F1: Verstappen dá receita para carros mais ágeis e divertidos de guiar
Atual tricampeão mundial acha difícil que próxima geração de carros chegue aos 30 quilos a menos prometidos
Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, in the Press Conference
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen acredita que a proposta de redução de peso dos carros de Fórmula 1 em 30kg em 2026 deveria ser de “pelo menos 100 a 150kg”.
A FIA divulgou detalhes dos novos regulamentos para 2026, com os carros prestes a se tornarem ligeiramente mais curtos e estreitos em comparação com o atual.
Uma diminuição de 30 kg no peso deverá ser acompanhada por um alívio bem-vindo para os pilotos, que têm feito campanha por carros mais leves nos últimos anos, após ficarem cada vez mais pesados, provando ser menos agradáveis de guiar em comparação aos seus antecessores.
Mas com as equipes já lutando para atingir os valores mínimos e tendo excesso de peso, que custa tempo de volta, o tricampeão mundial Verstappen está preocupado que isso possa levar a mais dificuldades.
“Vai ser muito difícil com a forma como tudo está, mas vamos ver”, disse ele ao Motorsport.com
“Quer dizer, até hoje algumas equipes estão acima do peso, né? Então, para chegar a 30 quilos a menos... claro, eu sei que as dimensões mudam um pouco, mas não tenho certeza se 30 quilos serão o cenário perfeito."
Sobre se a redução planejada foi suficiente para satisfazer os desejos dos pilotos e proporcionar uma experiência mais emocionante ao volante, Verstappen respondeu: “Você precisa de pelo menos 100-150kg a menos.
“No momento como está tudo, com certeza não é possível. Mas isso também tem a ver com o motor, né? Em relação ao motor e à bateria... é muito pesado e longo, largo.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, celebrates on track after winning the race
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
“No momento, é uma ilusão, mas é definitivamente disso que precisamos, para torná-lo mais ágil e provavelmente um pouco mais divertido.
"A segurança adicionou muito peso, o que, claro, é bom, mas tenho certeza de que podemos fazer as coisas de maneira um pouco diferente. Depende dos regulamentos que você redigir."
O DRS não aparecerá nos novos carros, pois a aerodinâmica ativa e um comando elétrico ficarão disponíveis para os pilotos.
Sobre isso, Verstappen disse: “Não sei quão eficaz será. Isso é algo que ainda não vi, quão eficaz será”.
Ele brincou: “Talvez precisemos de algumas bananas e uma casca vermelha…”
VILLENEUVE tem RAZÃO sobre RICCIARDO? Ou "BATEU A CABEÇA", como diz Daniel? NARRADOR provoca piloto!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Márquez na Ducati oficial, Martín na Aprilia: Jorge será sabotado em 2024? E Bagnaia? Mugello e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.