Após confirmação de Zhou na Alfa, veja como está o grid da F1 para 2023

Oficialmente, restam ainda três vagas em aberto, mas situação incerta de Gasly abre dúvidas sobre quarto carro livre

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, George Russell, Mercedes W13, the rest of the. field at the start

A confirmação da permanência de Zhou Guanyu na Alfa Romeo coloca mais uma peça no quebra-cabeças que é o grid da Fórmula 1 para 2023 que, oficialmente, possui ainda mais três vagas em aberto, que podem virar quatro dependendo da situação de Pierre Gasly.

A permanência do piloto chinês para um segundo ano com o time suíço era vista apenas como uma questão de tempo, já que Zhou vinha apresentando uma evolução satisfatória para a Alfa, que já sinalizava sua continuidade.

Leia também:

O problema é que, a partir de agora, o mercado de pilotos entra em um impasse causado pela Alpine. A situação das vagas restantes parece depender de uma confirmação da equipe francesa sobre quem correrá ao lado de Esteban Ocon em 2023.

Na semana passada, a Alpine fez uma série de testes na Hungria com candidatos à vaga: Nyck de Vries, Antonio Giovinazzi e Jack Doohan. Mas Gasly segue sendo o favorito do time francês, dependendo de um acordo com a Red Bull para a liberação do piloto de seu contrato, já que ele já estava confirmado na AlphaTauri para 2023.

Uma possível saída de Gasly abriria uma vaga no time de Faenza, e, para isso, a Red Bull está olhando fora de sua Academia, tendo de Vries como o favorito após o holandês confirmar que se encontrou com Helmut Marko na Áustria durante a pausa de duas semanas da F1.

O campeão da Fórmula E ainda tem seu nome ligado à vaga de Nicholas Latifi na Williams, com o próprio piloto confirmando que negocia com a equipe há algum tempo. Mas a possibilidade de uma vaga em algum time de meio de grid pode deixar a Williams na caça por outro nome. 

A Williams já afirmou que pode esperar Logan Sargeant, seu piloto de desenvolvimento, mas tudo pode depender do próprio americano, que precisa terminar entre os cinco primeiros na classificação da Fórmula 2 para conquistar os pontos necessários para a superlicença. Por isso outros nomes são ventilados, como Jack Aitken e Jack Doohan, em um empréstimo no molde que a Alpine pensava em fazer com Oscar Piastri.

Correndo por fora dessa briga, mas nem tanto, está a Haas. A equipe americana precisa definir quem estará ao lado de Kevin Magnussen em 2023, e enquanto Mick Schumacher segue como um possível candidato, o alemão enfrenta a concorrência de pilotos como Daniel RicciardoNico Hulkenberg, Giovinazzi, e Pietro Fittipaldi, desde que o brasileiro consiga montar seu caso para Gunther Steiner.

Veja como está a situação de equipes e pilotos para a temporada de 2023 até agora:

Equipe Fornecedora de motor Pilotos confirmados Contrato expira em: Pilotos cogitados
Red Bull Red Bull

Netherlands Max Verstappen

Mexico Sergio Pérez

2028
2024
 
Ferrari Ferrari

Monaco Charles Leclerc

Spain Carlos Sainz

2024

2024

 
Mercedes Mercedes

United Kingdom Lewis Hamilton

United Kingdom George Russell

2023
?
 
Alpine Renault

France Esteban Ocon

?

2024

?

France Pierre Gasly*

Australia Jack Doohan

Netherlands Nyck De Vries

Italy Antonio Giovinazzi

Australia Daniel Ricciardo

McLaren Mercedes

United Kingdom Lando Norris

Australia Oscar Piastri

2025

2024

 

Alfa Romeo Ferrari

Finland Valtteri Bottas

China Zhou Guanyu

?

2023

 
Haas Ferrari

Denmark Kevin Magnussen

?

?

Italy Antonio Giovinazzi

Germany Nico Hülkenberg

Brazil Pietro Fittipaldi

Germany Mick Schumacher

Australia Daniel Ricciardo

AlphaTauri Red Bull

France Pierre Gasly*

Japan Yuki Tsunoda

2023

2023

Netherlands Nyck De Vries

 

Aston Martin Mercedes

Spain Fernando Alonso

Canada Lance Stroll

?

?

 
Williams Mercedes

Thailand Alexander Albon

?

 

United States Logan Sargeant

Netherlands Nyck de Vries

Italy Antonio Giovinazzi

Germany Mick Schumacher

United Kingdom Jack Aitken

Australia Jack Doohan

Australia Daniel Ricciardo

*Mesmo com contrato com a AlphaTauri até 2023, Pierre Gasly está no centro das negociações da Alpine.

BEBEDEIRA e ZOEIRA: Rubinho e Massa citam Kimi, Schumi e Alonso como PARÇAS. Mas quem são os CHATOS?

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Guilherme Longo
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Me sinto em casa": Briatore explica qual é sua função em retorno à F1 após mais de 10 anos
Próximo artigo Piastri confirma número que usará em sua carreira na F1; saiba mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros