"Quero representar meu país e ter bons resultados": Bortoleto fala sobre objetivos como piloto de F1

Nesta quarta-feira, Bortoleto começa oficialmente uma nova fase em sua vida, agora como piloto na Fórmula 1

Gabriel Bortoleto, Stake F1 Team KICK Sauber

Após sete temporadas, o Brasil está novamente de volta ao grid da Fórmula 1, graças à contratação de Gabriel Bortoleto pela Sauber. E o campeão da Fórmula 2 e da Fórmula 3 pode não ter o sucesso imediatamente à vista, mas o brasileiro o vê como um ponto no horizonte.

Desde a saída de Felipe Massa no fim de 2017, o Brasil não tinha um piloto titular no grid da categoria, com Pietro Fittipaldi competindo em duas provas em 2020 após o acidente de Romain Grosjean.

Leia também:

Oito anos depois, o país finalmente tem um sucessor com Bortoleto. O jovem de 20 anos conquistou o título da Fórmula 3 como estreante em 2023, feito que repetiu na Fórmula 2 em 2024. Mesmo antes de conquistar o último, a Sauber já havia lhe oferecido um contrato para estrear na F1 em 2025.

Dado o desempenho da equipe suíça - a última entre as construtoras em 2024 - uma repetição do sucesso na F3 e na F2 parece descartada por enquanto. O próprio Bortoleto sabe disso, mas no futuro ele espera deixar seus compatriotas orgulhosos com as vitórias.

"Estou feliz por representar meu país, mas isso não me satisfaz completamente.  Quero representar meu país e ter um bom desempenho. No futuro, quero vencer corridas e lutar por coisas importantes", disse Bortoleto ao site oficial da F1.

"No entanto, primeiro preciso melhorar como piloto e progredir na F1, essa é a coisa mais importante para mim agora. Meu objetivo final é mais do que isso. Não estou satisfeito em ser apenas um piloto de F1, também quero poder competir por coisas e deixar meu país orgulhoso de tudo o que posso fazer".

Durante o teste anual de novatos da Fórmula 1 em Abu Dhabi, Bortoleto experimentou pela primeira vez o carro da Sauber. Esse teste marcou o início de uma campanha que será principalmente de aprendizado.

"Vamos aprender coisas novas e vou melhorar porque estarei em uma situação diferente. Meu foco estava na Fórmula 2 até o final da temporada. O momento em que mudei meu foco foi quando entrei na Sauber na segunda-feira para começar a preparação e tive briefings e reuniões importantes com a equipe", disse o piloto de São Paulo.

"Quando entrei no carro para o teste, me senti muito bem. Não havia pressão nenhuma, era apenas um novo começo para uma nova jornada. Vamos ver como isso vai se desenrolar".

PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast

Watch: PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Bjorn Smit
Fórmula 1
Gabriel Bortoleto
Sauber
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton na Ferrari, Bortoleto na Sauber, Márquez na Ducati: os principais contratos que se iniciam em 1º de janeiro
Próximo artigo F1: McLaren revela 'disciplina' por trás do desenvolvimento que levou ao título de 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros