Recomendado para você

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

IMSA
IMSA
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge
F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

F1: FIA teria investigado rodada de Bottas mesmo sem reclamação da McLaren

Michael Masi revelou ainda que comissários não têm acesso a mensagens exibidas nas transmissões ou comentários das corridas

McLaren pit crew members attempt to assist Valtteri Bottas, Mercedes W12, in the pit lane

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, afirmou que os comissários da FIA teriam investigado a rodada de Valtteri Bottas dentro dos boxes durante os treinos livres para o GP da Estíria, mesmo sem a reclamação pública da McLaren.

Bottas rodou sua Mercedes em seguida a uma parada para troca de pneus durante o TL2 no Red Bull Ring, após uma tentativa de sair em segunda marcha, um teste da equipe para ver se isso diminuiria a perda de tempo nos boxes.

Leia também:

O finlandês conseguiu evitar atingir pessoas ou objetos na rodada, e recebeu ajuda dos mecânicos da McLaren para virar o carro e voltar à pista. Mas Paul James, gerente da equipe britânica, rapidamente foi ao rádio falar com Masi, dizendo que aquilo era "absolutamente ridículo".

Masi concordou e disse que analisaria o caso, repassando a uma investigação dos comissários na sequência, o que rendeu uma punição de três posições no grid por pilotagem perigosa. Tanto Bottas quanto a Toto Wolff falaram que a penalização foi dura, e o chefe da Mercedes disse que a McLaren tratou o incidente como um "Armageddon".

Masi disse que nenhuma outra equipe reclamou do incidente além da McLaren, mas destacou que teria repassado o caso aos comissários mesmo que ninguém tivesse dito nada.

"Para ser justo, nestes tipos de situações, quando incidentes assim acontecem, vamos direto para a tela e colocamos o "sob investigação" ou "notado", independente do que seja, para informar a todos o que está acontecendo".

"Mas, para ser justo com esse incidente, mesmo que a McLaren não tivesse dito nada, eu teria pedido aos comissários para investigar do mesmo jeito".

Michael Masi, Race Director, FIA

Michael Masi, Race Director, FIA

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A penalização fez com que Bottas caísse de segundo para quinto no grid, mas o piloto da Mercedes se recuperou para terminar em terceiro no domingo.

A transmissão de mensagens entre as equipes e Masi é um dos novos elementos apresentados pela F1 desde o GP da Espanha, no início de junho. Mas Masi negou que os comissários possam ter sido influenciados pela mensagem da McLaren, revelando que eles não tem conhecimento do que é exibido.

"Os comissários não ouvem nenhuma dessas comunicações entre eu e as equipes. E eles também não têm acesso aos comentários das corridas também. Então eles não estavam cientes disso de modo algum".

RETA FINAL: Será o fim da Mercedes? E a Red Bull, será campeã?

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Artigo anterior F1: Ecclestone ganha série documental dos mesmos produtores de Senna
Próximo artigo F1: Ferrari diz que dificuldades na Mercedes é resultado de falta de estabilidade na organização

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros