F1 - McLaren responde reclamações de Norris sobre carro de 2025: "Não queremos tornar MCL39 mais lento"
Depois que Norris disse que o modelo 2025 não se adequava a ele em termos de pilotagem, equipe papaia explicou por que priorizou desempenho em detrimento do conforto

Lando Norris 'jogou uma bomba' para McLaren durante uma coletiva de imprensa antes do GP da China de Fórmula 1, quando disse que havia efetivamente desistido de convencer sua equipe a projetar um carro que favorecesse seu estilo de ataque preferido.
Como o MCL39 foi o carro de referência na abertura da temporada - Norris e seu companheiro de equipe Oscar Piastri provavelmente teriam terminado em 1-2 se Piastri não tivesse rodado - isso pode parecer contra-intuitivo, mas Norris acrescentou um contexto importante.
O atual líder do campeonato gosta de ser agressivo na frenagem e nas entradas de curva, o que exige que o carro tenha uma extremidade dianteira disposta a lidar com um piloto que toma tais liberdades.
Norris descreveu o MCL39 como "bastante fraco" nessas áreas e disse que havia ajustado seu estilo para se adequar - e esse pareceu ser o caso no último fim de semana em Melbourne, onde nossa análise sugeriu que ele estava exigindo menos do carro nos freios e se concentrando mais na velocidade de saída.
Neil Houldey, diretor técnico de engenharia da McLaren, sugere que a sensação de Norris está intimamente ligada à opção pelo desempenho puro com o novo carro.
"Acho que, como [Norris] disse, ele parou de pedir o que gosta e nós produzimos um carro mais rápido", disse ele quando perguntado pelo Motorsport.com para esclarecer os comentários de Norris.
"Nós apenas tentamos produzir o carro mais rápido possível, e ele é bom o suficiente para administrar isso e mudar seu estilo de direção para se adequar".

Lando Norris, McLaren
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
"Se nos concentrássemos em tentar fazer o carro funcionar para o estilo de direção dele, poderíamos acabar com um carro mais lento. Acho que até agora parece que tomamos o caminho certo".
"E, felizmente, Lando é incrível o suficiente para lidar com isso e encontrar uma maneira rápida de dirigi-lo'.
À medida que o atual conjunto de regras de efeito-solo amadurece, as equipes estão achando mais difícil liberar mais desempenho de seus carros sem induzir a peculiaridades incômodas.
A parte inferior do assoalho é o elemento que mais trabalha em termos de criação de downforce, mas para maximizar seu potencial, ela precisa correr perto da superfície da pista e manter uma posição estável apesar das forças de frenagem, aceleração e curvas, e dos solavancos.
Esse é um ato de equilíbrio difícil de ser realizado. Muitas das equipes que mais se esforçaram para atingir o pico de downforce descobriram que pequenos movimentos do assoalho causam mudanças drásticas no equilíbrio nas curvas: a frenagem muito forte induz naturalmente ao mergulho, em que a traseira do carro se eleva à medida que o peso é transferido para o eixo dianteiro.
O CEO da McLaren, Zak Brown, destacou a escolha pelo desempenho puro durante o período intertemporadas, mas ainda quer tornar o MCL39 um pouco mais "compatível" antes que a equipe de design se volte totalmente para o projeto do carro de 2026.
"Acho que você está sempre tentando tornar o carro um pouco mais fácil para os pilotos", disse ele na China.

Zak Brown, McLaren
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
"Alguém me disse ontem que parecia que não tínhamos registrado nenhuma volta nos testes do Bahrein - nós tentamos, mas não conseguimos registrar um tempo. Por isso, acho que precisamos deixar o carro um pouco mais compatível".
"Ele é claramente muito rápido, mas quando você o coloca de ponta-cabeça, por assim dizer, e o faz rodar a dez décimos, então sim, os pilotos querem torná-lo um pouco mais compatível".
Ao fazer isso, a McLaren precisa encontrar um equilíbrio entre melhorar a sensação para seus pilotos e não abrir mão do potencial puro.
"Temos algumas inovações no carro que dão a ele uma sensação diferente, então, claramente, Lando se adaptou muito bem a ele na Austrália", acrescentou Brown. "Estamos tentando torná-lo mais compatível, mas certamente não queremos torná-lo mais lento".
Brown acredita que a solução está, em parte, na experiência que os pilotos ganharão com o carro de 2025, já que o CEO da McLaren acha que seus pilotos ficarão mais confortáveis com o "complicado" McLaren à medida que a temporada avança.
"Lembre-se de que, nos testes, você só tem três dias e os pilotos os dividem. Depois, na Austrália, você teve condições complicadas na corrida".
"Tenho certeza de que ele [Norris] ainda está se acostumando com isso".
Quali sprint: HAMILTON POLE, VERSTAPPEN 2º. Bortoleto BATE HULK e vai ao Q2! Lando 6º, Lawson ÚLTIMO
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