Moto2: Após polêmica por faixa japonesa, Gresini mantém piloto e retira patrocínio chinês

Manuel Gonzalez utilizou uma Hachimaki, faixa que homenageia o exército japonês e fere os princípios da QJ Motor

Disputa entre o patrocinador QJ Motor e a Gresini: trata-se de uma faixa de cabeça

O GP do Japão foi uma corrida de comemoração para a equipe Gresini na Moto2. Manuel Gonzalez acertou o jogo com os pneus, ultrapassou o herói local Ai Ogura e comemorou sua primeira vitória no campeonato. Desde então, no entanto, houve muitas discussões nos bastidores.

Leia também:

A QJ Motor tem sido a principal patrocinadora da equipe Gresini Moto2 desde 2023. O Qianjiang Motorcycle Group é um fabricante de motocicletas da China que foi fundado em 1985.

Até agora, a marca chinesa só apareceu como patrocinadora no Campeonato Mundial de Motocicletas. Após o GP do Japão, surgiu uma polêmica com a Gresini. Antes do início da corrida, Gonzalez usou uma faixa de cabeça japonesa, o que deixou os chineses indignados.

Isso ocorreu porque se tratava de uma bandana japonesa da Hachimaki. Após a corrida, a QJ Motor emitiu uma declaração exigindo que todas as fotos de Gonzalez usando essa faixa fossem removidas.

"Um incidente desagradável ocorreu antes da corrida", diz a declaração da QJ Motor, que exigia demissão imediata do espanhol. "Gonzalez usou um acessório não autorizado do país anfitrião a convite dos organizadores antes da largada".

"Ele compartilhou essa ação nas mídias sociais. Embora tenha sido um gesto não intencional devido à sua falta de conhecimento da história chinesa como piloto europeu, esse comportamento fere os sentimentos dos motociclistas e dos cidadãos da China".

A declaração após Motegi, portanto, diz: "Após o incidente, a Qianjiang Motorcycle iniciou imediatamente sérias discussões com a equipe Gresini e exigiu que todas as imagens e vídeos publicados fossem removidos".

"E que a equipe interrompesse toda a cooperação com o piloto em questão".

Gonzalez respondeu imediatamente com uma declaração no Instagram. Ele pediu desculpas e enfatizou que não se tratava de uma ação para enviar uma mensagem política.

 

"Em vez disso, essas eram imagens relacionadas ao país onde a corrida está ocorrendo. Nunca foi minha intenção ferir os sentimentos do povo chinês. Foi um gesto impensado e não intencional do qual me arrependo. Mais uma vez, eu sinto muito".

Como a equipe Gresini reagiu

Inicialmente, a equipe Gresini não quis comentar o assunto. Agora, uma declaração foi feita na prévia do GP da Austrália. Em primeiro lugar, Gonzalez não será demitido e manterá seu lugar até o final da temporada.

Em segundo lugar, a Gresini disse:

"A QJ Motor e a Gresini estão tendo discussões positivas e esperamos que tudo seja resolvido em breve. Como sinal de respeito à China, a equipe de Moto2 disputará as últimas quatro corridas da temporada sem marca".

Portanto, os logotipos vermelhos da QJ Motor desaparecerão das motos e dos trajes de couro de Gonzalez e de seu companheiro de equipe Albert Arenas. A QJ Motor também já desapareceu do site da equipe, incluindo o logotipo da Gresini.

Martín x Bagnaia: QUEM SAI CAMPEÃO? Papo com Alan Douglas, ANÚNCIO, Moto1000GP, REVOLUÇÃO NO MERCADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Martín x Bagnaia: QUEM SAI CAMPEÃO? Papo com Alan Douglas, ANÚNCIO, Moto1000GP, REVOLUÇÃO NO MERCADO

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Moto2 e Moto3 mudam formato de fim de semana para 2025, alinhando com MotoGP; entenda novidade
Próximo artigo VÍDEO Moto2: Colisão assustadora nos boxes da Tailândia 'estraga' sessão de treinos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil