F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália
Piloto acha que poderia ter superado Charles Leclerc e chegado em segundo lugar na corrida. Já o chefe da McLaren disse que Leclerc, da Ferrari, mereceu ser segundo
Lando Norris, da McLaren, culpou a estratégia por terceiro lugar. Piloto acredita que poderia ter superado Charles Leclerc e ter terminado o GP da Austrália de Fórmula 1 em segundo lugar. Por outro lado, Andrea Stella, chefe da Mclaren, disse que Leclerc mereceu segundo lugar.
Em um esforço para perseguir Leclerc, a McLaren realizou uma troca entre Norris e Piastri, já que o ritmo do australiano estava mais lento, e Norris começou a diminuir a vantagem do piloto da Ferrari. Com a diferença reduzida para menos de dois segundos, Leclerc reagiu com uma parada e fez bom uso de seus pneus para garantir que pudesse reconstruir sua vantagem. Norris tentou se aproximar de Leclerc novamente, mas não teve tempo para isso.
Refletindo sobre a batalha, Norris achava que não era totalmente inesperado sair de Melbourne com um pódio e que o ritmo que ele tinha sobre Leclerc significava que o segundo lugar era possível.
"Acho que quando você tira a Red Bull da jogada, eu diria que [não foi uma surpresa]. Acho que nosso ritmo foi bom durante todo o fim de semana", refletiu Norris. "Ontem, fizemos as coisas muito bem e mostramos um bom ritmo de corrida longa na sexta-feira.
"Portanto, eu não diria que não tínhamos chance. Eu não esperava que estivéssemos competindo com as Ferraris hoje e acho que nosso ritmo não era tão bom quanto o de Carlos, mas provavelmente melhor que o de Charles.
"Para ser honesto, talvez tenhamos perdido um pouco a oportunidade de sermos P2 hoje. Para nós, dizer isso é um bom sinal e acho que é um ponto positivo para toda a equipe, um bom impulso."
Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 2ª posição, o delegado do troféu da Ferrari, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 1ª posição, Lando Norris, McLaren F1 Team, 3ª posição, no pódio com seus troféus
Norris explicou que o plano era fazer o pit para ultrapassar Leclerc na mesma volta em que o piloto da Ferrari fez o pit, forçando um rápido recálculo do pit wall da McLaren.
Em vez disso, ele ficou mais seis voltas em uma tentativa de aumentar o deslocamento dos pneus, mas Leclerc tinha uma posição crucial na pista e estava mais de quatro segundos à frente.
"Não deixamos nada na mesa, mas na volta em que íamos fazer o undercut, ele se aproximou", contou o piloto de Bristol. "Então, você tem que sair e fazer uma estratégia diferente. Estávamos próximos na segunda volta e, se eu tivesse ido para o boxe, acho que teria feito a ultrapassagem."
"Perdi essa oportunidade. Então, você sempre pensa: e se tivéssemos feito isso uma volta antes? Mas é difícil tomar todas essas decisões naquele momento. É fácil errar ao mesmo tempo; sempre há algumas consequências.
"Acho que ainda fizemos um bom trabalho hoje. Uh, terceiro e quarto para nós como equipe é positivo e um bom número de pontos, mas [a Ferrari foi] claramente a melhor equipe e eles têm um carro melhor no momento."
O chefe da McLaren disse que arriscar o segundo lugar era "desnecessário".
"Com Lando em uma posição forte, achamos que era um risco desnecessário. Leclerc terminou à frente de Lando porque eles têm um carro mais rápido no momento", disse Stella.
"A notícia positiva é que este carro mais rápido não é muito mais rápido. Estivemos muito perto, o que considero encorajador para o Japão, onde algumas das características que tornam a Austrália boa para nós dão mais um passo em direção a uma proporção mais elevada. de [curvas] de velocidade média-alta em comparação com curvas de baixa velocidade", avaliou.
Verstappen ABANDONA! Sainz DOMINA e vence na Austrália em DOBRADINHA da Ferrari | PÓDIO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Visite motorsport.com normalmente com publicidade e rastreamento. Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento através da página de proteção de dados.1
Use motorsport.com sem banners publicitários, rastreamento personalizado e comerciais por uma pequena taxa.