Últimas notícias

ANÁLISE: McLaren terá o carro mais diferente da F1 em 2021

Apesar do regulamento congelado, a troca para os motores Mercedes forçou a McLaren a produzir "essencialmente um novo carro"

The McLaren MCL32 awaits its launch under covers

Quando a McLaren revelar o seu MCL35M no evento que será realizado na tarde desta segunda (15) em sua fábrica de Woking, conheceremos oficialmente aquele que deve ser o carro mais diferente da temporada 2021 da Fórmula 1. Veja mais no vídeo abaixo:

Enquanto as equipes foram forçadas a manter seu chassi da temporada passada para essa, como parte das medidas de corte de gastos em resposta à pandemia da Covid-19, limitando as possibilidades de mudanças, a McLaren vive uma história diferente. A equipe optou por manter a troca dos motores Renault pelos Mercedes, forçando-a a fazer muitas alterações em seu carro.

Leia também:

Com o pacote da unidade de potência sendo um componente fundamental do design atual dos carros da F1, e as montadoras tendo abordagens únicas para seus conceitos de motores, a McLaren foi forçada a fazer mudanças significativas.

Isso ficou ainda mais claro no mês passado, quando a equipe falou sobre o foco do trabalho ao longo das férias.

"Enquanto as outras equipes estão mantendo boa parte dos carros do ano passado para este, nossa mudança para os motores Mercedes significa que esse não é o caso para nós", disse o diretor de produção da McLaren Piers Thynne.

"Isso forçou a diversas mudanças e, essencialmente, estamos fazendo um carro novo. O número de novas partes do MCL35M é quase o mesmo que tivemos com o MCL35".

Mas enquanto as extensas mudanças ao chassi, armazenamento da caixa de câmbio, layout do sistema de resfriamento e parte elétrica foram forçadas pela mudança para a Mercedes, a McLaren não ficou imune às outras mudanças no regulamento que todas as equipes precisam cumprir para 2021.

O principal desafio jogado para todos é a mudança de aerodinâmica introduzida pela FIA para reduzir o downforce, ajudando a reduzir o stress que os pneus passam atualmente. As mudanças no assoalho e na traseira do carro devem ter um impacto maior na performance do carro do que o esperado e pode ser um ponto fundamental no começo do ano.

Para a McLaren, isso vem em meio a um objetivo de melhorar a performance do MCL35M em algumas áreas importantes, buscando manter sua posição como terceira colocada no Mundial de Construtores.

Enquanto o carro era rápido em curvas de alta e na frenagem, haviam algumas fraquezas, que a equipe espera resolver.

O diretor técnico James Key falou disso: "Em termos de fraquezas, precisamos melhorar nossa performance em baixa velocidade. Não era tão fraco quanto em 2019, mas precisamos tentar melhorar isso, além do balanço e consistência, algo que notamos em alguns tipos de curvas de baixa".

"Então, sob algumas condições, o carro não ia tão bem quanto gostaríamos. Víamos isso em algumas condições climáticas ou de aderência, algo que era possível ver na telemetria".

O evento de lançamento do MCL35M, carro de 2021 da McLaren, está marcado para às 16h, e você poderá acompanhar ao vivo aqui pelo Motorsport.com.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

F1 na BAND - BARRICHELLO e cia: quem são os NOMES sondados para completar a equipe de transmissão

PODCAST #088 - F1 na Band e o 'fico' de Hamilton: o que esperar de 2021?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes afirma que enfrenta "alguns problemas" com motor de 2021
Próximo artigo Alonso recebe alta do hospital após acidente e inicia recuperação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil