da equipe, Toto Wolff, embora depois tenha sido entendido que essa reunião foi puramente social e não relacionada com a competição.
Fontes sugerem que a Mercedes nunca teve a intenção de assinar com Verstappen, pois não queria arriscar colocá-lo junto de Lewis Hamilton por medo de criar uma atmosfera volátil, como aconteceu com Nico Rosberg.
Quando Lauda foi questionada no programa de televisão sobre essa possibilidade, ele disse: "Nós nunca lhe oferecemos um contrato". Marko riu disto, dizendo: "Oficialmente, sim".
Lauda continuou: "Tenho um bom relacionamento com Helmut, geralmente compartilhamos um avião, mas quando ele é teimoso e acha que algo pode ser tirado dele, ele imediatamente assina um contrato, foi para Austin com o pai de [Verstappen] e assinou" .
Olhando para Marko, o tricampeão da F1 acrescentou: "Estou lhe dizendo, se tivéssemos falado antes, você teria economizado dinheiro. Nunca falamos com ele sobre dinheiro".
Diante dessa situação, Marko respondeu: "Imagine isso: nenhuma oferta, obrigado. Obrigado por tentar nos ajudar a economizar dinheiro".
Então ele tentou dar a volta em Lauda: "Você não tem alternativa para Hamilton, você tem que pagar o que ele exige".
Lauda respondeu: "Ok, não tenho objeções".
Verstappen "aproveitou a oportunidade para obter um aumento de salario"
Quando perguntado o que aconteceu durante as negociações entre a Verstappen e Red Bull, Marko explicou: "Apresentamos nossos planos para o futuro, garantimos que nossas pessoas mais importantes estão comprometidas até 2020 e que teremos uma alternativa em termos de fornecimento de motores. Este não é um segredo. Tudo o convenceu, é claro, aproveitou a oportunidade para conseguir um aumento de salário. Está dentro do razoável, mas está longe de [da remuneração de] Hamilton ou [Sebastian] Vettel. Quando ganhar campeonatos pode alcançar este nível, mas isso não é nenhum segredo".
Diante disso, Lauda respondeu: "Quando você se torna um campeão do mundo, você pode obter o mesmo que Hamilton? Você pagará como nós?"
Marko respondeu: "Para as proporções da Fórmula 1, estamos em um nível relativamente baixo".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.