Ex-presidente da Ferrari revela por que preferiu Alonso a Vettel
Luca di Montezemolo ponderou que ainda considerava o piloto alemão imaturo em 2008

Ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo revelou por que a equipe preferiu Fernando Alonso a Sebastian Vettel como sua opção principal de piloto na Fórmula 1 no fim dos anos 2000, quando o germânico ainda estava na Toro Rosso. Ao optar pelo espanhol, o dirigente ignorou a recomendação do alemão Michael Schumacher, que ganhou cinco títulos pela escuderia no começo do milênio. É o que o ex-mandatário explicou em entrevista à Sky Sport.
"Schumacher tentou de todas as formas nos convencer a contratar Vettel antes de ele dar o salto da Toro Rosso para a Red Bull, mas na época ainda o víamos como imaturo e preferimos Alonso", recorda o ex-presidente da Ferrari. Vettel subiu para a Red Bull em 2009.
Leia também:
"Excluindo certos aspectos de seu personagem, Fernando teve grandes vitórias conosco e perdeu dois títulos na última corrida", elogiou o dirigente italiano, que comandou a marca vermelha por mais de 20 anos.
Montezemolo também falou sobre a fase recente de Vettel. "Ele sente muita pressão, precisa ser apoiado, mas ainda é muito forte. Certamente, cometeu alguns erros, mas essas falhas também se devem à necessidade de correr riscos", comentou.
O ex-mandatário da Ferrari ainda analisou a ascensão de Charles Leclerc, companheiro monegasco de Vettel: "Leclerc é muito forte, mas espero que não exagere. Já na Alfa Romeo, vimos que ele era muito rápido e cometia poucos erros".
"Agora devemos nos perguntar se ele pode conviver com Vettel. É um assunto delicado. É necessário falar claramente com os pilotos e explicar que eles estão correndo não por si mesmos, mas pela Ferrari", ressaltou Montezemolo.
"A Ferrari tem quase tudo para lutar de forma contínua e espero que vença novamente. Já faz muito tempo desde que os últimos títulos foram conquistados, mas também faz muito tempo que não chegamos à última corrida com condições de sermos campeões", ponderou.
"Não quero rever imagens de um campeonato já decidido a quatro corridas do final, como nos últimos anos", completou o ex-presidente da Ferrari, fazendo menção ao domínio de Lewis Hamilton e Mercedes nas temporadas recentes.
GALERIA: Relembre todos os carros da Scuderia Ferrari na história da F1











































































POLÊMICA: O acordo 'secreto' da Ferrari que chocou os rivais na F1
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores de automobilismo na TV brasileira?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1: Sainz lamenta má fase, mas está confiante de que "bons momentos virão"

F1 - Russell: Ferrari virá "com fome" em 2022 após dois anos difíceis

F1: Gasly elogia "desafiadora" Jeddah, mas teme baixa aderência


F1: Alonso lamenta morte de fisioterapeuta de longa data

Quais são os pilotos mais ricos da história da F1?

F1: Alonso não espera que Newey, focado na próxima temporada, "conserte" carro da Aston Martin de 2025


WEC: Ferrari faz dobradinha nas 6 Horas de Spa

F1: Como decepcionante SF-25 mostra à Ferrari o que não fazer em 2026

F1: Ferrari terá "pequenas atualizações"em Ímola e Mônaco, mira desenvolver carro até julho
Últimas notícias

F1 - Domínio da Alfa Romeo, animais na pista e Moss barrado: veja sete curiosidades do primeiro GP, que completa 75 anos

F1 75 anos: As 10 inovações tecnológicas que foram proibidas na categoria

MotoGP: Nova categoria exclusiva da Harley-Davidson apresenta Road Glide de competição

Interlagos 85 anos: relembre pilotos brasileiros que foram ao pódio da F1 no icônico autódromo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.