Fórmula 1 GP do Azerbaijão

Verstappen quer que Red Bull faça "revisão" da chamada para troca de pneus no Azerbaijão que lhe custou a liderança

Max Verstappen pediu à Red Bull que revise sua decisão de pitstop no Grande Prêmio do Azerbaijão, já que o safety car na volta seguinte lhe custou a liderança da corrida de Fórmula 1

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, in the pit lane

Durante o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, o compatriota de Max Verstappen, Nyck de Vries, bateu na barreira na curva 6 na 10ª volta, o que quebrou a suspensão dianteira esquerda de seu AlphaTauri e o deixou preso no pedaço de saída na curva.

A Red Bull optou por chamar Verstappen no final daquela volta para trocar os pneus, mas, quando ele estava saindo dos boxes, o safety car surgiu para que os comissários limpassem a pista e retirassem o carro do holandês da AlphaTauri.

Leia também:

Isso levou os rivais de Verstappen a responder e, com um pitstop menos custoso graças às velocidades de corrida reduzidas, Sergio Pérez e Charles Leclerc aproveitaram a chance. Verstappen conseguiu ultrapassar Leclerc no reinício, mas sentiu que o pitstop na hora errada causou danos à sua própria corrida e sentiu que era algo para a equipe investigar.

“Eu vi que havia um carro parado, pensei que ele talvez estivesse apenas estacionado”, disse Verstappen.

"Em retrospectiva, quero dizer, não consigo ver isso, mas é algo para revisar. Quero dizer, claramente, você pode ver que havia uma roda danificada e parecia que ele não iria dirigir de qualquer maneira de volta aos boxes, mesmo que ele tivesse dado ré.

“Então, há algo para se olhar, porque é claro que isso prejudicou minha corrida. Você vê na tela, mas não pode ver em detalhes se o volante está conectado ao carro corretamente. Quer dizer, é claro que a equipe tem um pouco mais de visão geral disso. Mas, como eu disse, você sabe, vamos verificar se havia algo que poderíamos ter feito diferente.

"Eu também não sei quando a chamada exata veio para o pit, então é um pouco difícil dizer no momento".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Verstappen explicou que tentou forçar no reinício para tentar pressionar Perez e ficar dentro do alcance do DRS, mas isso desgastou muito seus pneus em seus esforços para diminuir a diferença.

A partir disso, ele decidiu administrar seus pneus. “Depois do safety car, tentei colocar pressão em Checo para tentar entrar no DRS. Provavelmente danifiquei meus pneus um pouco demais no início para um stint tão longo. Então, a certa altura, apenas me acomodei, tentei fazer um pouco do meu jeito para não danificar os pneus completamente até o final".

“Mas era muito difícil ter um bom equilíbrio na entrada no meio da curva e, na maioria das vezes, é sobre a entrada no meio da curva para acertar. E eu estava lutando com understeer e oversteer, então durante toda a corrida eu estava tentando muitas coisas no meu volante para tentar obter um pouco de melhor sensação e equilíbrio no carro.

“Na verdade, acho que encontrei um bom acerto no final da corrida porque acho que minhas últimas 10 voltas foram muito mais fortes e me senti muito mais feliz com o carro, como tudo estava se comportando”, concluiu.

F1 AO VIVO: Veja DEBATE sobre o GP do Azerbaijão, em Baku | PÓDIO

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Jake Boxall-Legge
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA dá 'puxão de orelha' em funcionários que quase causaram acidente na última volta do GP do Azerbaijão
Próximo artigo F1: Russell acredita que Mercedes é mais lenta que Red Bull mesmo sem asa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros