Fórmula 1 GP do México

F1: Mercedes não terá atualizações após GP do Brasil devido ao teto orçamentário

Após grandes acidentes recentes, a equipe não pode ser dar ao 'luxo' de continuar trabalhando no carro para 2024

Os fiscais retiram o carro danificado de George Russell, Mercedes F1 W15, do circuito após um acidente no FP2

Algumas equipes estão 'guardando o jogo' para a próxima sequência tripla de corridas da Fórmula 1 - Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi. No entanto, a Mercedes não conseguirá fazer parte dos times que trarão atualizações para terminar a temporada.

Leia também:

Desde o fim da pausa de agosto, a equipe sofreu algumas quedas inesperadas, incluindo o acidente de Andrea Kimi Antonelli em Monza, durante o treino livre, e as duas batidas de George Russell em Austin e no México.

Como todo reparo requer muito dinheiro, especialmente depois que Russell danificou um chassi no fim de semana na Cidade do México, a Mercedes enfrenta restrições de limite de gastos e isso significa que não há mais orçamento para atualizações.

Ao comentar a situação, Toto Wolff, chefe da equipe britânica, disse que é eles estão vivendo uma situação "complicada".

"Esses três acidentes nos deixaram com o pé atrás, e certamente o que aconteceu [na sexta-feira no México] foi enorme. Tivemos que optar por um chassi completamente novo, e isso é um grande impacto no limite de custos".

"Provavelmente teremos que reduzir o que colocamos no carro. Portanto, teremos dois pacotes de atualização no Brasil, dois pisos, mas é basicamente isso. Não há mais nada que possa vir".

"Temos certas limitações em relação às peças e precisamos ser criativos na maneira de gerenciá-las".

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes F1 W15, walks away from his damaged car after a crash in FP1

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes F1 W15, se afasta de seu carro danificado após uma batida no FP1

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"E certamente há um impacto em quantas peças de desenvolvimento podemos colocar no carro: porque a resposta é zero".

Apesar do teto orçamentário e a chance de terem mais dores de cabeça, Wolff disse que não foi considerada a possibilidade de impedir que Lewis Hamilton e Russell disputassem por posições no México, mesmo com risco de um novo acidente.

"Eles são tão bons e tão experientes que permitimos a corrida", explicou. "Não houve um momento em que eu pensasse que a situação estava ficando um pouco complicada".

"Acho que fizemos a ligação para George no final, quando ficou claro que Lewis era o carro mais rápido, para talvez [dizer a ele] que uma defesa na reta era uma manobra um pouco tardia. Mas não tenho nenhuma dúvida sobre os dois".

Pacotes divididos

Embora a Mercedes tenha dois novos pisos disponíveis no Brasil, com a versão de Austin reparada por Russell já pronta, Wolff acha que a equipe ainda pode dividir os pacotes entre seus carros.

Perguntado sobre qual era o plano para o GP do Brasil, o chefe da equipe defende que está "de cabeça aberta" para ouvir as opiniões de seus pilotos e tentar maximizar os pontos para continuar na disputa pelo título de construtores.

"Se eu tiver certeza de que George vai optar pelo novo, Lewis pode querer voltar a usar o antigo agora no Brasil. Certamente conversaremos com ele e veremos qual é a sua preferência".

A possibilidade de Hamilton voltar para a versão antiga vem com a Mercedes ainda tendo dúvidas sobre se o novo pacote introduziu ou não algum desequilíbrio aerodinâmico que esteja provocando incidentes.

"Pode haver alguma coisa no pacote de atualização aerodinâmica que cause algo que não entendemos, porque tivemos dois grandes acidentes na mesma curva em Austin. Mas também tivemos um acidente com o carro antigo".

"Esses carros estão tão no fio da navalha que será um experimento interessante no Brasil, para ver se há uma instabilidade em alta velocidade ou um fator de baixa velocidade. Acho que não podemos simplesmente extrapolar que um é melhor do que o outro".

Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 2024 - Título de pilotos e queda da Red Bull: o que está em jogo no GP do Brasil, em Interlagos?
Próximo artigo F1: Hamilton pilotará McLaren em homenagem a Senna em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros