Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn
Bezzecchi confirma 3º lugar no Mundial com vitória; confirma a classificação da MotoGP após o GP de Portugal

Bezzecchi confirma 3º lugar no Mundial com vitória; confirma a classificação da MotoGP após o GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Bezzecchi confirma 3º lugar no Mundial com vitória; confirma a classificação da MotoGP após o GP de Portugal

F1: Punição a Verstappen por "palavrão" gerou 'discussão' no 'zap' dos pilotos

O serviço comunitário imposto a Max Verstappen neste fim de semana causou muita discussão no grupo de WhatsApp dos pilotos

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Max Verstappen foi penalizado com serviço comunitário na sexta-feira do GP de Sigapura de Fórmula 1 por ter usado um "palavrão" para descrever o desempenho do seu carro em Baku durante a coletiva de imprensa da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Leia também:

No início desta semana, em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pediu aos pilotos que tomassem cuidado com a linguagem, o  que acabou não agradando os pilotos. Lewis Hamilton, apesar de concordar parcialmente com o mandatário, também falou de racismo quando Ben Sulayem disse que "pilotos de F1 não são rappers". 

O fato de Verstappen ter recebido serviço comunitário por sua declaração em Singapura também foi mal visto pelos pilotos. "Ninguém no grupo de WhatsApp da GPDA realmente gostou disso. Todos os pilotos estão irritados", disse Alexander Wurz, presidente do sindicato de pilotos GPDA, à ORF

Incomoda particularmente os pilotos o fato de Ben Sulayem não ter se manifestado sobre a linguagem chula diretamente a eles, mas ter ido direto à mídia. Wurz chamou essa ação do presidente da FIA de "incomum".

Wurz enfatizou que os pilotos não eram totalmente contra a posição de Ben Sulayem. "É claro que você precisa ter cuidado com as palavras que escolhe", continuou o ex-piloto de F1. "No entanto, hoje em dia também é difícil para um piloto ser autêntico e ser quem ele quer ser. A F1 se tornou tão popular porque os pilotos podem ser um pouco mais quem eles querem ser. Autênticos. Eles mostram isso nas mídias sociais. Isso inclui certas linguagens".

O fato de a FIA ser tão dura com Verstappen, quando suas palavras não foram dirigidas contra uma pessoa, também não agrada aos pilotos. "Pessoalmente, não sou fã de atacar verbalmente seus adversários. Mas se ele xingou o carro, deve resolver isso com o chefe da equipe", disse Wurz.

O austríaco, que completou 69 corridas de F1 pela Benetton, McLaren e Williams entre 1997 e 2007, marcando três pódios, terminou dando de ombros: "No entanto, teremos de nos acostumar com um presidente da FIA que faz negócios à sua maneira."

 

Artigo anterior F1: McLaren perder 'mini-DRS' não é divisor de águas que rivais esperavam
Próximo artigo F1 - McLaren: parte traseira do carro terá mais aerodinâmica em Singapura

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros