Últimas notícias
Fórmula 1 GP do Japão

Wolff aprova estilo de Verstappen, mas pede regras claras

Chefe da Mercedes diz não ter problemas com a pilotagem agressiva de Max Verstappen ao se defender de Lewis Hamilton no GP do Japão, mas crê que é importante que pilotos saibam o que é ou não permitido

Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
FIA Press Conference: Max Verstappen, Red Bull Racing, second; Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, race winner; Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, third
Max Verstappen, Red Bull Racing celebrates his second position on the podium
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates his third position on the podium
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Max Verstappen, Red Bull Racing
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team

Na penúltima volta do GP do Japão, disputado no último domingo (9), Max Verstappen se defendeu como pôde do ataque de Lewis Hamilton na penúltima volta da prova, movendo-se para a parte de dentro do ponto de freada para a última chicane. 

Com o movimento do holandês, Hamilton, que já vinha por dentro, foi obrigado a mudar de trajetória e passou reto. Pelo rádio, o britânico reclamou que Verstappen se moveu durante a freada, o que teoricamente é algo proibido pelo regulamento.

A Mercedes chegou a protocolar um protesto contra a manobra de Verstappen - algo sobre o qual Hamilton não foi avisado inicialmente - mas desistiu quando ficou claro que a decisão sobre o protesto não sairia até o GP dos Estados Unidos.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou o assunto e revelou não se opor ao modo como Verstappen tem pilotado, mas pediu clareza nas regras para que os pilotos saibam o que é ou não permitido.

“Eu tenho minhas tendências, mas você vai se surpreender com minha resposta. Eu amo disputas acirradas e ele (Verstappen) traz elementos interessantes, defendendo-se de maneira bastante dura. As regras dizem que você não pode se mover nas freadas, mas ninguém foi punido por isso até agora. Precisamos saber o que pode ser feito ou não, mas não tenho nenhum problema com defesas duras", disse.

Ainda no domingo, Verstappen conversou com Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, que deixou claro que o comportamento do holandês está sendo observado.

Já o chefe da Red Bull, Christian Horner, foi na mesma linha de Wolff e ressaltou não ver nada de errado na atitude de Verstappen dentro da pista. "O carro que vai à frente acaba tomando a linha de dentro naquele trecho, é óbvio. Foi uma manobra dura, mas justa. Não vi nada de errado ali", afirmou

“Para mim, foi uma ótima disputa entre dois pilotos. Mesmo Lewis pareceu não ter nenhum problema com aquilo após a corrida e elogiou Verstappen", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Elegância marca presença das Grid Girls no GP do Japão
Próximo artigo Rosberg desconversa sobre polêmicas envolvendo Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil