Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

F1: O decisivo ato de Horner com o "personagem" Steiner na Red Bull, nas palavras de Christian

Chefe taurino foi indiretamente responsável por maus e bons momentos de Gunther, cuja ida aos Estados Unidos fez com que ele conhecesse Gene Haas; entenda

O diretor esportivo Christian Horner e o diretor técnico Guenther Steiner

'Divorciado' da Haas nesta semana após comandar o projeto da equipe na Fórmula 1 por quase 10 anos, Gunther Steiner é muito conhecido pelos fãs por causa das 'trapalhadas' com o time dos Estados Unidos que ficaram famosas em Drive to Survive, série da Netflix sobre a F1. Entretanto, poucos lembram da jornada do engenheiro ítalo-americano na elite global do esporte a motor antes de ele comandar a escuderia norte-americana na categoria máxima do automobilismo.

O editor recomenda:

Steiner chegou ao Mundial no fim de 2001 cacifado pelo bom trabalho no Campeonato Mundial de Rally (WRC, na sigla em inglês) ao lado de pilotos como os lendários Carlos Sainz e Colin McRae na equipe da Ford. Esta, por sua vez, era dona da escuderia Jaguar na F1, com a estrutura comandada simplesmente por Niki Lauda, que pediu à montadora americana um bom nome para ser diretor esportivo do time verde na elite global do esporte a motor. Quem? Gunther!

Porém, um ano depois, no final de 2002, a Ford demitiu Lauda por causa dos resultados ruins da Jaguar, com Steiner também sendo dispensado. A mudança de gestão não surtiu efeito e o time seguiu mal, sendo vendido à Red Bull no fim de 2004, quando Gunther foi convidado a voltar à F1.

Guenther Steiner and Niki Lauda

Photo by: Jaguar Racing

Guenther Steiner and Niki Lauda

Então, sob a liderança do chefe de equipe recém-recrutado pela marca de energéticos, Christian Horner, Steiner voltou a ser o diretor de operações técnicas da fábrica de Milton Keynes no primeiro ano da Red Bull no grid, em 2005.

Horner e Steiner lideraram a 'RBR' a resultados decentes para uma escuderia estreante, mas as ambições eram maiores e isso acabou abreviando a permanência de Steiner na estrutura anglo-austríaca.

Adrian Newey e Horner no GP do Bahrein de 2006

Photo by: Michael Cooper / Motorsport Images

Adrian Newey e Horner no GP do Bahrein de 2006

Isso porque a empresa taurina conseguiu viabilizar a contratação de um tal Adrian Newey para liderar a parte técnica e os projetos do grupo na F1. Coube a Horner, então, 'desligar' Steiner da organização na Inglaterra: com isso, Gunther foi aos EUA liderar o Red Bull Team na NASCAR.

“Gunther era – e ainda é – um grande personagem, mas ficou claro que ele não era um líder técnico. Percebi que a equipe precisava urgentemente de liderança técnica e direção. Então, tentei Adrian logo no início da minha carreira como chefe”, lembrou Horner ao inews.uk em 2023.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Diretor técnico que deixou Haas define próximo passo, mas rumo é inesperado; saiba
Próximo artigo F1: Steiner quebra silêncio após saída da Haas e abre o jogo sobre único arrependimento

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros