Recomendado para você

F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026
F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França

F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França
F1 - Schumacher: 'Ferrari deve pagar multa e rescindir contrato de Hamilton'

F1 - Schumacher: 'Ferrari deve pagar multa e rescindir contrato de Hamilton'

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Schumacher: 'Ferrari deve pagar multa e rescindir contrato de Hamilton'
Martín terá punição em volta ao grid da MotoGP no GP de Valência; entenda

Martín terá punição em volta ao grid da MotoGP no GP de Valência; entenda

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Martín terá punição em volta ao grid da MotoGP no GP de Valência; entenda
F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola

F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Confira as primeiras imagens de Pérez testando carro da Ferrari pela Cadillac em Ímola
Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"

Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"

Moto2
Moto2
Algarve
Moreira: "Se eu ganhar o título da Moto2, será como um presente. Meu trabalho está feito"
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

F1: Wheatley faz balanço positivo das primeiras etapas como chefe da Sauber

"Há uma energia na empresa agora que ela está sendo convertida de Sauber para Audi. Sinceramente, sinto que estou no lugar certo", disse o chefe

Jonathan Wheatley, Team Principal of Stake F1 Team Kick Sauber

Desde o último dia 01 de abril, a Sauber tem um chefe de equipe na Fórmula 1. Ex-diretor técnico da Red Bull, Jonathan Wheatley deixou o time austríaco para assumir o comando das operações da futura Audi. E, tendo feito seus dois primeiros finais de semana à frente da Sauber, o britânico faz um balanço dos primeiros passos.

Leia também:

Wheatley passou anos na Red Bull mas, no meio da última temporada, decidiu aceitar o desafio de comandar a Sauber a partir de 2025, um ano antes de sua transição para Audi. Juntamente com o CTO e COO Mattia Binotto, o britânico comanda agora as operações de Hinwil, e suas primeiras semanas na chefia o agradaram.

"Há uma energia na empresa agora que ela está sendo convertida de Sauber para Audi. Sinceramente, sinto que estou no lugar certo", disse Wheatley ao Motorsport.com e outros portais no Bahrein. "Eu me mudei para a Suíça com minha família. É um ótimo país, pelo qual eu já havia passado, mas nunca morado. Nós nos sentimos cada vez mais em casa lá e eu já me sinto muito, muito em casa na Sauber".

Wheatley é um dos veteranos do paddock da F1, estando com o 'circo' desde 1991. Nos últimos anos, ele trabalhou ao lado de Christian Horner, um dos chefes de equipe mais bem-sucedidos do esporte. No entanto, Wheatley não diria que aprendeu a ser chefe de equipe com Horner.

"Acho que aprendi algo com todos com quem trabalhei neste negócio nos últimos 34 anos. Eu não me concentraria em uma única pessoa porque tenho que aprender algo todos os dias. Eu estava sempre aberto a aprender algo, aberto a ouvir e observar como as pessoas reagiam. Pessoas que eu respeitava, pessoas com quem trabalhei por muito tempo".

"Na minha última equipe [antes da Sauber], trabalhei por 19 anos. Quero ser o chefe da minha própria equipe. Junto com Mattia, quero comandar a equipe do meu jeito. Sempre tive muita certeza sobre meus próprios pensamentos e opiniões. Tenho um plano para nos ajudar a passar por essa jornada de transformação e ganhar impulso. Eu sempre digo que o que importa são as pessoas, as pessoas da equipe. É nisso que me concentro".

A transição da Red Bull para a Sauber é grande. A primeira é uma equipe de ponta, enquanto a Sauber vem se arrastando no fundo do grid há anos. Além disso, a fábrica da Red Bull ficava em Milton Keynes, enquanto seu novo empregador constrói o carro na Suíça. Será que isso traz uma barreira de idioma?

"No momento, não encontrei nenhum problema no que diz respeito ao idioma dentro da equipe ou à maneira como as pessoas interagem", explica Wheatley. "Todos estão abertos a aprender. Vou tentar aprender alemão, mas não quero que eles me testem tão cedo! Isso faz parte do desafio da função que exerço e estou sempre procurando maneiras de ampliar meus horizontes".

Wheatley tem várias ideias para levar a Sauber adiante, mas agora está se concentrando principalmente em colocar as pessoas no lugar certo.

"Esta é uma equipe pequena que está em fase de transformação para uma equipe de fábrica de F1. São necessários vários projetos para fazer isso direito, e um deles é reunir as melhores pessoas. Como equipe, temos que nos sentir confortáveis com o desconforto, porque as coisas vão mudar", afirma ele. "Sempre temos que levar isso em conta e temos que ter um caminho claro para onde queremos ir. Acredito que estamos nesse caminho no momento".

O que esperar do GP da ARÁBIA, CRISE da RED BULL, desculpas de HAMILTON, BORTOLETO e + | TELEMETRIA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Marko revela prazo para Verstappen acionar cláusula de saída da Red Bull
Próximo artigo F1: O que está por trás dos problemas do atual carro da Red Bull?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros