MotoGP Sepang Official Testing

MotoGP: Aprilia e Michelin discordam sobre causa do acidente de Martín em Sepang

Acidente deve forçar o atual campeão da categoria rainha a ficar de fora do restante dos testes pré-temporada

Jorge Martin, Equipe Aprilia Racing

A Aprilia indicou indiretamente que a Michelin teria relação direta com o acidente grave de Jorge Martín no primeiro dia de teste da MotoGP em Sepang. No entanto, a fornecedora de pneus não concorda com a posição da equipe.

Martín caiu na Curva 2, batendo a cabeça no chão com força, mas as fraturas mais sérias foram na mão direita e pé esquerdo. O piloto precisou voltar direto para a Espanha, onde passará por cirurgia e ainda não se sabe quando ele retornará.

Leia também:

A Aprilia afirmou que a sua análise inicial descartou problemas mecânicos e erros do piloto, afirmando que a queda "aparentemente [aconteceu] sem motivo".

No entanto, curiosamente, também solicitou respostas da Michelin sobre a idade dos pneus que Martín usava.

"A única coisa que pedi à Michelin foi a história do composto [traseiro]. Não gostaria de saber que esteve guardado durante 11 meses", disse Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, sugerindo que o pneu [médio] que Martín usava quando caiu poderia explicar a queda.

Se Rivola não quis ser mais explícito ao atribuir a culpa, foi provavelmente porque conhece o poder político que a Michelin tem no MotoGP. Antes do início da temporada passada, todas as equipes receberam uma carta da IRTA com uma série de recomendações em caso de pneu com defeito.

Jorge Martin, Aprilia Racing

Jorge Martin, Aprilia Racing

Photo by: Aprilia Racing

Nesse caso, a Michelin não teve problema em reconhecer que o pneu traseiro utilizado no momento do acidente era de fato fabricado em 2024, como também traçou o percurso que percorreu até ser instalado na moto.

"A borracha foi produzida em Clermont Ferrand (França) pouco antes do GP da Holanda do ano passado (30 de junho). Foi levado para Assen, mas não foi usado lá. Foi guardado e trazido aqui para teste", disse Piero Taramasso, gerente de corridas da Michelin.

"Todo esse tempo ele esteve em um recipiente com temperatura controlada. As evidências não indicam que houve algum problema. Talvez tenha sido a temperatura, que estava abaixo do normal, que influenciou o fato do pneu ainda estar frio".

"O Jorge é um daqueles pilotos que, se tivesse notado algo estranho, teria imediatamente pedido a troca de pneus, mas seguiu em frente e fez 13 voltas".

A recuperação de Martín

Depois de passar a noite em observação num hospital perto de Sepang, Martín está agora a caminho da Europa, onde será submetido a uma cirurgia à fratura do dedo mínimo da mão direita nas próximas horas.

As três fraturas que ele também sofreu no terceiro, quarto e quinto metatarso do pé esquerdo serão tratadas com um tratamento de recuperação mais conservador.

Assim que sair da primeira cirurgia, será operado pelo Dr. Xavier Mir em Barcelona, ​​antes de ser feita uma estimativa mais clara de quanto tempo ficará fora de ação.

Dadas as lesões, é improvável que ele volte à pista pelo menos até a primeira corrida da temporada, marcada para 1 e 2 de março, em Buriram.

Jorge Martin, Aprilia Racing Team

Jorge Martin, Aprilia Racing Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Se o piloto não conseguir voltar para os testes pré-temporada, ele começará o ano com apenas 90 voltas na Aprilia, 77 que foram completadas em Barcelona, dois dias depois de vencer a temporada de 2024 da MotoGP.

Parece muito cedo para Martín poder participar no teste de Buriram, nos dias 12 e 13 de fevereiro, enquanto a sua presença em Bangkook para o evento de lançamento da temporada também está em dúvida.

Martín sofreu duas quedas no início dos testes de Sepang na quarta-feira. Ele caiu ambas as vezes na mesma moto e com a mesma especificação de pneus.

Depois de uma primeira passagem de quatro voltas com a moto com a qual terminou o teste de Barcelona, ​​ele mudou para uma versão mais evoluída da RS-GP e caiu duas vezes.

Ele fez três voltas seguidas e caiu na Curva 1. Depois de pegar a Aprilia do chão, voltou para a garagem e partiu novamente. Ele completou uma volta rápida e na curva 2 da segunda volta sofreu o acidente que o levou direto ao hospital.

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Oriol Puigdemont
MotoGP
Jorge Martin
Aprilia Racing Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia tem esperança de que Martín estará de volta na Tailândia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros