Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Enrico Cardile, diretor técnico da Ferrari, oficializa saída da equipe italiana antes de ir para Aston Martin

Mudança vem em período crítico da escuderia italiana, que não se encontra desde atualização dop GP da Espanha

Enrico Cardile, Head of Chassis, Ferrari, in the Team Principals Press Conference

A Ferrari confirmou a saída de seu diretor técnico de chassi de Fórmula 1, Enrico Cardile, que deverá se juntar à equipe Aston Martin. 

Como o Motorsport.com revelou com exclusividade em maio, Cardile era alvo há muito tempo da Aston Martin como parte dos esforços da equipe de Silverstone para se impulsionar no grid da F1. 

Leia também:

O italiano tem uma boa reputação pelo papel que desempenhou no desenvolvimento dos recentes carros da Ferrari e irá integrar a atual estrutura técnica da Aston Martin – que é atualmente liderada por Dan Fallows. 

Entende-se que nenhuma data de início definitiva foi acertada com a Ferrari ainda, com discussões sobre essa frente definidas a serem conduzidas entre as duas equipes. 

Apesar de ter surgido durante o fim de semana do GP da Grã-Bretanha que o acordo da Aston Martin com Cardile estava em vigor, a Ferrari continuou a insistir que não houve mudança em sua estrutura. 

Questionado logo após o GP sobre a posição de Cardile na Ferrari à luz do acordo com a Aston Martin, o chefe Fred Vasseur, disse: “Se a Aston Martin quiser se comunicar sobre algo, estou feliz por eles. Mas não é o nosso caso hoje. 

“Ele faz parte da organização. A função… Você conhece a função de Enrico, ele era o diretor técnico do lado do chassi.”

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Charles Leclerc, Ferrari SF-24

Photo by: Sam Bagnall / Motorsport Images

Indagando se ele ainda está na equipe agora, Vasseur disse: “Esta noite, ele ainda é o diretor técnico da Ferrari”. 

Mas apenas um dia depois, a Ferrari anunciou que Cardile renunciou com efeito imediato. 

Um breve comunicado divulgado pela equipe dizia: “A Scuderia Ferrari HP anuncia que Enrico Cardile está deixando a empresa, renunciando, portanto, ao seu cargo de diretor técnico da área de chassi. 

“Depois de quase duas décadas na Ferrari, Cardile entregou sua notificação e, portanto, com efeito imediato, e como medida provisória, a área do chassi será supervisionada pelo chefe da equipe, Frederic Vasseur. 

“Todos na Scuderia Ferrari HP agradecem a Enrico por todo o seu trabalho árduo ao longo de tantos anos.” 

A saída imediata de Cardile será um golpe para a Ferrari, que enfrenta um momento difícil na F1, já que sua última atualização não entregou tudo o que se esperava. 

Em particular, um novo assoalho que chegou ao GP de Espanha resultou no regresso dos problemas de salto em alta velocidade da equipe – o que prejudicou o seu desempenho nas últimas corridas. 

Para o GP da Grã-Bretanha do fim de semana, a Ferrari optou por voltar ao piso antigo com especificações de Ímola em uma tentativa de erradicar os saltos, mas ainda espera que a atualização mais recente possa ser retrabalhada em algum momento no futuro. 

A chegada de Cardile à Aston Martin faz parte de um grande esforço de recrutamento em que a equipe está trabalhando. A equipe anunciou recentemente que o ex-chefe de motores da Mercedes F1, Andy Cowell, se juntará a ela em outubro como novo CEO do grupo. 

Além disso, a equipe é a favorita para contratar os serviços da lenda do design Adrian Newey, que atualmente está avaliando o que quer fazer depois de deixar a Red Bull. 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Verstappen x Norris: nasce uma nova guerra na Fórmula 1? Ouça debate

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton faz revelação brutal sobre período sem vitória na F1
Próximo artigo F1: Mercedes promete mais atualizações para as próximas corridas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil