F1: 'Perdão pelo vacilo'? Wolff revela que Williams pediu desculpas por bloqueio em Mônaco
Chefe da Mercedes é amigo próximo de James Vowles, mandatário da equipe britânica, que pediu perdão por segurar britânico para ganhar pit stop 'gratuito'
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, colocou a mão no bolso durante a coletiva de imprensa após o GP de Mônaco de Fórmula 1 deste domingo (25) e pegou o celular para ler uma troca de mensagens de texto que teve com o colega James Vowles, da Williams. A conversa revelou que o mandatário da equipe britânica pediu desculpas a Wolff por seus pilotos terem "bloqueado" George Russell e Andrea Kimi Antonelli durante a prova.
Os dois trabalharam juntos na escuderia alemã antes de assumir o cargo mais alto no time de Grove, onde já começou um projeto de reformulação. Assim, eles têm "intimidade" para fazer comentários sobre o ocorrido em Monte Carlo, obrigado pela nova estratégia de duas paradas obrigatórias nos boxes.
As equipes adotaram táticas inusitadas. Na corrida, a dupla da Williams, Alexander Albon e Carlos Sainz, se revezou para bloquear os representantes da Mercedes atrás deles. Isso permitia que uma das Williams abrisse vantagem larga o suficiente para fazer o pit stop e ainda sair à frente.
O bom desempenho no GP de Mônaco faz com que a escuderia possa comemorar quatro corridas consecutivas com pontuação dupla, com Albon em nono e Sainz em décimo. Durante tudo isso, Wolff revelou que trocou mensagens de 'mea culpa' com Vowles.

Toto Wolff e James Vowles conversaram sobre tática de 'bloqueio' no GP do Mônaco e chefe da Williams fez 'mea culpa'.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
"Ele me mandou uma mensagem durante a corrida", disse ele quando questionado pelo Motorsport.com se conversaria com o chefe da Williams sobre a estratégia. "Ele disse: 'desculpe. Não tínhamos escolha, dado o que aconteceu à frente.' Respondi que já sabíamos", expôs Wolff.
"James é um dos meus amigos, e não quero parecer condescendente porque ele está fazendo carreira como chefe de equipe e está indo muito bem. Ele tinha que fazer isso. São dois carros na zona de pontuação, e a coisa começou quando as Racing Bulls nos empurraram para trás", continuou, falando sobre o momento em que Liam Lawson segurou o pelotão para beneficiar Isack Hadjar.
Em entrevista à F1TV durante a corrida, Vowles disse que a decisão não era sobre como ele queria correr, com a frustração da Mercedes transbordando quando Russell ultrapassou Albon cortando caminho na chicane Nouvelle – o que resultou em uma punição de drive-through.
O britânico já havia dito que seu fim de semana estava "acabado" depois que um problema elétrico na classificação o deixou em 14º, apenas uma posição à frente de Antonelli, que bateu durante o Q1. Wolff admitiu mais tarde que o péssimo desempenho de sábado prejudicou toda a performance da Mercedes.

Russell perdeu muito tempo atrás dos pilotos da Williams antes de uma parada nos boxes.
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images via Getty Images
“Havia equipes que estavam se destacando, como as Racing Bulls, e eles tinham que proteger sua posição, assim como as Williams, e provavelmente fomos uma das vítimas disso, mas isso só aconteceu porque nosso sábado não foi bom”, explicou o chefe da Mercedes.
Russell largou em 14º ao ter um problema em seu carro durante o Q2, enquanto Antonelli bateu no Q1 e ficou em 15º. "Tínhamos um carro rápido. O Kimi tocou na barreira, e isso é absolutamente normal para um novato. E com o George, simplesmente ficamos sem potência do nada. Era um carro que era bom para as duas primeiras filas. Ou melhor", lamentou Wolff.
Para ele, a tática de segurar o pelotão não só prejudica a velocidade média de uma volta, como também muda o estilo de guiada. “Creio que todo o bloqueio pegou eles de surpresa. Acho que o Kimi quase bateu em uma das Williams na frenagem, porque [assim] você pensa uns 5s5 mais lento também. Então, a pista se torna diferente, com pontos de frenagem diferentes. Com o George, foi a mesma situação".
"(Para Russell) foi um momento de frustração ao tentar fazer algo diferente. Esperávamos (que a punição) fosse um stop and go, que durasse 10 segundos", mas não mudou nada", complementou Wolff, referindo-se à punição de drive-thru recebida pelo britânico. Ele também refutou quaisquer sugestões de que a Mercedes teria errado em suas decisões estratégicas.

Como resultado, britânico perdeu a paciência e cortou a chicane Nouvelle para ultrapassar Albon.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images
Com alguns carros parando nos boxes no final da primeira volta e outros conseguindo fazer isso e sair para o ar livre, Russell e Antonelli permaneceram na pista, aparentemente na esperança de que uma bandeira vermelha ou um safety car pudessem ter algum impacto.
"Tivemos uma discussão interessante esta manhã sobre estratégia, e eu disse: 'Bem, vamos fazer isso. Parar cedo, sair e depois recuperar o atraso'", disse Wolff, argumentando que isso já havia dado certo em outras categorias. "Fizemos no DTM e foi fantástico", afirmou.
"As pessoas mais inteligentes do nosso grupo de estratégia, porém, me demonstraram que isso não funcionaria aqui em Mônaco. (No fim) foi a melhor tática, e você pode ver que não mudou nada para aqueles que fizeram a parada antecipada", concluiu o chefe da Mercedes.
Confira a classificação final do GP de Mônaco de Fórmula 1:
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
78 |
1:40'33.843 |
155.295 | 2 | 25 | |
2 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
78 |
+3.131 1:40'36.974 |
3.131 | 155.215 | 2 | 18 |
3 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
78 |
+3.658 1:40'37.501 |
0.527 | 155.201 | 2 | 15 |
4 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
78 |
+20.572 1:40'54.415 |
16.914 | 154.767 | 2 | 12 |
5 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
78 |
+51.387 1:41'25.230 |
30.815 | 153.984 | 2 | 10 |
6 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
77 |
+1 Lap 1:41'38.925 |
1 Lap | 151.668 | 2 | 8 |
7 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
77 |
+1 Lap 1:41'39.872 |
0.947 | 151.645 | 2 | 6 |
8 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
77 |
+1 Lap 1:41'40.589 |
0.717 | 151.627 | 2 | 4 |
9 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:40'45.712 |
1 Lap | 151.016 | 2 | 2 |
10 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:40'49.075 |
3.363 | 150.932 | 2 | 1 |
11 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'07.687 |
18.612 | 150.469 | 3 | |
12 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'28.536 |
20.849 | 149.954 | 2 | |
13 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'30.957 |
2.421 | 149.894 | 2 | |
14 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'42.267 |
11.310 | 149.617 | 3 | |
15 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'44.238 |
1.971 | 149.568 | 2 | |
16 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'45.387 |
1.149 | 149.540 | 2 | |
17 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
76 |
+2 Laps 1:41'45.692 |
0.305 | 149.533 | 2 | |
18 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
75 |
+3 Laps 1:40'42.252 |
1 Lap | 149.114 | 2 | |
dnf | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
36 |
+42 Laps 48'27.102 |
39 Laps | 148.765 | 1 | |
dnf | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
7 |
+71 Laps 10'57.609 |
29 Laps | 127.875 | 2 |
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