Fórmula 1 GP do Japão

Norris insiste que quer ganhar título da F1 sem ser um "babaca"

Piloto da McLaren falou sobre a maneira como quer vencer e como pretende ajudar outras pessoas que enfrentam problemas de saúde mental

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Lando Norris diz que está pronto para conquistar o título da Fórmula 1 - mas está determinado a fazer isso em seus próprios termos "sendo um cara legal".

Há muito tempo, o piloto de 25 anos é retratado como o contraponto moderado da personalidade provocativa do atual tetracampeão Max Verstappen.

Leia também:

"Sinto que há uma versão muito prescrita de como as pessoas dizem que um campeão mundial precisa ser - excessivamente agressivo", disse Norris ao Guardian, no que pareceu ser uma referência pouco velada ao piloto da Red Bull.

"Prefiro ser apenas uma boa pessoa e tentar me sair bem. Farei tudo o que puder para ganhar um campeonato, mas talvez eu não faça sacrifícios na minha vida... ou não tenha a mentalidade de 'foda-se você' que as pessoas dizem que é preciso ter".

"Ainda acredito que posso ser campeão mundial, mas fazendo isso sendo um cara legal".

O astro da McLaren disse que poderia "facilmente" fingir que é feito do mesmo material que alguns de seus rivais, mas isso não seria autêntico.

"Não tenho um instinto assassino como provavelmente a maioria dos pilotos ou a maioria dos campeões, porque simplesmente não fui criado dessa forma", explicou.

"Posso fingir que tenho um instinto assassino e agir como um babaca, o que pode dar às pessoas essa percepção... mas há certas coisas que eu não faria e que outros campeões já fizeram".

Na verdade, Norris diz que está em uma missão para provar que pode ganhar o título e ainda "aproveitar a vida", dentro e fora da pista: "Não quero ser pressionado e também não quero ser visto como alguém que desiste das coisas por ser muito bonzinho".

"Ainda lutarei pelas coisas, ainda correrei riscos e ainda farei tudo o que sei que posso fazer para ser campeão mundial, mas sem perder a liberdade de ser quem sou".

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Em outra parte da entrevista, Norris falou francamente sobre suas dificuldades com a saúde mental, especialmente nos primeiros anos de sua carreira.

"Quando eu tinha pensamentos negativos sobre tudo e sobre meu próprio desempenho, eu começava a pensar negativamente sobre o próximo fim de semana, quando ele ainda nem havia chegado", lembrou.

"Era visível ver do lado de fora como eu era negativo e ainda sou. Ainda sou o tipo de pessoa que diz: 'Fiz um trabalho de merda hoje, fui péssimo e não fui bom o suficiente'. Poucas pessoas admitem esse tipo de coisa, mas eu sempre serei assim. Isso estava afetando a mim e ao meu bem-estar".

Como muitos atletas que enfrentaram crises de depressão e outros problemas de saúde mental aos olhos do público, Norris está ciente de sua posição privilegiada.

"A pior parte de tudo isso é que eu sei a sorte que tenho de viajar pelo mundo, ser bem pago - posso quase fazer o que quiser em minha vida", disse ele. "Portanto, sinto que às vezes não tenho o direito de reclamar ou dizer certas coisas tanto quanto outras pessoas".

"Mas, para mim, certamente foi uma vitória falar sobre isso por causa da quantidade de mensagens que recebi das pessoas, dizendo o quanto ter alguém em minha posição e ser capaz de se relacionar com isso as ajudou".

Depois de falar muito sobre suas aspirações de ser campeão , Norris admitiu que vencer corridas não é tão importante quanto a saúde e a segurança de seus fãs.

"Mesmo que tenha sido apenas uma mensagem, isso me deixou mais feliz porque quando é mencionado que você salvou a vida deles porque eles queriam acabar com a própria vida", disse ele sobre as mensagens que recebeu depois de falar sobre depressão.

"Recebi várias delas; isso me deixa mais feliz do que ganhar uma corrida. Essa é apenas a minha percepção da vida, esse é um impacto maior. Porque você fez a diferença. Ganhar uma corrida não faz a diferença".

MAX BATE NORRIS E PIASTRI e é POLE! Bortoleto 17º, Hamilton só 8º, Lawson supera Yuki | SAINZ PUNIDO

Watch: F1 AO VIVO: Tudo do QUALI do GP do JAPÃO, com BORTOLETO EM AÇÃO em Suzuka | Q4

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Emily Selleck
Fórmula 1
Lando Norris
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Filha de Schumacher anuncia nascimento de neta do heptacampeão da F1
Próximo artigo F1: Horários, previsão do tempo e como assistir o domingo do GP do Japão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros