Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

F1: Chefão da Red Bull descarta retorno de Vergne, Buemi e cia

Apesar de precedentes na Toro Rosso, Helmut Marko negou volta dos campeões da Fórmula E

Race winner Jean-Eric Vergne, DS TECHEETAH congratulates Sébastien Buemi, Nissan e.Dams, 3rd position, on the podium

De acordo com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a equipe não considera promover o retorno de alguns ex-pilotos de seu programa na Fórmula 1, como o francês Jean-Éric Vergne e o suíço Sébastien Buemi, campeões da Fórmula E.

Marcada pela valorização – e cobrança – dos pilotos formados em seu programa, a Red Bull ficou marcada, em 2019, pelo rebaixamento do francês Pierre Gasly à Toro Rosso para dar lugar ao novato tailandês Alex Albon no time principal.

Leia também:

Há três anos, a falta de pilotos prontos para a F1 no programa do grupo austríaco levou à recontratação do neozelandês Brendon Hartley, que voltou inesperadamente para guiar pela Toro Rosso.

O precedente aberto com o caso do piloto fez com que Marko fosse questionado sobre Vergne, atual bicampeão da F-E, e Buemi, vencedor da segunda temporada na categoria de monopostos elétricos.

"O tópico está encerrado. Eles fizeram carreiras em outras direções e outras categorias. Se um Jean-Éric Vergne vence a Fórmula E, é algo completamente diferente dos requisitos que temos na Fórmula 1”, disse o dirigente ao Motorsport.com.

"Porque na F1 ele seria mais ou menos um novato. Levaria uma temporada inteira para se acostumar com as especialidades de um pneu Pirelli. Então, só por esse motivo, tudo fica no passado”, explicou o austríaco.

"Mas quando você olha em volta, muitos dos nossos juniores são bem-sucedidos. Eles ganham um bom dinheiro e transformaram seu hobby em uma profissão. Isso é ótimo”, celebrou o consultor da Red Bull.

Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant

Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant

Photo by: Jean Petin / Motorsport Images

Apesar de negar a volta dos pilotos da F-E, Marko concordou com o retorno de dois ex-pilotos do grupo austríaco à F1. É o que ocorreu com o próprio Albon, que estava acertado com a F-E, e o russo Daniil Kvyat, que ganhou uma ‘terceira’ chance na Toro Rosso.

"Você precisa entender isso do ponto de vista filosófico. No começo, a equipe júnior era uma espécie de mecenato, porque todo mundo sabe o quão caro é o esporte a motor e [o dono da Red Bull, Dietrich] Mateschitz disse que queremos dar uma chance aos pilotos”.

"Mas, de repente, tínhamos duas equipes de Fórmula 1. E então ficou claro que apoiar alguém porque é relativamente bem-sucedido não é suficiente. Foi decidido que eles devem ter pelo menos o potencial de ganhar um GP. E é por isso que ficou mais rigoroso”.

"Não consigo entender essas críticas por financiarmos os pilotos por uma temporada ou duas. Sem esses fundos eles nunca teriam entrado na F1. E se não for bom o suficiente, existem apenas 20 [pilotos de F1], nem todos estão na F1 por causa de suas habilidades”.

"Quantas pessoas [do nosso programa] ganharam um GP? [Sebastian] Vettel, [Daniel] Ricciardo, Max [Verstappen]. Quanto a pódios, nem sei dizer quantas pessoas chegaram ao pódio”, disse Marko.

"Internamente, estamos felizes e orgulhosos, e estamos sendo copiados em grande escala. Mas nenhum dos outros programas chegou nem perto do que alcançamos", gabou-se o chefão da Red Bull na F1.

GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1

2005 - Red Bull, David Coulthard
2005 - Red Bull, Christian Klien
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2007 - Red Bull, Mark Webber
2007 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2008 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2009 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2010 - Red Bull, Mark Webber
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
2011 - Red Bull, Mark Webber
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2012 - Red Bull, Mark Webber
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
2019 - Red Bull, Max Verstappen
50

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior Barrichello: Hamilton pode até ter talento maior que de Senna e Schumi
Próximo artigo Mosley "teria cortado partes" de documentário sobre si mesmo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros