F1 - Verstappen: 'Quando vejo as onboards da McLaren, sei que não tenho chance de vencer em 2025'
Marko se mantém otimista com as chances do holandês, mas a cada fim de semana, a diferença de pontos aumenta

A McLaren, mais uma vez, dominou o fim de semana de Fórmula 1 e mal deu chances aos outros competidores para tentarem se aproximar e oferecer alguma ameaça à dupla. Charles Leclerc passou toda a corrida 19 segundos atrás de Oscar Piastri, que venceu a etapa. Lando Norris não estava muito perto também.
No caso de Max Verstappen, o tetracampeão ficou preso atrás até de Leclerc, sem conseguir fazer nenhuma investida contra o carro de Maranello. Com a situação em mente, o holandês acredita que não há mais nada que ele possa fazer para lutar pelo título de 2025.
Verstappen está convencido de que a McLaren continuará sendo a força a ser batida até o fim de 2025, já que mesmo o pacote de atualização da Red Bull não resolveu os principais problemas do RB21.
O tetracampeão saiu vitorioso na corrida Sprint e chegou a separar as duas McLarens na classificação de sexta-feira. Ele parecia capaz de entrar na disputa em Spa-Francorchamps, principalmente com a previsão de chuva.
Porém, as coisas começaram a ficar complicadas na classificação de sábado, quando Verstappen ficou apenas em quarto, mas muito próximo do tempo de Leclerc. É justo que seu carro já estava atualizado pensando na chuva, com um novo assolhado, asa dianteira e asas dos cantos traseiros, o que aumentava o downforce do carro.
Mas Verstappen sentiu que, embora as novas peças tenham funcionado como planejado, elas não melhoraram significativamente os problemas de equilíbrio do RB21, sobre os quais ele tem falado tanto.
"Acho que elas funcionam, mas ainda não me dão o equilíbrio que eu quero para realmente atacar uma curva", disse ele. "Esses problemas continuam os mesmos em termos de equilíbrio".

Max Verstappen, Red Bull Racing, Helmut Marko, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
Em público, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, permaneceu otimista em relação às chances aparentemente remotas de Verstappen de lutar com as McLarens pelo quinto campeonato mundial consecutivo.
"Ainda faltam 12 corridas, e continuaremos a lutar pelo campeonato de pilotos enquanto for matematicamente possível", disse ele antes do fim de semana, antes de dizer à emissora ORF após a corrida de sprint: "Nosso objetivo continua o mesmo: queremos vencer o campeonato mundial. Já ganhamos um ponto".
Quando esses comentários foram feitos, Verstappen estava muito menos convencido de que poderia superar a vantagem de 68 pontos de Piastri com o equipamento que tem à sua disposição. "Mas Helmut não está no carro!", disse ele.
"Entendo que você tem que ser positivo, mas sempre sou muito realista sobre como me sinto no carro. Quando vejo certos onboards de outros carros, já sei o suficiente..."
PIASTRI ANULA NORRIS em Spa, LECLERC é 3º e BORTOLETO 9º! Max é 4º e HAMILTON PÁRA EM ALBON | NASCAR
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.