F1: Ferrari dá "todo crédito" a Sainz por tática da vitória envolvendo Norris
Espanhol manteve o mclarista dentro da zona de DRS propositalmente para evitar um ataque das Mercedes
A Ferrari revelou que a tática de Carlos Sainz em diminuir a velocidade deliberadamente para manter Lando Norris dentro da zona de DRS no GP de Singapura de Fórmula 1 foi inteiramente ideia do espanhol.
A brilhante vitória de Sainz em Singapura no domingo foi construída por uma pilotagem inteligente, que incluiu a garantia de que Norris estivesse dentro do alcance do DRS nos estágios finais, para que o piloto da McLaren pudesse ajudar a manter os carros da Mercedes à distância.
Em um determinado momento, depois que Norris perdeu terreno, após jogar na defensiva contra George Russell, o espanhol teve que recuar drasticamente para fazer com que a McLaren que o perseguia voltasse ao seu encalço. Seu plano funcionou perfeitamente, pois Russell não conseguiu encontrar uma maneira de ultrapassar o piloto da McLaren, antes que seu erro na última volta, ao bater no muro, o tirasse da corrida.
Embora a Ferrari tenha ajudado a gerenciar taticamente a maior parte do GP de Singapura, o que incluiu o recuo do pelotão e a tentativa de evitar o undercut usando Charles Leclerc como 'escudeiro', a escuderia italiana disse que as estratégias de DRS de Sainz no final da corrida foram suas.
"A ideia foi de Carlos", disse o chefe da Scuderia, Fred Vasseur. "Não quero dizer que seja óbvio, mas ele sabia que corria mais riscos com a Mercedes do que com Norris. Com Norris, tínhamos os mesmos pneus e quase o mesmo ritmo desde a primeira volta. Não estávamos realmente em risco, exceto se perdêssemos os pneus, então foi uma manobra inteligente de Carlos para manter Norris no DRS."
O próprio Sainz disse que não havia dúvida de que teria perdido a vitória se qualquer um dos carros da Mercedes, com pneus médios novos naquela fase da corrida, tivesse ultrapassado Norris.
"É sempre complicado porque você sempre se coloca sob pressão extra", explicou.
Conferência de imprensa com Lando Norris, McLaren Carlos Sainz, Scuderia Ferrari Lewis Hamilton, Mercedes-AMG
Foto de: Jake Grant / Motorsport Images
"Você sabe que não pode ter um travamento [de rodas] e não pode cometer um único erro ou um deslize, porque isso significaria que Lando teria uma chance de ultrapassar se ele estiver no DRS. Então, nesse momento, você decide dar a ele o DRS, esperando que isso seja suficiente para manter os Mercedes atrás."
"Houve uma volta em particular em que acho que Lando defendeu na curva 16-17, e então tive que diminuir bastante a velocidade na curva 1-2-3 para dar a ele o DRS novamente. Acho que essa manobra realmente salvou minha corrida e também o P2 de Lando porque se não fosse isso, eu também estaria fora. Se os 'Mercs' tivessem ultrapassado Lando, acho que eles poderiam ter me ultrapassado com bastante facilidade."
Encontro de verão de Sainz
A segunda vitória de Sainz na F1 veio depois de um impressionante aumento de rendimento desde a pausa de 'verão' - o que incluiu pole positions na Itália e em Singapura. Refletindo sobre o que mudou, o espanhol acredita que uma reunião com seus engenheiros em agosto foi fundamental para ajudá-los a se concentrar exatamente no que era necessário para extrair mais do SF-23.
"Em termos de compreensão do carro e da direção, acho que antes das férias de verão já havia uma sensação decente de tudo", disse ele. "Sentei com meus engenheiros durante as férias de verão e dissemos: 'tudo bem, o que podemos fazer para começar a organizar todo o fim de semana, porque claramente temos muito ritmo, estávamos fazendo algumas coisas boas, mas nunca estávamos organizando tudo'."
"Vamos ver o que podemos fazer para melhorar isso e começar a ter desempenhos consistentes na segunda metade, porque o potencial está claramente presente este ano. Zandvoort foi um fim de semana muito bom. Monza foi quase perfeito e aqui eu sinto que foi o fim de semana perfeito. Fico muito feliz e orgulhoso de saber que, quando você trabalha, analisa e também tem a velocidade que eu tive neste fim de semana, isso sempre compensa."
Lando Norris, McLaren, 2ª posição, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Frederic Vasseur, Diretor de Equipe e Gerente Geral, Scuderia Ferrari, Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 3ª posição, no pódio
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Vasseur acredita que a maneira como Sainz se adaptou ao acerto do carro nos últimos dois finais de semana foi fundamental para a melhora.
"A maior diferença é que ele está pronto desde a primeira volta do TL1", disse ele. "Zandvoort também foi a mesma coisa - embora ele não tenha feito o TL1 [no GP da Holanda], tivemos o TL1 dos novatos, mas desde a primeira volta do TL2 ele estava lá e essa é a melhor maneira de preparar o quali."
"Se você não tem tantos jogos de pneus, isso significa que se você está começando o fim de semana um passo atrás, é claro que você tem que ultrapassar o limite. E também, para a equipe, em termos de preparação, é a melhor abordagem que se pode ter."
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.