Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

Leclerc admite que achou a F1 “intimidadora”

Charles Leclerc admitiu que achou a F1 “intimidadora” de início enquanto se acostumava a lidar com mais pessoas do que estava habituado a fazer até então.

Charles Leclerc, Sauber

Apesar de o monegasco ter impressionado o suficiente em sua primeira temporada na F1, o que lhe rendeu uma promoção à Ferrari em 2019, ele confessou que achou difícil o salto na categoria. 

“No começo é, antes de tudo, bem intimidador em falar com tanta gente”, explicou.

“Tudo o que você vai dizer será analisado, não só por seu engenheiro, mas também por tantas outras pessoas. Então, não diria que é assustador, mas é bem intimidador. Mas aí você se acostuma a isso.”

“O tipo de informação que você dá, você pode ser muito mais preciso com tudo o que você diz, porque há muita gente nos bastidores.”

“Na F2, você tenta focar nos pontos principais, porque há uma ou duas pessoas no máximo te ajudando a melhorar o carro. É uma abordagem diferente [na F1] e requer um pouco de tempo para se acostumar.”

Leclerc também disse que uma das coisas às quais teve de se acostumar foi a duração das corridas.

“Lembro que eu achei de início as corridas extremamente longas na F1 em comparação com a F2”, disse. “Então, isso é algo a que você precisa se acostumar.”

“Depois de 20 voltas, você pensa que a bandeirada está a duas voltas, e depois te dizem: ‘OK, 40 voltas para o fim’, e você pensa ‘isso é bem longo!’.”

Apesar das surpresas iniciais, Leclerc disse que terminou o ano muito mais sábio sobre as qualidades necessárias para ter sucesso na F1.

“A maioria vem de simplesmente se acostumar ao paddock, as coisas que precisam ser feitas além de guiar, o que eu não esperava no começo do ano”, comentou. “Todas essas coisas são pequenos detalhes, mas fazem uma grande diferença.”

“E também a forma com que você trabalha com tanta gente. Aprendi a trabalhar com muito mais gente. Antes, você estava acostumado a falar só com seu engenheiro, e era isso.”

“Então, essas coisas me mudaram um pouco.”

Charles Leclerc, Sauber and Ruth Buscombe, Sauber Race Strategist walk the track

Charles Leclerc, Sauber and Ruth Buscombe, Sauber Race Strategist walk the track

Photo by: Sutton Images

Artigo anterior Ricciardo diz que esperava relação difícil com Verstappen
Próximo artigo Proximidade entre Ferrari e Haas irrita chefe da Force India

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros