Fórmula 1 GP da Cidade do México

F1: Verstappen define volta da pole como “decente” mesmo com baixa aderência da pista

Atual bicampeão da categoria relatou como conseguiu melhorar desempenho de Red Bull durante o treino de classificação

George Russell, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen diz que teve dificuldades para acertar uma volta na classificação para o GP da Cidade do México de Fórmula 1 e atribuiu sua pole à Red Bull, melhorando o manuseio de seu carro bem a tempo para o Q3.

Verstappen ficou atrás de Lewis Hamilton no Q1 e no Q2 na classificação que teve uma pista com baixa aderência no Autódromo Hermanos Rodriguez, mas liderou desde o início no segmento final, antes de selar a pole position.

Leia também:

Isso o colocou à frente de George Russell e Hamilton por 0s304 e 0s309, conquistando sua sexta pole da temporada de 2022.

Falando na coletiva de imprensa pós-qualificação, Verstappen ficou encantado com seu resultado depois da briga contra a dupla da Mercedes na classificação.

Ele também ficou satisfeito por sua equipe ter feito um esforço para selar a pole em uma pista onde a altitude reduz a força descendente disponível e deixa os carros deslizando em uma superfície que alguns pilotos descreveram como “como gelo”.

“Foi um começo complicado na classificação porque a pista estava um pouco mais quente que o TL3 – então acho que todo mundo estava escorregando um pouco mais e foi um pouco mais difícil encontrar seu ritmo”, explicou Verstappen.

“Então, era realmente sobre aprender essas mudanças do Q1 para o Q2 e para o Q3 – tentar encontrar o equilíbrio no carro novamente.

“No final da sessão ficou um pouco melhor e acho que no Q3 finalmente pudemos dar um pouco mais de força com o carro e [fiz] duas voltas decentes, eu acho.

“Claro, estou muito feliz com eles porque aqui é muito difícil – pelo menos para mim – acertar a volta.

“É apenas uma aderência muito baixa e você precisa se cuidar com as zebras para ganhar tempo.

“Então, definitivamente não foi a classificação ou corrida mais fácil. E o mesmo para o aquecimento dos pneus. Mas parece que no Q3 tivemos a imagem certa.”

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Verstappen também disse que ele e a Red Bull estavam apenas “ajustando algumas coisas no volante [que] todos têm permissão para fazer” para encontrar “um bom equilíbrio” a tempo das corridas críticas do Q3.

Depois de marcar 1min17s947 em seu esforço inicial no Q3, Verstappen melhorou para 1min17s775 na volta que garantiu a pole – sua primeira no Autódromo Hermanos Rodriguez depois de perdê-la em 2019 por uma infração de bandeira amarela.

Quando perguntado onde ele melhorou entre as duas tentativas pelo Motorsport.com, Verstappen respondeu: “Honestamente, acho que em todos os lugares eu ganhei um pouco – não foi como se eu tivesse cometido um erro na minha primeira volta.

“Foram apenas algumas curvas em que houve talvez uma pequena evolução da pista também. Apenas tentando acertar o tempo todo.”

Q4: Assista DEBATE sobre quali no Hermanos Rodríguez e repercussão dos BASTIDORES no MÉXICO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: quem poderá parar a Red Bull e Verstappen na Fórmula 1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com Verstappen na pole e Mercedes nas primeiras filas, veja grid de largada do GP da Cidade do México
Próximo artigo F1: Com problemas elétricos, Pérez vê quali como “bagunça total”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil