Mercedes diz que demorou para entender estratégia de Vettel
Equipe admitiu que perdeu a chance de derrotar Sebastian Vettel no GP do Bahrein, pois demorou para perceber que o piloto da Ferrari tentaria estratégia de uma parada
A Mercedes passou boa parte do GP do Bahrein convencida de que Valtteri Bottas estava bem colocado para vencer, porque parecia que o líder, Sebastian Vettel, precisaria fazer uma segunda parada nos boxes.
Mas no final, Vettel conseguiu manter seus pneus vivos apenas o tempo suficiente para não precisar mudá-los e, quando Mercedes acordou com o fato de que precisava diminuir a diferença, já era tarde demais.
Falando em um vídeo produzido pela Mercedes, o diretor técnico da equipe, James Allison, disse que se a equipe tivesse percebido mais cedo o que Vettel estava planejando, teria dito a Bottas para aumentar seu ritmo.
"Nós provavelmente fomos um pouco lentos demais para reconhecer que Sebastian iria levar os pneus macios até a bandeira quadriculada", disse Allison.
“Se tivéssemos sido um pouco mais rápidos para reagir a isso, provavelmente teríamos mantido mais pressão sobre ele nas voltas 35 a 45, e poderíamos ter tido um resultado melhor.”
"Nós esperávamos que ele parasse de novo, mas ele fez muito bem em cuidar dos pneus até a bandeirada."
Ele acrescentou: “Valtteri conseguiu encostar em Vettel, com três voltas para o fim, mas não fomos bons o suficiente para passar por ele.”
"Provavelmente, se a corrida tivesse mais uma ou duas voltas, teria sido um resultado diferente, mas deixamos nossa responsabilidade um pouco tarde demais e não conseguimos vencer."
Os comentários de Allison vêm depois que o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que sua equipe acreditava que estava bem preparada para a vitória, quando Bottas saiu dos boxes com pneus mais duradouros do que Vettel.
“Achei que já tínhamos vencido a corrida, depois de sair com pneus médios atrás de Sebastian, sabendo que eles teriam que parar mais uma vez ou ficariam sem pneus”, disse ele.
“Este foi o momento em que eu diria que tínhamos 90% de probabilidade de ganhar. E nós perdemos.”
Allison também negou que o fato de não permitir que Bottas aumentasse o ritmo foi que o desgaste do pneu na Mercedes é uma preocupação.
"O desgaste dos pneus do nosso carro este ano tem sido muito bom e, em geral, melhor do que o do grid", explicou ele.
“Se especificamente poderíamos ter feito com que os pneus macios durassem o número de voltas que Sebastian fez, só saberíamos tentando. Meu palpite é que faríamos porque nosso carro está cuidando muito bem de seus pneus nas corridas deste ano. ”
Confira os dez destaques do GP do Bahrein
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.