F1: Red Bull define novo engenheiro de Lawson para 2025
Time ao redor de Verstappen, no entanto, segue inalterado
A Red Bull escolheu o nome de Richard Wood, ex-engenheiro de Sergio Pérez, para trabalhar com o novo piloto da equipe de Fórmula 1 em 2025.
Wood ganhou experiência no pit wall do time várias vezes durante 2024, quando o engenheiro de corrida regular de Pérez, Hugh Bird, estava em licença paternidade.
Funcionário de longa data da Red Bull, Wood entrou para a equipe como estrategista antes de passar para o suporte de corrida e engenharia de simulador. Logo na sequência, ele se mudou para a equipe de pista, e agora se torna o engenheiro de corrida de Lawson quando o neozelandês passa a ser companheiro de equipe de Max Verstappen.
Isso ocorre depois de uma reestruturação das operações de pista da Red Bull após a saída de Jonathan Wheatley. Gianpiero Lambiase - engenheiro de corrida de Max Verstappen - assumiu uma função maior, conforme relatado pelo Motorsport.com meses atrás.
Wheatley iniciará seu novo desafio na Sauber em 1º de abril - antes do planejado inicialmente - e não está mais trabalhando para a Red Bull. Ele está cumprindo o período obrigatório de licença de quarentena nestes meses.
A Red Bull não está substituindo Wheatley individualmente, mas dividiu suas tarefas entre vários membros da equipe; em um desses exemplos, Lambiase está assumindo um papel maior como chefe de corrida.
Jonathan Wheatley, gerente de equipe, Red Bull Racing
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Lambiase continua sendo o engenheiro de corrida de Verstappen, mas recebeu mais responsabilidades que envolvem toda a equipe. Lambiase comanda a "operação de corrida" diária, bem como algumas operações de estratégia.
Em termos de estratégia, Will Courtenay permanece no pit wall da Red Bull este ano, apesar de ter sido contratado pela McLaren em 2024. O estrategista-chefe sairá para a equipe de Woking em meados de 2026, já que o time de Milton Keynes não o liberará antes.
Outra parte das responsabilidades de Wheatley recairá sobre Steve Knowles. Ele é o chefe de esportes na nova estrutura, o que, entre outras coisas, envolve a comunicação com o controle de corrida.
Apesar da promoção de Lambiase, a equipe de engenharia em torno de Verstappen permanece intacta. Isso também se aplica ao engenheiro sênior de sistemas de controle Michael Manning, que indicou internamente que almeja um cargo diferente.
Manning e sua equipe de sistemas desempenham um papel importante nas largadas de Verstappen, que se tornaram cada vez mais complexas na F1 moderna.
No entanto, a Red Bull confirmou que Manning terminará a temporada de 2025 em sua função atual e que não se mudará para outra equipe, apesar dos relatos de que o irlandês iria embora.
BORTOLETO revela TESTE SURPRESA, veja depoimento; WOLFF DESILUDIDO com HAMILTON, Honda em APUROS e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.