Últimas notícias

F1: Bortoleto depende de liberação da McLaren para assinar com Audi

Piloto brasileiro é piloto júnior do time de Woking e precisa que as duas equipes entrem em acordo entre empréstimo ou fim de contrato

Race winner Gabriel Bortoleto of Brazil and Invicta Racing (10) celebrates on the podium

A temporada de 2025 da Fórmula 1 é uma das mais esperadas atualmente, isso porque haverá a chegada de diversos novatos ao grid. Andrea Kimi Antonelli e Jack Doohan são os únicos que ainda não correram um GP na categoria mãe, mas Oliver Bearman chega para disputar uma temporada completa. Enquanto isso, na Red Bull, Liam Lawson e Isack Hadjar também aguardam o seu assento.

Leia também:

Entretanto, ainda há uma vaga que gera muita discussão no paddock: o assento na Audi. Mesmo sem nenhuma confirmação oficial da equipe, já se sabe que os principais nomes cogitados são o de Valtteri Bottas e Gabriel Bortoleto.

Após contratar Nico Hulkenberg, a Audi entrou em contato com diversos pilotos que estavam disponíveis, inclusive Carlos Sainz, mas recebeu uma série de "não, obrigado". Agora, os alemães se viram para o finlandês, que não está tendo uma boa temporada, e Bortoleto, que está impressionando na Fórmula 2.

Mattia Binotto, que assumiu o comando da Audi, ainda não tomou uma decisão final sobre o futuro da equipe, mas não esconde que o brasileiro está muito bem posicionado na lista de possibilidades para 2025. Porém, ele ainda não sabe qual abordagem irá tomar.

Valtteri Bottas, Stake F1 Team KICK Sauber, tratta il rinnovo del contratto

Valtteri Bottas, piloto da equipe de F1 KICK Sauber, negocia a renovação do contrato

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Por um lado, a equipe pode se concentrar em Bottas, que é experiente e pode trazer a possibilidade de conquistar boas posições, no entanto, pode ser ideal pensar na possibilidade de ter 'sangue novo' no time com Bortoleto. O brasileiro não teria nenhuma desvantagem e enfrentaria pouca pressão para entregar resultados.

Investir em um novo nome pode ser uma boa decisão para a Audi, isso porque não enfrentaria grandes problemas caso não dê certo. E é nesse ponto que Gabriel Bortoleto se destaca.

O brasileiro completará 20 anos no próximo dia 14 de outubro. Nas últimas duas temporadas, Bortoleto teve conquistas importantes e significativas que chamaram a atenção dos grandes nomes da F1. Gabriel venceu a F3 em 2023, como estreante e abriu portas para assinar com a McLaren para ingressar no programa júnior.

Agora, na F2, Bortoleto segue tendo resultados positivos e convincentes, que o coloca em bons lençóis com os chefões da F1. No momento, ele está dez pontos atrás do líder Hadjar e conquistou a vitória na última etapa após largar da última colocação.

Caso o brasileiro consiga fazer a transferência direta para a F1, se juntará a pequena lista de pilotos atuais, Oscar Piastri, George Russell e Charles Leclerc, que fizeram o mesmo. Os rumores envolvendo o brasileiro aumentaram ainda mais durante o GP de Monza, quando foi visto tendo conversas com Binotto no grid.

Desta maneira, no primeiro encontro com a mídia desde que ingressou no cargo, Mattia não deixou de fora o nome do brasileiro e suas chances na Audi.

"Devo dizer que esse meu novo capítulo profissional está em andamento há apenas algumas semanas. Mas [com relação à escolha do piloto] temos que considerar se vamos nos concentrar na experiência ou em outra coisa. Nosso projeto é de longo prazo, então a questão é o que é melhor para nós, considerando o objetivo final".

Gernot Dollner, CEO Audi, e Mattia Binotto, capo del programma F1

Gernot Dollner, CEO da Audi, e Mattia Binotto, chefe do programa de F1

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

"Precisamos de experiência no curto prazo e depois passar para outra coisa? Hoje, não acho que estejamos em posição de responder a essa pergunta. Estamos ouvindo todos os possíveis candidatos e pesando os prós e os contras, mas queremos decidir o mais rápido possível".

Binotto também lembrou que o time considera Theo Pourchaire, que atua como piloto reserva da Sauber. Entretanto, os bons resultados de Bortoleto o colocam como uma das opções mais fortes para assumir a vaga.

Entretanto, se a Audi apostar no brasileiro, precisará entrar em acordo com a McLaren também. Há duas possibilidades para as equipes concordarem: ou Bortoleto termina seu contrato com o time de Woking, ou manterá o relacionamento e correrá para Sauber como piloto emprestado.

Caso a segunda opção seja escolhida, Gabriel ainda poderia ser convocado pelos papaias no futuro. Agora, é esperado que a decisão seja tomada nas próximas semanas e divulgada logo na sequência.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

DUDU PAPO RETO: ORDENS na McLAREN, Bortoleto-Audi, AFETO de Verstappen, DECEPÇÃO rumo à F1 e RUBINHO

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Como Piastri já está mostrando sinais de ser um grande nome
Próximo artigo F1: Salário de Newey chega a R$220 milhões por ano com Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil