ANÁLISE F1: Entenda como ida de nº2 para AlphaTauri só aumenta dor de cabeça da Ferrari
A reformulação da gestão no final de temporada na AlphaTauri, com o chefe da equipe Franz Tost sendo substituído por Laurent Mekies, marca o início de um novo capítulo na equipe italiana de Fórmula 1
Com a equipe mais famosa da Itália já enfrentando o desafio de virar a chave do SF-23 para levar a briga com a Red Bull, a saída de Mekies é mais um problema a ser resolvido. Além disso, a Ferrari já perdeu o experiente engenheiro David Sanchez para a McLaren no início deste ano, a saída de Mekies significa que Vasseur perdeu outra figura importante na operação da Fórmula 1 da equipe.
Duas saídas de alto nível, mesmo que não tenham relação alguma, dão a impressão de uma equipe que está em uma espiral descendente – o completo oposto de equipes como a Aston Martin, que estão ganhando impulso e recrutando pessoal para se fortalecer.
Apenas algumas semanas atrás, quando surgiram os rumores sobre a saída de Mekies, Vasseur foi enfático ao ver o francês como um braço direito chave para o futuro. Na verdade, ele talvez pudesse ser considerado um sucessor de longo prazo.
Questionado sobre as especulações sobre o futuro de Mekies e possíveis novas saídas em meio a conversas sobre funcionários infelizes, Vasseur respondeu: “Ter pessoas infelizes são duas coisas diferentes. Eu acho que é normal ficar infeliz quando você não obtém os resultados que espera, e eu estou infeliz.
"Mas o mais importante é trabalhar em grupo, trabalhar em equipe e tentar tirar o melhor disso e fazer melhorias. Sair da empresa. É outra história. Se você quer falar sobre Laurent, não sei o que aconteceu no passado com Laurent, mas conheço Laurent há 25 anos, algo assim, quando ele estava na escola. Confio nele, temos uma colaboração muito boa juntos e ele será um dos pilares do futuro da equipe".
Franz Tost, Team Principal, Scuderia AlphaTauri
Photo by: Red Bull Content Pool
Não há como esconder que a saída de Mekies seja uma má notícia para Maranello, mas também seria errado vê-la como um golpe mortal para a equipe e um sinal de que a equipe está indo apenas em uma direção agora - para baixo.
Embora ninguém na equipe negue que a saída de Mekies não é boa, ligá-la muito de perto à saída de Sanchez talvez seja demais. De fato, especialistas sugeriram que a saída de Sanchez quase não produziu ondulações dentro da equipe.
Como alguém próximo ao chefe de equipe anterior, Mattia Binotto, e tendo ajudado a liderar a direção de design de um carro que ainda não se igualava à Red Bull, sua situação era vista de maneira muito diferente da de Mekies.
Agora, porém, será o verdadeiro teste das qualidades de Vasseur como chefe de equipe para provar que a saída de Mekies é um pontinho do que o início de um êxodo. Vasseur foi recrutado pela Ferrari por causa de sua reputação de ser um líder corajoso, e são essas qualidades que ele terá que recorrer muito nas próximas semanas para resolver os problemas.
Vai ser crítico para ele fortalecer as coisas dentro da fábrica de Maranello e usar as habilidades de liderança que ele usou bem na F1 antes para fazer com que todos apontem na direção certa.
Aqueles que conhecem bem Vasseur insistem que ele não está perdendo a fé nas coisas. Em vez disso, eles dizem que ele está animado para a tarefa e tem os meios de cavar fundo e tomar as medidas necessárias para juntar as coisas.
Crítico para tudo, é claro, será o desempenho na pista. Se houver alguns sinais de progresso para Charles Leclerc e Carlos Sainz, esse será o maior fator para virar o jogo na equipe.
O SF-23 esteve perto da Red Bull na classificação, e houve algum encorajamento em termos de ritmo de corrida mostrado pela Ferrari no Grande Prêmio da Austrália.
Agora, embora o cavalo rampante realmente precise dar aquele salto extra para mostrar que o progresso está chegando e que a fé de Vasseur em todo o conceito do carro é justificada.
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