Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Domínio da Mercedes, ordens de equipe da Ferrari: O que está em jogo no GP do Azerbaijão da F1

Depois de três dobradinhas consecutivas, escuderia alemã tem mais uma chance de consolidar a superioridade; Já os italianos precisam de uma retomada no campeonato, e as ordens de equipe não vêm ajudando. Essas e outras questões agitarão a etapa de Baku da Fórmula 1

View of Baku

Quarta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, o GP do Azerbaijão dá início ao período europeu do calendário, em que o campeonato começa a se desenhar no topo da tabela. Por isso, a corrida de Baku ganha ainda mais importância, até pelo amplo domínio exercido pela Mercedes até aqui. Depois de três dobradinhas, a equipe alemã chega à prova como favorita e tenta consolidar sua superioridade. Já a Ferrari precisa reagir, conforme admitiu o tetracampeão Sebastian Vettel. Muito atrás da rival na tabela, a escuderia italiana tem de deixar os jogos de equipe de lado e focar no combo confiabilidade/velocidade. Enquanto isso, a Red Bull corre por fora e terá uma prova de fogo para o motor Honda, que chega com novidades para um circuito com grandes retas. Essas e outras questões serão chave neste fim de semana. Confira abaixo:

Leia também:


Domínio da Mercedes

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Photo by: Steve Etherington / LAT Images

Após ficar um pouco aquém da Ferrari nos testes de pré-temporada, em Barcelona, a Mercedes chegou com tudo para as primeiras etapas do campeonato. Depois da ampla superioridade na Austrália, em que Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton, o pentacampeão retomou o protagonismo da equipe nas corridas seguintes. Contou com a sorte no Bahrein, única prova em que o time de Maranello teve ritmo melhor com Charles Leclerc, que teve problemas. Na China, porém, o que se viu foi domínio total da escuderia germânica, com Hamilton à frente. A Mercedes tem o carro mais equilibrado do grid, o que deve dar tranquilidade numa pista em que é preciso velocidade, mas também um bom acerto aerodinâmico. O prognóstico é mais do que positivo, ainda mais com a grande pressão sobre os rivais italianos.

Evolução da Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari SF90 and Charles Leclerc, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90 and Charles Leclerc, Ferrari SF90

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

Antes mesmo da quarta corrida da temporada, o time de Maranello já tem o sinal de alerta mais do que ligado. Não bastasse a grande diferença para a Mercedes na ponta da tabela, a Ferrari ainda tem problemas a resolver no seu carro e precisa melhorar a gestão interna da equipe. Para o SF90, atualizações já foram anunciadas. Fiquemos de olho nas novidades, que têm o desafio de melhorar a confiabilidade e o equilíbrio do novo monoposto. O possante é muito rápido nas retas - o que é bom para o Azerbaijão -, mas precisa evoluir nas curvas, em que a Mercedes é superior. Tão importante quanto isso, porém, é a estratégia nas corridas. A escuderia tem de parar de tentar privilegiar Vettel de forma tão prematura. Precisa focar em colocar seus dois carros no topo, independentemente da ordem. E tolher Leclerc com jogos de equipe só tem piorado a situação, já que Vettel não está justificando seus privilégios e o monegasco tem sido prejudicado na pontuação.

Escalada da Red Bull

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

Quem se beneficia dos problemas da Ferrari é a Red Bull, que tem em Max Verstappen a sua principal esperança no campeonato deste ano. Ele foi ao pódio na Austrália e tem sido bastante consistente, o que o coloca imediatamente atrás da dupla da Mercedes na classificação de pilotos. Compensando o mau desempenho do companheiro Pierre Gasly, o holandês terá atualizações na unidade de potência da Honda para Baku. A pista representa um grande desafio para o motor japonês, que já evoluiu bastante para 2019, mas ainda não está no nível de Mercedes e Ferrari. As grandes retas do Azerbaijão serão uma prova de fogo, já que a Red Bull tem ficado atrás nos speed traps nesta temporada. Por outro lado, o miolo do circuito de rua pode beneficiar a escuderia austríaca na caça à Ferrari, já que o RB15 é melhor que seu concorrente italiano nas curvas.

Problemas de pneus da Haas

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, makes a stop

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, makes a stop

Photo by: Steven Tee / LAT Images

Depois de animar na briga pelo pelotão intermediário com o sexto lugar de Kevin Magnussen no GP da Austrália, a Haas tem sofrido para dar sequencia à boa abertura da temporada, apesar da velocidade de seu novo carro para 2019. Com visual rejuvenescido, o VF-19 foi bem na pré-temporada, mas apresentou um problema complicado nas últimas etapas. Trata-se do aquecimento de pneus, fundamental para o bom rendimento em qualquer pista. No Azerbaijão, ainda mais. Explica-se: o circuito de Baku alterna grandes retas com curvas muito fechadas, de modo que é necessário achar um equilíbrio na temperatura dos compostos para ter aderência nos diversos setores do traçado. O chefe da Haas, porém, não está muito otimista com essa questão para a prova deste fim de semana. A ver se a sorte sorri para a escuderia norte-americana.

Briga tecnológica na aerodinâmica

Mercedes W10 front wing, Chinese GP

Mercedes W10 front wing, Chinese GP

Photo by: Giorgio Piola

A cada etapa da Fórmula 1, as equipes duelam entre si pelas melhores inovações tecnológicas em busca de rendimento para seus carros. O ápice dessa batalha recai sobre aerodinâmica, tão sensível nos últimos tempos da categoria. Na atual temporada, o principal ponto de discussão vem sendo a asa dianteira. De corrida em corrida, as escuderias trazem atualizações para a peça, vital no equilíbrio aerodinâmico dos monopostos. A mais comentada recentemente foi a novidade apresentada pela Mercedes em Xangai, como mostra o mago do desenho técnico Giorgio Piola. O time germânico teve que adaptar seu design original às regras da FIA, mas aparentemente o resultado foi positivo. Em Baku, cujo circuito reúne características de baixa e de alta, o spoiler frontal pode ser decisivo, ainda mais considerando o aquecimento de pneus, que é impactado pelo fluxo de ar desviado pela asa. Será que alguém consegue superar a Mercedes nesse quesito?

Artigo anterior Kubica: Lowe não é o único responsável por crise na Williams
Próximo artigo Giovinazzi tomará punição no grid de largada do GP do Azerbaijão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros