F1: Ex-Toro Rosso detona Verstappen e Marko por conduta nas últimas temporadas
"Está claro que Verstappen ainda tem muito a melhorar. Podemos ver isso claramente", afirmou ex-piloto espanhol, que detonou Helmut por causa de Sergio Pérez

Ex-piloto da Toro Rosso na Fórmula 1, o espanhol Jaime Alguersuari fez duras críticas ao holandês Max Verstappen, tetracampeão mundial, e ao consultor de automobilismo da Red Bull na categoria, Helmut Marko.
"Acho que é importante que todos sejam sempre respeitados porque, no fim das contas, estão fazendo o melhor que podem. Está claro que Verstappen ainda tem muito a melhorar. Podemos ver isso claramente", disse o ex-piloto e atual DJ ao podcast 'After Lap', lembrando da postura de Max em 2024.
Já Marko, com quem Alguersuari trabalhou durante sua passagem pela F1, foi criticado pelos comentários sobre o ex-companheiro de Verstappen, Sergio Pérez, que acabou demitido no fim do ano passado -- o mexicano é substituído pelo jovem neozelandês Liam Lawson na Red Bull em 2025.
Marko erroneamente descreveu Pérez como "sul-americano", dando a entender que as flutuações em seu desempenho poderiam estar ligadas ao local onde ele nasceu. Helmut fez uma comparação entre 'Checo' e o alemão ex-Red Bull Sebastian Vettel, além de Verstappen.

Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing, conversa com Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing
Foto: Sam Bloxham / Motorsport Images
Mais tarde, Marko pediu desculpas a Sergio, mas Alguersuari descreveu os comentários como "bárbaros". Jaime continuou dizendo o seguinte: "Todos que apoiam a F1 devem respeitar todas as pessoas".
"O que Marko disse é inaceitável. É realmente inaceitável e deveria ser banido, não deveria ser tolerado. Eu realmente acho que ele deveria ser penalizado e condenado, esse tipo de declaração prejudica a imagem da F1."
Após o comentário, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) emitiu uma advertência por escrito a Marko, lembrando-o de suas responsabilidades como figura pública, de acordo com o Código de Ética da FIA.

Jaime Alguersuari ao lado de Sergio Pérez, quando o mexicano corria pela Sauber (2011)
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GALVÃO = F1 NA BAND APÓS 2025? Globo de olho! BORTOLETO, Hamilton, NASCAR na TV e C.Fittipaldi | SAC
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #322 - Tudo sobre lançamentos dos carros de 2025 | React!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.