Recomendado para você

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'
F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN

F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari não deve renovar com Hamilton após 2026, diz ESPN
Últimas notícias

Leclerc admite que achou a F1 “intimidadora”

Charles Leclerc admitiu que achou a F1 “intimidadora” de início enquanto se acostumava a lidar com mais pessoas do que estava habituado a fazer até então.

Charles Leclerc, Sauber

Apesar de o monegasco ter impressionado o suficiente em sua primeira temporada na F1, o que lhe rendeu uma promoção à Ferrari em 2019, ele confessou que achou difícil o salto na categoria. 

“No começo é, antes de tudo, bem intimidador em falar com tanta gente”, explicou.

“Tudo o que você vai dizer será analisado, não só por seu engenheiro, mas também por tantas outras pessoas. Então, não diria que é assustador, mas é bem intimidador. Mas aí você se acostuma a isso.”

“O tipo de informação que você dá, você pode ser muito mais preciso com tudo o que você diz, porque há muita gente nos bastidores.”

“Na F2, você tenta focar nos pontos principais, porque há uma ou duas pessoas no máximo te ajudando a melhorar o carro. É uma abordagem diferente [na F1] e requer um pouco de tempo para se acostumar.”

Leclerc também disse que uma das coisas às quais teve de se acostumar foi a duração das corridas.

“Lembro que eu achei de início as corridas extremamente longas na F1 em comparação com a F2”, disse. “Então, isso é algo a que você precisa se acostumar.”

“Depois de 20 voltas, você pensa que a bandeirada está a duas voltas, e depois te dizem: ‘OK, 40 voltas para o fim’, e você pensa ‘isso é bem longo!’.”

Apesar das surpresas iniciais, Leclerc disse que terminou o ano muito mais sábio sobre as qualidades necessárias para ter sucesso na F1.

“A maioria vem de simplesmente se acostumar ao paddock, as coisas que precisam ser feitas além de guiar, o que eu não esperava no começo do ano”, comentou. “Todas essas coisas são pequenos detalhes, mas fazem uma grande diferença.”

“E também a forma com que você trabalha com tanta gente. Aprendi a trabalhar com muito mais gente. Antes, você estava acostumado a falar só com seu engenheiro, e era isso.”

“Então, essas coisas me mudaram um pouco.”

Charles Leclerc, Sauber and Ruth Buscombe, Sauber Race Strategist walk the track

Charles Leclerc, Sauber and Ruth Buscombe, Sauber Race Strategist walk the track

Photo by: Sutton Images

Artigo anterior Ricciardo diz que esperava relação difícil com Verstappen
Próximo artigo Proximidade entre Ferrari e Haas irrita chefe da Force India

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros