Verstappen deveria ouvir mais os outros, diz Ricciardo
Em conversa profunda, piloto australiano fala do parceiro na Red Bull, do futuro na F1, desejos e sobre rumores
Para Daniel Ricciardo, Max Verstappen deveria escutar mais os pilotos mais experientes. Um ano depois da famosa vitória do holandês no GP da Espanha, Ricciardo vê grande evolução em Max, mas acredita que o piloto de 19 anos ainda não chegou à melhor forma.
Em entrevista ao Motorsport.com discutindo seus dez anos com a Red Bull, Ricciardo destacou os pontos fortes e fracos de Verstappen.
"Eu acho que um ponto forte é a determinação", explicou Ricciardo. "Ele obviamente está disposto a levar o carro até o limite e isso é uma coisa boa.”
"A fraqueza eu diria que é a idade dele, mas não a idade no esporte, porque ele corre há muito tempo, então não é necessariamente isso. Diria apenas na vida. Provavelmente apenas na absorção de algumas coisas de pessoas mais velhas – como no ano passado, quando ele estava mudando de direção nas freadas.”
"Muitos dos pilotos mais velhos diziam: 'olha, nós não achamos que isso é certo', ou algo assim, e Max falava: 'eu sei o que estou fazendo'. Ser independente é uma força, mas pode ser uma fraqueza também.”
"Mas isso virá com o tempo, e ele então entenderá talvez um pouco o conselho dos caras mais velhos."
Acertos convergentes
Ricciardo acredita que sua parceria com Verstappen tem funcionado bem, e que o fato de um tirar o melhor do outro ajuda nos acertos.
"Eu sempre tento aprender com todos", disse Ricciardo sobre trabalhar com Verstappen. "Acho que automobilismo é um esporte muito técnico, há sempre algo diferente que você pode aplicar. Uma técnica diferente, ou outra maneira de acertar o carro.”
"Honestamente, eu não consigo dizer se há um lugar onde eu possa falar: 'eu aprendi isso de Max.' Se é na técnica ou na frenagem, algo assim. Eu acho que você aprende essas coisas subconscientemente.”
"Pelo fato de estarmos muito motivados e muito determinados a vencer, estamos constantemente empurrando um ao outro, mas enquanto isso os nossos engenheiros estão tentando encontrar uma maneira de fazer o carro diferente.”
"Então, talvez algumas coisas no ano passado com o acerto... Acho que começamos com configurações bastante diferentes e depois nós meio que fundimos.”
"Então, talvez eu tenha feito algumas coisas que não achava que funcionariam, e ele talvez o mesmo. Assim, talvez você aprenda algo."
Etapas de carreira
Ricciardo admite que vencer o campeonato com a Red Bull nesta temporada será difícil com base em seu início de temporada, no entanto ele continua convencido de que o time ainda pode lhe oferecer uma chance no futuro.
"Acho que temos de ver como vai o resto do ano. Acho que se pudermos ter uma segunda metade forte de temporada, um pouco como no ano passado, acho que poderemos produzir algo melhor no próximo ano.”
"Então, acho que o que acontecer no segundo semestre deste ano vai fazer uma grande diferença para o próximo ano, e espero que isso possa criar um carro vencedor. Vamos esperar. Esperemos que seja nos próximos 18 meses."
Quando perguntado se ele sentia que o tempo estava acabando para ele chegar a um título mundial, Ricciardo disse: "Não, olha, eu acho que quando eu chegar aos 30, então talvez possa começar a sentir um pouco mais de pressão de estar no lugar certo mais rápido. Mas ainda tenho 27 anos, então ainda sou jovem”.
"Eu tenho, digamos, os próximos 18 meses com a Red Bull para realmente tentar de tudo e depois vamos ver. E então sim, provavelmente uma vez que eu tenha passado dos 30, então provavelmente vou estar um pouco mais desesperado, mas ao mesmo tempo quero tudo o mais rápido possível - e dizendo isso quero dizer um título mundial."
Ricciardo foi ligado no passado a uma mudança para a Ferrari, mas diz que agora a única coisa que lhe interessa é um carro competitivo.
Perguntado se ele sonha em correr para uma equipe como a Ferrari um dia, ele disse: "honestamente, não. As pessoas falam sobre a Ferrari e a história e tudo isso. Eu era um fã quando era criança”.
"Com certeza há alguma história naquela equipe, mas para mim, eu provavelmente não ficaria muito sentimental com este processo, especialmente agora que ainda não ganhei um campeonato.”
"Eu estou mais preocupado em ter uma equipe que vai me fazer ganhar um título em vez de uma equipe que tenha mais história. Obviamente, no futuro, quem sabe. Mas, pelo menos agora, e pelos próximos 18 meses eu realmente espero que seja a Red Bull."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.