Mir espera mostrar que céticos “estão errados” em primeiro ano
Espanhol diz que pretende passar rapidamente por fase de aprendizado no mundial e seguir bem na MotoGP
Joan Mir encara sua primeira temporada na MotoGP com a intenção de mostrar que aqueles que já descartam boas temporadas dos novatos devido à falta de experiência estão errados.
Mir, que aos 21 anos se torna o segundo piloto mais jovem do grid após Fabio Quartararo, quer validar a tese de que um piloto não tem que ser campeão na Moto2 antes de ir para a MotoGP.
"O objetivo é aprender e melhorar corrida a corrida. Quero me apresentar em um bom nível no Catar (primeiro GP), me adaptar à categoria e à moto, e de lá crescer e reduzir a distância com os pilotos à frente ", diz Mir, cujo protótipo foi apresentado neste último domingo.
Para o campeão mundial de Moto3 de 2017, que em 2018 conseguiu quatro pódios na Moto2 com a Kalex, a pressão para iniciar sua estreia na categoria principal não é um fardo, mas sim uma dinâmica que deve permitir que você ofereça sua melhor versão.
"A teoria que diz 'rookies' não têm pressão não é necessariamente verdade. Sempre há pressão, há sempre algo que deixa você nervoso, mas também é verdade que nem toda pressão é ruim: há uma parte dela que ajuda você a melhorar dia a dia, há algo em seu estômago que o estimula a melhorar a si mesmo ", aprofunda o espanhol.
"Mas sim, digamos que o fato de ser novato me mantém fora de foco porque ninguém espera grandes coisas de um piloto sem experiência. É aí que temos que mostrar que as pessoas estão erradas."
O piloto da moto 36 passou o inverno se preparando fisicamente para o desafio que se apresenta em 2019, e fez isso especialmente na neve.
"Eu ganhei um quilo de músculo, mas ainda preciso ganhar outro, embora eu esteja fazendo isso passo a passo. Passei a maior parte do tempo esquiando", falou Mir.
"Ser um novato não te assusta, mas obviamente você pensa muito sobre como você vai se adaptar à moto. Em cada categoria, o que faz a diferença é a velocidade com que você se adapta, tanto para a moto quanto para os pneus. Temos que analisar como os outros para chegar mais perto deles."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.