Fórmula 1 GP de Singapura

F1 - Stella: Fim dos problemas de Norris na largada aumentará confiança

Baixa taxa de conversão de pole positions em lideranças nas largadas de Lando Norris antes de Singapura estava sob análise da McLaren

Lando Norris, McLaren MCL38, Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W15, George Russell, Mercedes F1 W15, the rest of the field as Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, cuts on the opening lap

A largada bem-sucedida de Lando Norris da pole no GP de Singapura parece ter dissipado sua maldição da primeira volta, embora o chefe da McLaren, Andrea Stella, diga que não houve nenhum problema claro após a análise.

Norris perdeu a liderança da pole position nos GPs da Espanha, Hungria e Holanda, precedido por sua primeira curva fora durante a corrida sprint na China. E, embora tenha mantido a liderança na primeira curva de Monza, Norris foi ultrapassadopelo companheiro de equipe Oscar Piastri na curva 4.

Em Zandvoort, a perda da liderança para Max Verstappen na primeira curva pareceu ter pouca importância, já que ele conseguiu passar o holandês, ao longo da corrida para vencer com facilidade.

Leia também:

Norris então converteu a pole em uma liderança inicial em Singapura, criando uma margem da qual não abriu mão. Stella considerou que, embora isso dê confiança a Norris, não houve nenhum problema óbvio com as largadas encontrado na investigação da equipe.

"Não discordo que, à primeira vista, as largadas e a abordagem geral da primeira curva da primeira volta possam ter parecido uma oportunidade para Lando", explicou Stella.

"Mas, depois de analisar um pouco como um grupo, incluindo Lando, analisamos durante a temporada cada largada e cada primeira volta". 

"E, para sermos justos, não descobrimos que, mesmo nos casos em que Lando largou na pole position e não era o P1 no final da primeira volta, ele havia desistido muito em termos de desempenho". 

Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, celebrates on arrival in Parc Ferme

Lando Norris, equipe McLaren F1, 1ª posição, comemora na chegada ao Parc Ferme

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

"Analisamos Barcelona e achamos que Russell teria sido P1 mesmo com Lando tentando algo diferente. Houve algumas oportunidades em termos de execução da largada, mas reconhecemos que isso também ocorreu por parte da equipe". 

"Por exemplo, acho que foi em Zandvoort, onde os dois carros estavam com pneus frios devido a um problema do ponto de vista da equipe, e os dois carros não tiveram uma boa largada". 

"Portanto, acho que, em um primeiro momento, parecia que Lando tinha uma grande oportunidade. Na verdade, os fatos não eram tão claros."

Stella acrescentou que a equipe acelerou seus esforços para melhorar suas largadas de qualquer forma e que um ínicio bem-sucedido em Singapura dará a Norris familiaridade caso ele consiga mais pole positions este ano.

Ele acrescentou que Norris estava se acostumando cada vez mais com a luta na frente, especialmente com a antecipação de ataques de outros pilotos e com o posicionamento do carro para defender com mais força.

"Definitivamente, estamos nos concentrando na execução da largada e na preparação dos pneus, o próprio Lando, até mesmo o tempo em que nos concentramos na preparação da largada durante um fim de semana agora está mais concentrado".

"Você ganha confiança. E você se familiariza com a largada da pole position e entende, até mesmo em termos de defesa territorial, o que precisa fazer, até mesmo para dissuadir as pessoas de irem [para a liderança]". 

"Portanto, acho que isso faz parte da jornada, e é muito bom que agora estejamos tendo que enfrentar esse tipo de oportunidade", conclui.

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren vê apenas "boas notícias" na polêmica da asa traseira flexível
Próximo artigo F1 - Newey: "Há dois anos eu não poderia imaginar deixar a Red Bull"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil