Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1: Ferrari estaria pronta para oferecer contrato de mais de R$240mi para Hamilton

Entenda o cenário em jogo e o que pode ser real ou não

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG

Lewis Hamilton a caminho de Maranello? Segundo o jornal britânico Daily Mail, a Ferrari estaria pronta para oferecer um contrato de 40 milhões de libras (aproximadamente R$246 milhões) para ter o heptacampeão mundial a partir da próxima temporada da Fórmula 1, algo que mexeria drasticamente com o mercado de pilotos do próximo ano.

Mesmo com o passar dos anos, certas tradições seguem sendo respeitadas. Com a proximidade do GP de Mônaco, a silly season da F1 ganha força, com as vagas ainda em aberto do mercado de pilotos se mexendo, com diversos rumores de idas e vindas de pilotos.

Leia também:

A situação para a formação do grid de 2024 está travada, de certo modo, graças à Mercedes, que negocia a renovação de Lewis Hamilton, já que a continuidade de George Russell é dada como certa.

O silêncio que reina em torno da decisão de Hamilton e Mercedes faz com que cada faísca inicie um incêndio. Por isso, não é de estranhar o alvoroço levantado a partir dos rumores vindos da Inglaterra sobre a negociação do heptacampeão com a Ferrari.

Desde sua chegada à F1, Hamilton sempre teve sua trajetória ligada à Mercedes, mas sempre deixou a porta aberta para correr pela Ferrari, apesar das oportunidades nunca terem coincidido. Segundo o Mail, o presidente-executivo da montadora, John Elkann, já estaria em contato próximo com o heptacampeão.

Segundo a reportagem, há dois cenários possíveis. O primeiro seria colocar Hamilton ao lado de Charles Leclerc, enquanto o outro seria o "sacrifício" do monegasco, mantendo Carlos Sainz na equipe.

O cenário da dispensa de Leclerc poderia levar a uma improvável troca entre Ferrari e Mercedes. Em meio aos rumores da saída de Hamilton, começaram a surgir outras especulações de negociações do monegasco com o time alemão, algo que o piloto disso em Baku que "ainda" não havia ocorrido.

Um ponto que pode ser determinante nesse processo é o sucesso (ou não) das atualizações que a Mercedes vai apresentar no GP de Mônaco deste fim de semana. O time alemão não espera rivalizar com a Red Bull, mas acredita que a evolução do W14 pode consolidar o papel como segunda equipe do grid. 

Imaginando por um instante este cenário como real, deve-se ver o colapso de muitas situações (contratuais e outras) cimentadas nos últimos anos.

O primeiro fato irrefutável é que a Ferrari tem dois pilotos sob contrato (Charles Leclerc e Carlos Sainz) até o fim de 2024 e, embora tenha acontecido no passado situações nas quais os contratos foram encerrados antes da hora, hoje não parece existir questões críticas que levariam a decisões desta magnitude.

O problema que eles têm de enfrentar em Maranello é a competitividade do SF-23, sem discussão sobre os dois pilotos, não sendo uma frente na qual uma intervenção levaria a uma melhora imediata.

Toto Wolff, Team Principal Mercedes con Lewis Hamilton

Toto Wolff, Team Principal Mercedes con Lewis Hamilton

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

A troca pode ser uma ideia fascinante para Hamilton que, aos 38 anos, começa a ver o fim da carreira no horizonte, mas, de qualquer jeito, não seria uma escolha sem contraindicações.

Lewis enfatizou múltiplas vezes sua ligação com a Mercedes, iniciada ainda nas categorias de base, e que levou a iniciativas compartilhadas entre piloto e montadora, como a Mission 44.

O britânico também sabe que encerrar a carreira na Mercedes levaria a um contrato como embaixador da marca nos anos seguintes, algo que ele perderia ao ir para outra equipe.

Uma coisa é certa: todos os rumores de mercado acabam aumentando o poder de barganha de Hamilton. E aqui chegamos a um ponto concreto. A renovação deve vir, mas não parece ser uma formalidade, como vinha falando Wolff anteriormente.

O futuro da Mercedes está em Russell, que receberá um aumento de salário e, provavelmente, nem todos no eixo Stuttgart-Brackley estão convencidos de que é possível equiparar ambos.

Embora os números sejam sempre consideráveis, há rumores de uma oferta baixa, algo que não agrada o heptacampeão. Outro ponto é a duração do contrato e, mesmo aqui, os rumores não descrevem uma situação ideal para Hamilton, que gostaria de renovar por dois anos em vez de um.

Existem questões críticas e, nessa situação, pode surgir uma alternativa na mesa, que vira uma arma importante. Em meio a tudo isso, talvez a Ferrari pode se tornar uma ferramenta útil para a causa em vez de uma oportunidade real.

ANÁLISE: Qual o 'tamanho' do 2023 de Alonso?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Engenheiro ex-F1, Rico Penteado comenta cancelamento de Ímola e relembra calamidades:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior ANÁLISE: Por que é tão importante para a Mercedes ter uma sede "estilo Vale do Silício" para a F1
Próximo artigo F1: Hamilton presta apoio a Vinícius Jr após caso de racismo na Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros