Últimas notícias

Vettel explica comentário misterioso em rádio na China

Piloto alemão da Ferrari mandou mensagem intrigante para a equipe italiana após perder para as Mercedes no treino classificatório

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel finalmente explicou o misterioso comentário que fez para a equipe Ferrari no rádio depois de perder para os rivais da Mercedes na qualificação para o GP da China, milésima corrida da história da Fórmula 1 (veja galeria abaixo).

Após o treino classificatório em Xangai, o alemão foi informado por seu engenheiro de que sua volta só era boa o suficiente para o terceiro lugar no grid, a três décimos da dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Quase imediatamente, o tetracampeão respondeu em tom frustrado: “Nós tínhamos essa pole. Nós tínhamos. Mas sabemos porque perdemos. Sabemos”.

Leia também:


Seus comentários levaram a especulações de que um misterioso problema lhe custou a tentativa pela pole no setor final do circuito. A suspeita foi ainda mais acentuada quando filmagens a bordo mostraram que seu carro não acelerava tão bem quanto deveria nas retas.

Questionado sobre o assunto em Baku, Vettel explicou que seu comentário no rádio foi de fato em resposta ao tempo que ele perdeu naquele trecho. O alemão esclareceu que a causa foi um vento contrário que também afetou outros carros.

"Vimos a direção do vento mudando um pouco", disse Vettel. “Com toda a honestidade, isso me ajudou muito na primeira parte da pista, mas me atrapalhou no segundo setor. Então você sempre tem aquela sensação de: ‘se não fosse por isso...’. Ganhei na primeira parte e perdi na segunda. Se, por um toque de mágica, tivesse sido duas vezes a favor, teria sido melhor!”.

Sebastian Vettel, Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

Após a qualificação, Vettel verificou os dados para comparar seu desempenho com outros carros e percebeu que não sofreu sozinho. Seu ex-companheiro Kimi Raikkonen foi outro que perdeu tempo por causa do vento. O impacto foi tamanho que o veterano finlandês inicialmente pensou que havia sofrido uma perda de energia.

Vettel acrescentou: “Dentro do carro, perdi muito tempo naquele setor, mas acho que isso vale para todos. Depois da qualificação, pude confirmar. Acho que perdi cerca de dois décimos naquela sequência, mas que sei que outras pessoas também perderam tempo. Naquela hora eu não sabia, pensei que era só eu! É por isso que disse aquilo no rádio”.

O GP da China foi o milésimo da história da Fórmula 1. Confira as melhores imagens da histórica corrida:

Cerimônia: Antes do GP 1000, celebrações em Xangai com Jean Todt, presidente da FIA, e Chase Carey, CEO da F1
Cerimônia: A festa teve direito a mascotes
Cerimônia: festa antes da prova
Cerimônia: A foto do GP 1000 da F1
Cerimônia: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas buscavam novo resultado positivo para a Mercedes
Hamilton na ponta: Na largada, o pentacampeão pulou à frente de Bottas e Leclerc passou Vettel
Ordem de equipe da Ferrari: logo a escuderia italina deu a ordem para o piloto monegasco deixar o alemão passar
Imprudência de Kvyat: o russo atingiu os pilotos da McLaren na primeira volta e foi punido com drive through
Hamilton na ponta: Enquanto a Ferrari discutia, a dupla da Mercedes dominava.
Hamilton na ponta: o inglês recebeu a bandeira quadriculada dada por Alain Prost
Hamilton na ponta: piloto da Mercedes em comemoração pela vitória na 1000ª corrida da história da F1
Hamilton na ponta: piloto da Mercedes em comemoração pela vitória na 1000ª corrida da história da F1
Hamilton na ponta: piloto da Mercedes em comemoração pela vitória na 1000ª corrida da história da F1
Hamilton na ponta: pódio da corrida 1000 da F1, na China
Sebastian Vettel foi o terceiro colocado
Valtteri Bottas, o segundo
Hamilton na ponta: pose do novo líder do campeonato, em busca do sexto título mundial
17

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Doente há dias, Russell não vai à coletiva oficial da FIA em Baku
Próximo artigo Albon mudará abordagem de treino para se adaptar às pistas da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil