MotoGP: Aleix Espargaró lidera dobradinha da Aprilia na sexta-feira do GP da Indonésia; Bagnaia disputa Q1 no sábado
Italiano da Ducati terá um desafio no sábado, já que seu principal rival no campeonato, Martín, foi o quinto mais rápido no TL2

OA MotoGP iniciou nesta madrugada os trabalhos para o GP da Indonésia, 15ª etapa da temporada 2023. E em meio ao calor no circuito de Mandalika, a Aprilia se mostrou a mais forte neste começo de fim de semana, fazendo P2 e P3 no TL1 e uma dobradinha no TL2 com Aleix Espargaró à frente de Maverick Viñales.
Já o líder do campeonato, Francesco Bagnaia, não teve a melhor das sextas-feiras, ficando apenas em 16º no TL2, tendo que disputar o Q1 da classificação no sábado, enquanto Jorge Martín foi o quinto mais rápido.
Na primeira sessão do dia, Jorge Martín foi o mais rápido, superando a dupla da Aprilia, com Viñales em segundo. O vice-líder do campeonato marcou 01min30s811 com a Pramac Ducati a 40s do fim da regressiva, superando o espanhol da Aprilia por 0s102.
Viñales esteve na ponta pela maior parte da sessão de 45 minutos, superando marcas iniciais de Miguel Oliveira e Marc Márquez, baixando sua marca de mais de 01min33s para 01min31s alto na reta final do TL.
Aleix foi o terceiro, mas já a mais de 0s5 da marca de Martín, enquanto Franco Morbidelli foi o quarto com a Yamaha. Marco Bezzecchi foi o quinto em seu retorno apenas cinco dias após uma cirurgia na clavícula, devido a um acidente sofrido durante um treino no Motor Ranch de Valentino Rossi. O terceiro colocado no Mundial superou Bagnaia por apenas 0s018.
Mas a sessão do italiano não correu sem problemas, sofrendo uma queda forte na curva 11, indo parar na brita, mas sem maiores problemas. Já Enea Bastianini, em seu retorno após o acidente na largada em Barcelona, foi o nono colocado, logo à frente de Luca Marini, que também está de volta. Fabio Quartararo foi o 12º enquanto Marc Márquez foi o 14º e Joan Mir o 18º.
O TL1 trouxe ainda um fato interessante: essa foi a primeira sessão desde o TL1 do GP de Portugal, que abriu a temporada no fim de março, em que tivemos todos os pilotos titulares do grid na pista. Desde então, todas as sessões de todas as etapas tiveram a ausência de pelo menos um piloto.
Confira o resultado final do TL1 para o GP da Indonésia de MotoGP:
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
89 | Ducati | 21 | 1'31.811 | 168.999 | 313 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
12 | Aprilia | 21 | +0.102 | 0.102 | 168.811 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
41 | Aprilia | 20 | +0.536 | 0.434 | 168.018 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
21 | Yamaha | 22 | +0.730 | 0.194 | 167.666 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
72 | Ducati | 18 | +0.741 | 0.011 | 167.646 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
1 | Ducati | 20 | +0.759 | 0.018 | 167.613 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
43 | KTM | 21 | +0.835 | 0.076 | 167.476 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
33 | KTM | 17 | +0.857 | 0.022 | 167.436 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
23 | Ducati | 19 | +0.952 | 0.095 | 167.264 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
10 | Ducati | 19 | +1.000 | 0.048 | 167.178 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
49 | Ducati | 20 | +1.040 | 0.040 | 167.106 | 305 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
20 | Yamaha | 19 | +1.057 | 0.017 | 167.075 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
30 | Honda | 20 | +1.067 | 0.010 | 167.057 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
93 | Honda | 22 | +1.082 | 0.015 | 167.030 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
5 | Ducati | 19 | +1.290 | 0.208 | 166.657 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
37 | KTM | 20 | +1.328 | 0.038 | 166.589 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
25 | Aprilia | 19 | +1.437 | 0.109 | 166.394 | 306 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
36 | Honda | 19 | +1.620 | 0.183 | 166.069 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
88 | Aprilia | 15 | +1.636 | 0.016 | 166.040 | 308 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
73 | Ducati | 13 | +1.745 | 0.109 | 165.847 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
42 | Honda | 18 | +1.849 | 0.104 | 165.663 | 305 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | |
44 | KTM | 18 | +2.736 | 0.887 | 164.108 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Já o TL2 trouxe uma hora frenética de ação em Mandalika, terminando com Aleix Espargaró à frente com 01min30s474, um novo recorde para o circuito, feito nos segundos finais. Essa marca superou Bezzecchi, que dava a impressão de que terminaria a sessão na frente, mas o italiano ainda acabou sendo batido por Viñales.
Apenas 0s154 separaram os companheiros de Aprilia no final da sessão, colocando a montadora italiana como a mais forte neste começo de fim de semana.
Já Bagnaia completou uma sexta-feira difícil em Mandalika, não conseguindo indo além da 16ª posição, sendo obrigado a disputar o Q1 no sábado. O italiano tentava uma volta no final para entrar no top 10, mas um erro na antepenúltima curva jogou sua marca por água abaixo.

Francesco Bagnaia, Ducati Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Brad Binder foi a vítima infeliz de um acidente com outra KTM, de Augusto Fernández, no começo da sessão, quando o piloto da GasGas Tech3 escorregou com a moto na curva 11, coletando o sul-africano pelo caminho. Ambos saíram sem lesão, com Binder terminando a sessão em quarto, à frente de Martín.
Marc Márquez foi o sexto com a Honda à frente de Miguel Oliveira, que é o favorito da montadora japonesa para substituir o hexacampeão em 2024. Fabio Quartararo completou o top 10
Já Álex Márquez, que chegou a disputar o TL1, desistiu de sua participação no fim de semana após sentir dores na costela, consequência da fratura sofrida na etapa anterior.
A MotoGP retorna ao circuito de Mandalika na próxima madrugada para mais três sessões: às 23h10 da sexta-feira, será realizado o terceiro treino livre, seguido da classificação às 23h50. Já na madrugada, às 04h, acontece a corrida sprint. Todas as sessões têm transmissão da ESPN e do Star+.
Confira o resultado final do TL2 para o GP da Indonésia de MotoGP:
Driver Info |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
41 | Aprilia | 23 | 1'30.474 | 171.496 | 313 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
12 | Aprilia | 25 | +0.154 | 0.154 | 171.205 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
72 | Ducati | 25 | +0.170 | 0.016 | 171.175 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
33 | KTM | 19 | +0.288 | 0.118 | 170.952 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
89 | Ducati | 27 | +0.400 | 0.112 | 170.741 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
93 | Honda | 26 | +0.632 | 0.232 | 170.307 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
88 | Aprilia | 26 | +0.725 | 0.093 | 170.133 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
49 | Ducati | 22 | +0.733 | 0.008 | 170.118 | 307 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
43 | KTM | 22 | +0.742 | 0.009 | 170.101 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
20 | Yamaha | 26 | +0.755 | 0.013 | 170.077 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
44 | KTM | 23 | +0.802 | 0.047 | 169.989 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
10 | Ducati | 20 | +0.893 | 0.091 | 169.820 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
5 | Ducati | 24 | +0.983 | 0.090 | 169.653 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
25 | Aprilia | 25 | +1.026 | 0.043 | 169.573 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
21 | Yamaha | 23 | +1.087 | 0.061 | 169.460 | 311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | |
1 | Ducati | 23 | +1.161 | 0.074 | 169.323 | 313 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | |
30 | Honda | 27 | +1.181 | 0.020 | 169.287 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
37 | KTM | 23 | +1.332 | 0.151 | 169.008 | 310 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
36 | Honda | 21 | +1.653 | 0.321 | 168.419 | 312 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
23 | Ducati | 20 | +1.734 | 0.081 | 168.271 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
42 | Honda | 20 | +1.952 | 0.218 | 167.874 | 309 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.