Mercedes não utilizou potência extra para classificação
Nico Rosberg e Lewis Hamilton dominaram treino que definiu grid de largada, mas sem incremento de potência para quali. Equipe ainda busca explicações para falha do motor de inglês na Malásia
Na esteira da falha do motor de Lewis Hamilton em Sepang na semana passada, a Mercedes executou alterações nos parâmetros das suas unidades no Japão, incluindo uma especificação diferente de óleo e setups menos agressivos.
A ausência do modo de classificação - que poderia dar em torno de três décimos de segundo por volta na sessão - poderia explicar a aproximação da Ferrari em Suzuka.
Toto Wolff, chefe da equipe, disse que o impacto das mudanças da Mercedes estavam evidentes na classificação, mas que estava esperançoso de que não irá prejudicar seus pilotos na corrida.
"Temos que tomar certas medidas de segurança para não corrermos riscos", explicou Wolff. "Mas não sabemos ainda ao certo se isso pode proteger o motor."
"Isso também tem um efeito sobre o tempo de volta durante a corrida, embora o déficit na corrida não é tão grande como no quali."
Wolff espera que as medidas tomadas ajude a Mercedes a ser capaz de chegar a uma resposta definitiva a respeito da falha de motor do carro de Hamilton na Malásia.
"O que tivemos na Malásia foi o pior caso para nós, pois não queremos interferir no campeonato de pilotos com isso", disse ele.
"Este é um esporte mecânico, mas ainda é algo que tentamos evitar. Dentro de uma semana você não é capaz de avaliar adequadamente todas as causas do problema."
"Temos tentado implantar várias medidas das quais não posso comentar. Mas isso não nos dá uma garantia de que estamos seguros para amanhã. Portanto, não é uma situação fácil."
Sem respostas
Wolff disse que as investigações na sede da Mercedes estavam em curso, com o chefe da área de motores, Andy Cowell, trabalhando a todo vapor para trazer uma resposta sobre o que aconteceu na semana passada.
"Recebemos uma apresentação substancial a cada dia com uma análise da unidade de potência", acrescentou Wolff."
"Há certas possibilidades que me parecem interessantes em termos de encontrar a causa principal, mas, obviamente, estamos com o motor sendo analisado há três dias."
"Então ele [Cowell] está a todo vapor. Recebo e-mails dele com os mais diferentes horários. O grupo em torno dele está trabalhando muito."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.