F1: Red Bull utilizou menor pressão aerodinâmica e mapeamento de motor cauteloso no TL2 de Jeddah; entenda
Escolhas da equipe austríaca diferenciam das da Mercedes, que forçará mais a unidade na corrida, mas com mais downforce
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Red Bull está se esforçando ao máximo para colocar a Mercedes em apuros. Já que nem mesmo a equipe de Milton Keynes trouxe inovações técnicas, o desafio passou a ser saber aproveitar ao máximo as soluções disponíveis para adaptar as características de um carro à pista de Jeddah, um circuito de rua que tem uma velocidade média digna de Silverstone ou Spa-Francorchamps.
O jogo que está sendo disputado na Arábia Saudita ainda está virado para baixo na mesa: a montadora alemã ainda não montou o super motor no W12 de Lewis Hamilton e a escuderia austríaca escolheu deliberadamente um mapeamento de unidade de força Honda muito cauteloso para Max Verstappen.
A Mercedes optou por uma configuração aerodinâmica mais carregada do que a que os engenheiros chefiados por Pierre Waché escolheram para a segunda sessão de treinos livres, quando o holandês entrou em pista com uma asa traseira de mainplane de menor resistência devido a uma forma spoon acentuada e graças às laterais planas, sem riscos e evitando fluxos retorcidos.
Red Bull Racing RB16B dettaglio dell'ala posteriore usata durante le Prove Libere 2 del GP dell'Arabia Saudita
Photo by: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16B dettaglio dell'ala posteriore più carica usata durante le Prove Libere 1 del GP dell'Arabia Saudita
Photo by: Giorgio Piola
No flap móvel, por outro lado, notamos o aparecimento de um nolder vistoso, cuja eficácia se manifesta apenas em curvas lentas, pois o fluxo tende a contornar o flap Gurney além de uma determinada velocidade, enquanto no TL1 esta solução não foi montada .
A velocidade máxima de 4 km/h que separava o RB16B de Verstappen da Mercedes empurrou a equipe de Milton Keynes na direção de buscar total eficiência aerodinâmica.
Será necessário ver o que vai acontecer esta tarde na classificação, quando os pilotos poderão explorar a aceleração do motor e as diferenças de velocidade poderão ser mais acentuadas. O objetivo da Mercedes é trazer Valtteri Bottas ao lado de Hamilton, possivelmente na pole position.
A Red Bull quer fazer com que esse plano de ação fracasse, contando com a inclusão de Verstappen entre os W12. Milton Keynes está convencida de que o problema de aquecer os pneus dianteiros nas três primeiras curvas, manifestado ontem pelo holandês, terá de ser ultrapassado quando a pista de Jeddah ficar como o esperado. Cada pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença.
Red Bull Racing RB16B, dettaglio dell'ala posteriore più scarica scelta da Verstappen in FP2
Photo by: Giorgio Piola
F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN na estreia de JEDDAH e tudo sobre os treinos na ARÁBIA SAUDITA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.