Guia Fórmula E 2021-2022: Tudo sobre calendário, pilotos, equipes, mudanças no regulamento e onde assistir

Oitava temporada da categoria de carros elétricos, a segunda como Mundial da FIA, dá o pontapé inicial com uma rodada dupla na Arábia Saudita

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02, Stoffel Vandoorne, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Em 28 de janeiro será dada a largada para a temporada 2021 - 2022 da Fórmula E, com a primeira de duas corridas em Diriyah, na Arábia Saudita e aqui você tem um guia com tudo que precisa saber sobre calendário, regras, pilotos, equipes e mais...

A sétima temporada da F-E também trouxe o primeiro ano da categoria como Mundial sancionado pela FIA, mas também foi um período conturbado, com a pandemia impactando duramente o calendário, além da saída de duas montadoras: BMW e Audi.

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Mesmo assim, em um campeonato emocionante, Nyck de Vries foi campeão com a Mercedes após uma batalha até o fim contra Edoardo Mortara, da Venturi, Mitch Evans, da Jaguar e Jake Dennis, da BMWFoi uma batalha intensa pelo título, com os 15 primeiros colocados ficando separados por apenas 23 pontos na classificação.

O que mudou para a oitava temporada da Fórmula E?

A Fórmula E espera ter novamente um ano normal para esta temporada. Em comparação com as últimas edições, a maior modificação está no formato de classificação.

Nos anos anteriores, o grid se dividia em quatro grupos, e os seis mais rápidos na classificação final iam para a rodada final, chamada Superpole. Nela, cada um tinha uma chance de marcar uma volta rápida para definir as três primeiras filas do grid. Mas esse sistema era criticado, já que os melhores classificados no campeonato saíam no primeiro grupo e acabavam prejudicados pela sujeira na pista.

A fase de grupos está mantida, mas com apenas dois grupos em vez de quatro (posições pares e ímpares no campeonato). Os pilotos terão dez minutos para marcar o melhor tempo e passar para a fase seguinte, que terá um estilo de mata-mata:

- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B

- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B

- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B

- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B

Os vencedores das quartas-de-finais passam para as semifinais e, os dois vencedores, disputam a pole position na final.

Outra mudança no regulamento está relacionada às bandeiras amarelas e regime de safety car. Anteriormente, os pilotos perdiam parte da energia que não era gasta nesses períodos de neutralização, já que naturalmente andavam mais lento (na base de 1kW por minuto). Mas o vexame passado pela categoria na primeira corrida de Valência, com a maioria dos carros ficando sem bateria antes do fim da prova provocou alterações.

Para 2021-2022, haverá um "tempo extra": a cada minuto sob bandeira amarela ou safety car será acrescentado 45 segundos ao tempo total da prova (além da volta final). O limite de tempo que pode ser acrescido é de 10 minutos.

Com a saída de Audi e BMW, categoria passa por mudanças para 2022

Com a saída de Audi e BMW, categoria passa por mudanças para 2022

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Também existem mudanças quanto ao número de equipe inscritas, já que a Audi não foi substituída, porque sua entrada não pôde ser vendida à tempo. Com isso, serão onze equipes participantes a partir do ePrix de Diriyah, contando ainda com a renomada Andretti Autosport, antes conhecida como BMW, que também saiu da categoria.

Mesmo assim, as duas montadoras alemãs continuarão ligadas à categoria, como fornecedoras de trem de força à Envision Racing (ex-Virgin - Audi) e Andretti (BMW). Essa também será a última temporada da Mercedes na F-E.

Quantas provas serão realizadas na temporada 2021-2022 da Fórmula E?

Nos últimos dois anos, a organização da Fórmula E precisou se desdobrar para conseguir montar um calendário aceitável. Por ser um campeonato que dá preferência à circuitos de rua, a F-E foi uma das categorias mais afetadas pela pandemia. Mas agora, com a situação mais estabilizada (apesar da Omicron), conseguiu divulgar um calendário completo.

A temporada começa com uma rodada dupla na Arábia Saudita, em Diriyah. Haverão também rodadas duplas em Roma, Berlin, Londres e Nova York, além da manutenção de Mônaco, o retorno à Cidade do México e as estreias de Jacarta, Vancouver e Seul.

Confira abaixo o calendário da temporada 2021-2022 da Fórmula E:

Data ePrix País Circuito

28 de janeiro de 2022

ePrix de Diriyah I

Saudi Arabia Arábia Saudita

Circuito de rua de Riyadh

29 de janeiro de 2022

ePrix de Diriyah II

12 de fevereiro de 2022

ePrix da Cidade do México

Mexico México

Autódromo Hermanos Rodríguez

9 de abril de 2022

ePrix de Roma I

Italy Itália

Circuito Cittadino dell'EUR

10 de abril de 2022

ePrix de Roma II

30 de abril de 2022

ePrix de Mônaco

Monaco Mônaco

Circuito de Mônaco

14 de maio de 2022

ePrix de Berlim I

Germany Alemanha

Circuito de rua do Aeroporto Tempelhof

15 de maio de 2022

ePrix de Berlim II

4 de junho de 2022

ePrix de Jacarta

Indonesia Indonésia

Circuito Internacional do ePrix de Jacarta

2 de julho de 2022

ePrix de Vancouver

Canada Canadá

Circuito de rua de Vancouver

16 de julho de 2022

ePrix de Nova York I

United States Estados Unidos

Circuito de rua do Brooklyn

17 de julho de 2022

ePrix de Nova York II

30 de julho de 2022

ePrix de Londres I

United Kingdom Grã-Bretanha

ExCeL London

31 de julho de 2022

ePrix de Londres II

13 de agosto de 2022

ePrix de Seul I

Korea, Republic of Coréia do Sul

Circuito de rua de Seul

14 de agosto de 2022

ePrix de Seul II

Quais pilotos estarão no grid da Fórmula E na temporada 2021 - 2022?

Em comparação com a temporada anterior, a categoria de carros elétricos terá dois assentos a menos devido à saída da Audi. Dos 22 nomes presentes na lista de inscritos, três são estreantes, com Antonio Giovinazzi sendo o mais conhecido. Após perder a vaga na Fórmula 1 com a Alfa Romeo, o italiano correrá na Dragon Penske.

Dan Ticktum, que competiu na Fórmula 2 em 2021, será piloto da NIO 333, enquanto Oliver Askew trocará a IndyCar pela categoria elétrica, correndo pela Andretti Autosport.

Há também mudanças pelo grid, com destaque para o campeão Lucas di Grassi. Com a saída da Audi, o brasileiro teve que buscar uma nova casa, chegando à Venturi, correndo ao lado do vice-campeão Edoardo Mortara. E di Grassi terá novamente a companhia de um compatriota no grid, com Sérgio Sette Câmara seguindo com a Dragon Penske

Já a ida de Oliver Rowland para a Mahindra abriu espaço para Maximilian Gunther na Nissan e.Dams.

Alguns nomes tradicionais da categoria que não estarão presentes são: Alex Lynn, Norman Nato, René Rast e Tom Blomqvist.

Essas mudanças de assentos significam que apenas cinco das onze equipes mantiveram suas duplas de pilotos: a Mercedes, com o campeão Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne; a Jaguar, com Mitch Evans e Sam Bird; DS Techeetah, com os campeões António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne; a Envision Racing, ex-Virgin, com Robin Frijns e Nick Cassidy; e a Porsche, com Pascal Wehrlein e André Lotterer.

Confira a lista de pilotos para a temporada 2021 - 2022 da Fórmula E:

Equipe Número Piloto
Germany Mercedes-EQ Formula E Team 5 Belgium Stoffel Vandoorne
17 Netherlands Nyck de Vries
United Kingdom Jaguar TCS Racing 9 New Zealand Mitch Evans
10 United Kingdom Sam Bird
China DS Techeetah 13 Portugal António Félix da Costa
25 France Jean-Éric Vergne
United Kingdom Envision Racing 4 Netherlands Robin Frijns
37 New Zealand Nick Cassidy
United States Avalanche Andretti Formula E 27 United Kingdom Jake Dennis
28 United States Oliver Askew
Monaco ROKiT Venturi Racing 11 Brazil Lucas di Grassi
48 Switzerland Edoardo Mortara
Germany TAG Heuer Porsche Formula E Team 36 Germany André Lotterer
94 Germany Pascal Wehrlein
India Mahindra Racing 29 United Kingdom Alexander Sims
30 United Kingdom Oliver Rowland
France Nissan e.dams 22 Germany Maximilian Günther
23 Switzerland Sebastien Buemi
United States Dragon/Penske Autosport 7 Brazil Sérgio Sette Câmara
99 Italy Antonio Giovinazzi
China NIO 333 FE Team 3 United Kingdom Oliver Turvey
33 United Kingdom Dan Ticktum

Onde assistir a Fórmula E no Brasil

Assim como na temporada passada, o Mundial de carros elétricos promete ter ampla cobertura no Brasil com a manutenção dos dois canais responsáveis pelos direitos de transmissão. A Cultura segue com a categoria na TV aberta enquanto o SporTV será o responsável na TV fechada.

Na Cultura, a narração será de Marco de Vargas com comentários de Fábio Seixas. O canal paulista, ligado à Fundação Padre Anchieta, não confirmou se manterá a transmissão dos treinos livres da categoria em seu site como fez na temporada passada. Caso isso não seja feito, a categoria libera o sinal em seu canal oficial no YouTube, com narração em inglês.

Nyck de Vries e Robin Frijns

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Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

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