Análise técnica: novidades da McLaren para a temporada 2020 da F1
Mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola destrinha os trunfos da equipe britânica
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A McLaren deu um passo importante em sua recuperação na Fórmula 1 na última temporada em 2019, mas sabe que vai ter um grande desafio para repetir sua marca de melhor do resto neste ano.
A equipe está se esforçando para entregar exatamente o necessário para isso. Não à toa, testou um arranjo de asa dianteira revisado. Em relação ao ano passado, apresenta várias diferenças importantes.
Leia também:
A maior é no design da placa, com perfil achatado (seta azul) e uma seção na borda externa (seta vermelha). O design do ano passado é mostrado no círculo inserido como uma comparação, como se vê na foto acima.
Essa alteração na forma da placa cria um novo gradiente de pressão pelo novo perfil labial na borda, que puxa o ar para dentro e ajuda a direcionar o fluxo ao redor do pneu dianteiro, aperfeiçoando a aerodinâmica.
Para tirar melhor proveito dessas alterações, novas otimizações foram realizadas, agora com uma curvatura mais rasa na seção externa (seta preta), enquanto a aba superior é uma superfície contínua, em vez de bifurcada, como era antes (seta verde).
Isso significa que qualquer alteração no ângulo terá um impacto em toda a superfície, e não apenas na seção interna, tendo grande influência no desempenho aerodinâmico do novo carro do time de Woking.
McLaren MCL35 diffuser detail
Photo by: Giorgio Piola
As mudanças também foram claras na parte traseira do carro durante a segunda semana de testes de pré-temporada em Barcelona, quando a equipe instalou no MCL35 um novo assoalho e outro difusor.
A mudança mais aparente na parte traseira do difusor ocorre na seção externa da montagem, pois a equipe inglesa agora tem uma peça mais íngreme e com mais curvas no Gurney.
Mais importante: essas alterações aproveitam as maiores dimensões internas do próprio difusor, pois a equipe aumentou a altura da transição do assoalho, na tentativa de melhorar o desempenho do carro.
GALERIA: Relembre todos os carros da McLaren na F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE: Novo carro da Ferrari trouxe elemento nunca visto antes na F1; entenda
Conheça a evolução do bargeboard e entenda porque a F1 se livrou dele para 2022
ANÁLISE: Conheça, em detalhes, a evolução dos volantes da F1, dos anos 1980 até os dias atuais
F1 - Piastri: Apesar de ter melhorado, ainda não "dominou" gestão de pneus
F1 - Piastri: Melhorar performance na classificação é meu grande foco para 2025
ANÁLISE F1: Como inovações da asa traseira mudaram o jogo para McLaren em 2024
Últimas notícias
F1: Como será o volante que Hamilton usará na Ferrari
F1: Como está o trabalho da Aston Martin com a Honda
F1: Lawson é sincero e defende que "será difícil substituir Pérez"
F1 - Piastri: Apesar de ter melhorado, ainda não "dominou" gestão de pneus
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.