Fórmula 1 GP do Catar

F1: Verstappen perde a pole do GP do Catar após penalidade de um lugar no grid

Russell larga na pole ao lado de Verstappen após os comissários considerarem que piloto da Red Bull estava desnecessariamente lento em aproximação dos dois

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Max Verstappen perdeu sua pole position no GP do Catar de Fórmula 1 depois de receber uma penalidade de um lugar no grid por atrapalhar George Russell durante a classificação para a corrida em Lusail. Com isso, ele larga agora na segunda colocação, mas ainda na primeira fila. O britânico da Mercedes, por sua vez, herda a ponta.

Essa seria a primeira primeira pole para o holandês desde o GP da Áustria, em junho, ao de bater Russell por apenas 0,055 segundos, completando uma reviravolta significativa na forma da Red Bull no circuito, que antes parecia 'terrível', como descrito pelo próprio Verstappen. No entanto, foi investigado, e punido, por guiar desnecessariamente devagar à frente do rival no terceiro setor.

Leia também:

Em uma volta de aquecimento, George se aproximou de Max, lento na Curva 12, e freou para evitar o contato com o piloto da Red Bull. Isso fez com que ele colocasse uma roda na areia antes de passar pela Curva 13. Pelo rádio, considerou o fato como "super perigoso".

Os comissários convocaram os dois pilotos para analisar o incidente, e foi decretado que Verstappen estava dirigindo fora de seu delta, assim, deveria receber uma queda de uma posição no grid para a corrida de domingo - o que dá a pole a Russell.

O relatório dos comissários de pista diz: "O carro 1 [Verstappen] estava em uma estratégia de preparação diferente da do carro 63 [Russell]. O carro 1 estava bem fora do delta e o piloto do carro 1 explicou que havia deixado os carros 4 e 14 passarem".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

E prosseguiu: "O piloto do carro 63 alegou que havia aderido ao delta e não esperava que o carro 1 estivesse na linha de corrida. Ele afirmou que se um carro estivesse indo devagar em uma curva de alta velocidade, ele não deveria estar na linha de corrida.

De acordo com o documento, o caso não foi de fácil resolução. "Os comissários consideram este caso complicado, pois claramente o Carro 1 não cumpriu as Notas de Evento do Diretor de Prova e claramente estava guiando, em nossa opinião, desnecessariamente devagar. Era óbvio que o piloto do Carro 1 estava tentando esfriar os pneus. Ele também podia ver o carro 63 se aproximando, pois olhou no espelho várias vezes enquanto estava na pequena reta entre as curvas 11 e 12.

O relatório observou ainda que o fato de nenhum dos pilotos estar em uma volta rápida reduziu o escopo da penalidade, já que um piloto que atrapalhasse alguém em alta velocidade produziria uma penalidade de três posições em circunstâncias normais. "Excepcionalmente, esse incidente ocorreu quando nenhum dos carros estava em uma push lap", frisa o documento.

"Se o carro 63 estivesse em uma volta rápida, a penalidade provavelmente teria sido a usual de três posições no grid. No entanto, para atenuar, era óbvio que o piloto do carro 63 tinha visibilidade clara do carro 1 e que nenhum dos carros estava em uma volta rápida."

George Russell, Mercedes-AMG F1 Team, congratulates pole man Max Verstappen, Red Bull Racing, in Parc Ferme

George Russell, Mercedes-AMG F1 Team, congratulates pole man Max Verstappen, Red Bull Racing, in Parc Ferme

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Antes do veredito dos comissários, Verstappen expressou sua surpresa por ter sido chamado ao julgamento e argumentou que estava, simplesmente, reagindo aos movimentos dos carros da frente - e que Russell deveria ter feito o mesmo.

"Todos nós estávamos devagar. Não sei o que eu poderia ter feito de diferente", disse o tetracampeão. "O fato de eu ter que ir [ao escritório dos comissários de bordo] já é muito estranho para mim. Caso contrário, da próxima vez eu também vou pilotar sem parar e fingir que bati [no outro carro]."

"Ele deveria ter freado. Eu freei. Assim como os carros à minha frente. E eu não quero sacaneá-los. Sinceramente, estou um pouco cansado de tudo isso no final da temporada", lamentou Verstappen.

O GP do Catar, agora com Russell na pole position, está marcado para este domingo (1), a partir das 13h no horário de Brasília.  A transmissão na TV aberta do Brasil fica por conta da Band e da Bandsports na TV fechada, com a F1TV Pro no streaming. O Motorsport.com faz a cobertura em tempo real.

Confira como ficou o grid de largada para o GP do Catar de Fórmula 1:

Cla Piloto # Tempo km/h
1 G. RussellMercedes 63

+0055

1'20.575

242.114
2 Max VerstappenRed bull 1

1'20.520

242.280
3 L. NorrisMcLaren 4

+0.252

1'20.772

241.524
4 O. PiastriMcLaren 81

+0.309

1'20.829

241.353
5 C. LeclercFerrari 16

+0.332

1'20.852

241.285
6 L. HamiltonMercedes 44

+0.491

1'21.011

240.811
7 C. Sainz Jr.Ferrari 55

+0.521

1'21.041

240.722
8 F. AlonsoAston Martin Racing 14

+0.731

1'21.251

240.100
9 S. PerezRed Bull Racing 11

+0.905

1'21.425

239.587
10 K. MagnussenHaas F1 Team 20

+0.980

1'21.500

239.366
11 P. GaslyAlpine 10

+0.917

1'21.437

239.552
12 G. ZhouSauber 24

+0.981

1'21.501

239.363
13 V. BottasSauber 77

+1.211

1'21.731

238.690
14 Y. TsunodaRB 22

+1.251

1'21.771

238.573
15 L. StrollAston Martin Racing 18

+1.391

1'21.911

238.165
16 A. AlbonWilliams 23

+1.870

1'22.390

236.781
17 L. LawsonRB 30

+1.891

1'22.411

236.720
18 N. HulkenbergHaas F1 Team 27

+1.922

1'22.442

236.631
19 F. ColapintoWilliams 43

+2.074

1'22.594

236.196
20 E. OconAlpine 31

+2.194

1'22.714

235.853

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jake Boxall-Legge
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à corrida principal do GP do Catar no domingo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros