Relato de classificação
MotoGP GP de Aragón

MotoGP: Márquez conquista pole position de Aragón com folgas

Marc Márquez dominou todas as sessões de treinos livres e conquistou a pole position de maneira inquestionável, dando espaço para quebrar seca de vitórias

Marc Marquez, Gresini Racing

Nas condições mais complicadas da pista, que estava muito suja devido à chuva que caiu em Alcañiz durante a noite, Marc Márquez conseguiu com folgas superar os seus rivais no treino classificatório do GP de Aragón da MotoGP.

A margem de mais de oito décimos de segundo que separou o piloto da Gresini de seu rival mais próximo é um reflexo do abismo entre o multicampeão catalão e o resto da equipe.

Leia também:

Esta é a segunda pole de Márquez na temporada, depois da que conquistou em Jerez, mas a primeira em uma pista seca desde a que conquistou no Japão em 2019, ano em que comemorou seu último título, vestindo o macacão da Honda. Fora isso, é a 66ª em sua folha de registros na categoria de motos pesadas, 94ª em todas as classes.

Na primeira fila, em uma dimensão diferente, estará Pedro Acosta, na melhor sessão de qualificação do espanhol na MotoGP. Pecco Bagnaia salvou o dia e largará em terceiro, fechando a primeira fila. Jorge Martín largará em quarto, apesar do acidente sofrido em sua primeira tentativa de volta rápida, que jogou pressão sobre o piloto.

O vice-campeão será acompanhado na segunda fila por Alex Márquez (quinto) e Franco Morbidelli, com Brad Binder (sétimo), Miguel Oliveira (oitavo) e Raúl Fernández (nono) na terceira fila. Johann Zarco, em décimo, foi a melhor qualificação de um piloto Honda nesta temporada, enquanto Aleix Espargaró (décimo primeiro) e Maverick Viñales (décimo segundo) foram as surpresas da Aprilia.

Bastianini empata no Q1

Na Q1, as KTMs de Brad Binder e Pedro Acosta se classificaram para a Q2. O espanhol foi o primeiro a estabelecer uma volta rápida, mas foi ultrapassado por Jack Miller, que respondeu, agora com o segundo pneu, para colocar o espanhol de volta na liderança na parte final da sessão.

Enea Bastianini, vencedor de Aragón há dois anos, não está tendo um bom fim de semana, mas uma volta de 1:48.542s o colocou em segundo lugar com um passaporte momentâneo para a classificação, uma ilusão que durou apenas alguns segundos, já que Brad Binder, com o cronômetro zerado, marcou 1:47.958s para terminar em primeiro e passar para a Q2, levando o novato Acosta com ele.

Pela primeira vez nesta temporada, Bastianini não estará na Q2 e será forçado a largar em 14º no grid, depois que Marco Bezzecchi também melhorou seu tempo para terceiro, de modo que ambos largarão na quinta fila e com poucas chances de lutar por lugares no pódio.

Q2 da MotoGP para o GP de Aragão de 2024:

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 7

1'46.766

  171.223  
2 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 7

+0.840

1'47.606

0.840 169.886  
3 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 7

+0.842

1'47.608

0.002 169.883  
4 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 5

+0.876

1'47.642

0.034 169.829  
5 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 7

+1.041

1'47.807

0.165 169.569  
6 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 7

+1.348

1'48.114

0.307 169.088  
7 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 5

+1.726

1'48.492

0.378 168.499  
8 Portugal M. Oliveira Trackhouse Racing Team 88 Aprilia 7

+1.784

1'48.550

0.058 168.409  
9 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 8

+2.157

1'48.923

0.373 167.832  
10 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 7

+2.314

1'49.080

0.157 167.590  
11 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 7

+2.941

1'49.707

0.627 166.632  
12 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 7

+3.760

1'50.526

0.819 165.398  

Q1 do GP de Aragão 2024 da MotoGP:

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 7

1'47.958

  169.332  
2 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 7

+0.060

1'48.018

0.060 169.238  
3 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 7

+0.128

1'48.086

0.068 169.131  
4 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 7

+0.584

1'48.542

0.456 168.421  
5 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 7

+0.691

1'48.649

0.107 168.255  
6 Italy F. Di Giannantonio Team VR46 49 Ducati 8

+0.729

1'48.687

0.038 168.196  
7 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 8

+0.817

1'48.775

0.088 168.060  
8 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 7

+1.123

1'49.081

0.306 167.589  
9 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 7

+1.280

1'49.238

0.157 167.348  
10 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 7

+1.844

1'49.802

0.564 166.488  
11 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 7

+1.914

1'49.872

0.070 166.382  
12 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 7

+2.162

1'50.120

0.248 166.007  

MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Márquez é o mais rápido do TL2 do GP de Aragón
Próximo artigo MotoGP: Márquez 'passeia' em Aragón e vence sprint após cravar a pole

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil