F1: Sem liderar nenhum TL do GP do Bahrein, Verstappen diz que melhorias após as sessões ajudaram na pole
Embora a previsão fosse de que a Red Bull retomaria seu domínio em 2023 após os testes, Verstappen não foi o protagonista de nenhuma das sessões que antecederam a fase final da classificação, já que a Ferrari e a Mercedes ficaram com os holofotes
Durante a classificação, Carlos Sainz e Charles Leclerc lideraram o Q1 e o Q2, respectivamente, mas a dupla da Ferrari não conseguiu superar Verstappen na disputa pela pole position - embora a volta de Leclerc no Q2 tenha sido mais rápida do que a pole do astro holandês da Fórmula 1.
Verstappen diz que as condições do circuito garantiram que a Red Bull tivesse que trabalhar para montar uma boa configuração para a classificação, mas as melhorias implementadas durante a quinta e a sexta-feira foram a chave para a equipe chegar à pole.
"Se você olhar para o fim de semana até agora, acho que não foi fácil para nós. Os testes foram muito bons, mas ventou muito nos últimos dias e acho que foi um pouco mais difícil conseguir o equilíbrio do carro"
"Foi um trabalho contínuo até a classificação, e acho que fizemos algumas boas melhorias no carro, e acho que isso nos fez conseguir a pole."
Ao ser questionado sobre a origem do salto no tempo em relação à classificação, Verstappen não conseguiu identificar um motivo específico e declarou: "De alguma forma, eu tinha um pouco mais de aderência. Na primeira volta, não me senti muito bem e o carro nunca ligou de verdade."
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, solta faíscas
O tricampeão considerou que a diferença de 0,3s mascarou a proximidade da primeira sessão de classificação de 2024 e que não ficou claro quem garantiria a pole position para a abertura da temporada.
Ele acrescentou que as condições de brisa presentes no circuito de Sakhir garantiram que fosse difícil fazer uma volta uniforme e que isso valorizou mais o ganho de tempo nas curvas.
"Acho que foi uma classificação muito apertada e com condições muito complicadas por causa do vento. Se você conseguir juntar as voltas, talvez consiga encontrar um décimo, um décimo e meio em uma curva", disse ele.
"Foi bom para nós no Q2 e Q3. Especialmente no Q3, eu diria que melhoramos um pouco mais. Acho que durante toda a classificação, você pode ver que as diferenças estavam muito próximas, e nunca soubemos realmente quem seria o pole no Q3. Foi muito emocionante ver isso.", finalizou o piloto da Red Bull.
Motorsport.com debate quali do GP do Bahrein
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.