MotoGP: Aleix Espargaró lidera dobradinha da Aprilia na sexta-feira do GP da Indonésia; Bagnaia disputa Q1 no sábado
Italiano da Ducati terá um desafio no sábado, já que seu principal rival no campeonato, Martín, foi o quinto mais rápido no TL2
OA MotoGP iniciou nesta madrugada os trabalhos para o GP da Indonésia, 15ª etapa da temporada 2023. E em meio ao calor no circuito de Mandalika, a Aprilia se mostrou a mais forte neste começo de fim de semana, fazendo P2 e P3 no TL1 e uma dobradinha no TL2 com Aleix Espargaró à frente de Maverick Viñales.
Já o líder do campeonato, Francesco Bagnaia, não teve a melhor das sextas-feiras, ficando apenas em 16º no TL2, tendo que disputar o Q1 da classificação no sábado, enquanto Jorge Martín foi o quinto mais rápido.
Na primeira sessão do dia, Jorge Martín foi o mais rápido, superando a dupla da Aprilia, com Viñales em segundo. O vice-líder do campeonato marcou 01min30s811 com a Pramac Ducati a 40s do fim da regressiva, superando o espanhol da Aprilia por 0s102.
Viñales esteve na ponta pela maior parte da sessão de 45 minutos, superando marcas iniciais de Miguel Oliveira e Marc Márquez, baixando sua marca de mais de 01min33s para 01min31s alto na reta final do TL.
Aleix foi o terceiro, mas já a mais de 0s5 da marca de Martín, enquanto Franco Morbidelli foi o quarto com a Yamaha. Marco Bezzecchi foi o quinto em seu retorno apenas cinco dias após uma cirurgia na clavícula, devido a um acidente sofrido durante um treino no Motor Ranch de Valentino Rossi. O terceiro colocado no Mundial superou Bagnaia por apenas 0s018.
Mas a sessão do italiano não correu sem problemas, sofrendo uma queda forte na curva 11, indo parar na brita, mas sem maiores problemas. Já Enea Bastianini, em seu retorno após o acidente na largada em Barcelona, foi o nono colocado, logo à frente de Luca Marini, que também está de volta. Fabio Quartararo foi o 12º enquanto Marc Márquez foi o 14º e Joan Mir o 18º.
O TL1 trouxe ainda um fato interessante: essa foi a primeira sessão desde o TL1 do GP de Portugal, que abriu a temporada no fim de março, em que tivemos todos os pilotos titulares do grid na pista. Desde então, todas as sessões de todas as etapas tiveram a ausência de pelo menos um piloto.
Confira o resultado final do TL1 para o GP da Indonésia de MotoGP:
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | J. Martin Alma Pramac Racing | 89 | Ducati | 21 | 1'31.811 | 168.999 | 313 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | M. Viñales Aprilia Racing Team Gresini | 12 | Aprilia | 21 | +0.102 | 0.102 | 168.811 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | A. Espargaro Aprilia Racing Team Gresini | 41 | Aprilia | 20 | +0.536 | 0.434 | 168.018 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | F. Morbidelli Movistar Yamaha MotoGP | 21 | Yamaha | 22 | +0.730 | 0.194 | 167.666 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 18 | +0.741 | 0.011 | 167.646 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 20 | +0.759 | 0.018 | 167.613 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 43 | KTM | 21 | +0.835 | 0.076 | 167.476 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 33 | KTM | 17 | +0.857 | 0.022 | 167.436 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 19 | +0.952 | 0.095 | 167.264 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | L. Marini Team VR46 | 10 | Ducati | 19 | +1.000 | 0.048 | 167.178 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | F. Di Giannantonio Gresini Racing | 49 | Ducati | 20 | +1.040 | 0.040 | 167.106 | 305 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 19 | +1.057 | 0.017 | 167.075 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 20 | +1.067 | 0.010 | 167.057 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | M. Marquez Repsol Honda Team | 93 | Honda | 22 | +1.082 | 0.015 | 167.030 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | J. Zarco Alma Pramac Racing | 5 | Ducati | 19 | +1.290 | 0.208 | 166.657 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 20 | +1.328 | 0.038 | 166.589 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | R. Fernandez RNF Racing | 25 | Aprilia | 19 | +1.437 | 0.109 | 166.394 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 19 | +1.620 | 0.183 | 166.069 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | M. Oliveira RNF Racing | 88 | Aprilia | 15 | +1.636 | 0.016 | 166.040 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | A. Marquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 13 | +1.745 | 0.109 | 165.847 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | A. Rins LCR Honda | 42 | Honda | 18 | +1.849 | 0.104 | 165.663 | 305 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | P. Espargaro Tech 3 | 44 | KTM | 18 | +2.736 | 0.887 | 164.108 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Já o TL2 trouxe uma hora frenética de ação em Mandalika, terminando com Aleix Espargaró à frente com 01min30s474, um novo recorde para o circuito, feito nos segundos finais. Essa marca superou Bezzecchi, que dava a impressão de que terminaria a sessão na frente, mas o italiano ainda acabou sendo batido por Viñales.
Apenas 0s154 separaram os companheiros de Aprilia no final da sessão, colocando a montadora italiana como a mais forte neste começo de fim de semana.
Já Bagnaia completou uma sexta-feira difícil em Mandalika, não conseguindo indo além da 16ª posição, sendo obrigado a disputar o Q1 no sábado. O italiano tentava uma volta no final para entrar no top 10, mas um erro na antepenúltima curva jogou sua marca por água abaixo.
Francesco Bagnaia, Ducati Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Brad Binder foi a vítima infeliz de um acidente com outra KTM, de Augusto Fernández, no começo da sessão, quando o piloto da GasGas Tech3 escorregou com a moto na curva 11, coletando o sul-africano pelo caminho. Ambos saíram sem lesão, com Binder terminando a sessão em quarto, à frente de Martín.
Marc Márquez foi o sexto com a Honda à frente de Miguel Oliveira, que é o favorito da montadora japonesa para substituir o hexacampeão em 2024. Fabio Quartararo completou o top 10
Já Álex Márquez, que chegou a disputar o TL1, desistiu de sua participação no fim de semana após sentir dores na costela, consequência da fratura sofrida na etapa anterior.
A MotoGP retorna ao circuito de Mandalika na próxima madrugada para mais três sessões: às 23h10 da sexta-feira, será realizado o terceiro treino livre, seguido da classificação às 23h50. Já na madrugada, às 04h, acontece a corrida sprint. Todas as sessões têm transmissão da ESPN e do Star+.
Confira o resultado final do TL2 para o GP da Indonésia de MotoGP:
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | A. Espargaro Aprilia Racing Team Gresini | 41 | Aprilia | 23 | 1'30.474 | 171.496 | 313 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | M. Viñales Aprilia Racing Team Gresini | 12 | Aprilia | 25 | +0.154 | 0.154 | 171.205 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 25 | +0.170 | 0.016 | 171.175 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 33 | KTM | 19 | +0.288 | 0.118 | 170.952 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | J. Martin Alma Pramac Racing | 89 | Ducati | 27 | +0.400 | 0.112 | 170.741 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | M. Marquez Repsol Honda Team | 93 | Honda | 26 | +0.632 | 0.232 | 170.307 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | M. Oliveira RNF Racing | 88 | Aprilia | 26 | +0.725 | 0.093 | 170.133 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | F. Di Giannantonio Gresini Racing | 49 | Ducati | 22 | +0.733 | 0.008 | 170.118 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing (MXGP) | 43 | KTM | 22 | +0.742 | 0.009 | 170.101 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 26 | +0.755 | 0.013 | 170.077 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | P. Espargaro Tech 3 | 44 | KTM | 23 | +0.802 | 0.047 | 169.989 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | L. Marini Team VR46 | 10 | Ducati | 20 | +0.893 | 0.091 | 169.820 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | J. Zarco Alma Pramac Racing | 5 | Ducati | 24 | +0.983 | 0.090 | 169.653 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | R. Fernandez RNF Racing | 25 | Aprilia | 25 | +1.026 | 0.043 | 169.573 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | F. Morbidelli Movistar Yamaha MotoGP | 21 | Yamaha | 23 | +1.087 | 0.061 | 169.460 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 23 | +1.161 | 0.074 | 169.323 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 27 | +1.181 | 0.020 | 169.287 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 23 | +1.332 | 0.151 | 169.008 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 21 | +1.653 | 0.321 | 168.419 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 20 | +1.734 | 0.081 | 168.271 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | A. Rins LCR Honda | 42 | Honda | 20 | +1.952 | 0.218 | 167.874 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.