Nasr conquista tricampeonato da IMSA após corrida turbulenta de Petit Le Mans
Cadillac Racing vence etapa em Road Atlanta, mas Penske #7 do brasileiro só precisava chegar em nono colocado

Felipe Nasr conquistou o título da classe GTP da IMSA Sports Car, após terminar em terceiro colocado com a Porsche 963 #7 da Penske, junto de Dane Cameron e Matt Campbell, na etapa de Petit Le Mans do campeonato. É o terceiro título do brasileiro na IMSA, com a categoria Protótipo em 2018 e com a categoria Daytona Prototype International (DPi) em 2021.
A equipe de Nasr precisava apenas de uma nona colocação para levar a taça para casa, e, em uma corrida com abandonos que resultou em nove carros restantes, o título, tanto de pilotos quanto de construtores, já estava garantido.
Como foi a corrida?
A Cadillac Racing #01 foi quem venceu, largando em quarto lugar na corrida de 10 horas em Road Atlanta, mas a equipe de Renger van der Zande, Scott Dixon e Sébastien Bourdais teve um infortúnio inicial. A equipe teve problemas com o sensor, o que levou a duas visitas obrigatórias aos boxes.
O problema foi resolvido lá, mas isso deixou a equipe uma volta atrás no início da corrida. Por fim, eles voltaram à volta do líder, mas uma longa corrida sem bandeiras amarelas significava que pouco progresso poderia ser feito. Isso não aconteceu até a última amarela de pista completa, que provocou uma batalha pela vitória entre o Cadillac #01, o Porsche Penske Motorsport #6, o Porsche Penske Motorsport #7 e o BMW Team RLL #25.
Acabou sendo um duelo entre Van der Zande e Nick Tandy no Porsche #6, enquanto o Porsche #7 já sabia que tinha feito o suficiente para vencer o campeonato e não podia se envolver no duelo. Van der Zande perseguiu Tandy e passou a Porsche a apenas 15 minutos do final com uma ultrapassagem ousada na Curva 1.
Foi logo na primeira volta que o carro da Chip Ganassi Racing estava liderando a corrida. De repente, as coisas pareciam estar bem para a Cadillac e Van der Zande, até que, nos estágios finais, os faróis do V-Series.R tiveram problemas técnicos e eles estavam prestes a ter que ir para os boxes novamente. No entanto, o comitê de corrida não interveio e, assim, após 10 horas de corrida, Van der Zande cruzou a linha de chegada vitorioso naquela que foi sua última corrida da IMSA em nome da Cadillac.
Drama para Catsburg
O Porsche #6 terminou em segundo lugar, pouco mais de dois segundos atrás. Para a equipe de Tijmen van der Helm, a corrida terminou cedo, enquanto Bent Viscaal terminou em sexto no Porsche da Proton Competition.
Na classe LMP2, a vitória ficou com o #11 da TDS Racing, seguido pela Oreca #74 da Riley, conduzida pelo brasileiro Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon. O polonês Ben Keating e o #2 da United Autosports USA se envolveram logo no início em um incidente que também atingiu o #4 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports de Nicky Catsburg e outros. Catsburg receberia a bandeira P12 na classe GTD Pro.
Na classe GTD Pro, a vitória ficou com o Lamborghini Iron Lynx #19 de Jordan Pepper, Mirko Bortolotti e Franck Perera, seguido pela Ferrari #62 Risi Competizione de Daniel Serra, Davide Rigon e Alessandro Pier Guidi. Na GTD, a Ferrari #34 da Conquest Racing, de Albert Costa Balboa,Cedric Sbirrazzuoli e Manny Franco, venceu. A Winward Racing #57 de Indy Dontje terminou em nono lugar, mas a equipe ganhou o título da classe GTD.
Resultados IMSA Petit Le Mans
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Pilotos | # | Chassi | Voltas | Tempo | Intervalo | Pits | Pontos | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
01 | Cadillac V-Series.R | 443 |
- |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
6 | Porsche 963 | 443 |
+2.948 2.948 |
2.948 | 12 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
7 | Porsche 963 | 443 |
+13.832 13.832 |
10.884 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
24 | BMW M Hybrid V8 | 442 |
1 lap |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
31 | Cadillac V-Series.R | 442 |
1 lap |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
5 | Porsche 963 | 441 |
2 laps |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
40 | Acura ARX-06 | 440 |
3 laps |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 |
T. Steven
H. McElrea TDS Racing
|
11 | ORECA 07 | 435 |
8 laps |
15 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
74 | ORECA 07 | 435 |
8 laps |
13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | C. Zilisch Era Motorsport
|
18 | ORECA 07 | 435 |
8 laps |
13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | J. Smiechowski
|
52 | ORECA 07 | 435 |
8 laps |
13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | S. Alvarez
|
8 | ORECA 07 | 435 |
8 laps |
12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | L. Wadoux Richard Mille AF Corse
|
88 | ORECA 07 | 434 |
9 laps |
14 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
99 | ORECA 07 | 432 |
11 laps |
12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | |
63 | Lamborghini SC63 | 430 |
13 laps |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | S. Lucas
|
20 | ORECA 07 | 417 |
26 laps |
16 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 |
F. Perera
J. Pepper
|
19 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 413 |
30 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | |
62 | Ferrari 296 GT3 | 413 |
30 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | |
23 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 413 |
30 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | |
027 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 413 |
30 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | |
3 | Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 413 |
30 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | |
65 | Ford Mustang GT3 | 412 |
31 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | |
1 | BMW M4 GT3 | 412 |
31 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24 | |
64 | Ford Mustang GT3 | 411 |
32 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25 |
M. Franco
A. Costa
|
34 | Ferrari 296 GT3 | 411 |
32 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
26 | |
78 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 411 |
32 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
27 | |
12 | Lexus RC F GT3 | 410 |
33 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
28 | |
32 | Mercedes AMG GT3 | 410 |
33 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
29 | O. Triarsi
C. Scardina
|
023 | Ferrari 296 GT3 | 410 |
33 laps |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
30 | G. Doyle Wayne Taylor Racing with Andretti
|
45 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 410 |
33 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
31 | |
21 | Ferrari 296 GT3 | 410 |
33 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
32 | |
70 | Ferrari 296 GT3 | 410 |
33 laps |
13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
33 |
R. Ward
P. Ellis
|
57 | Mercedes AMG GT3 | 410 |
33 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
34 | J. Walker Turner Motorsport
|
96 | BMW M4 GT3 | 409 |
34 laps |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
35 | |
9 | McLaren 720S GT3 EVO | 408 |
35 laps |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
36 | |
80 | Mercedes AMG GT3 | 408 |
35 laps |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
37 | T. Neubauer
|
82 | Ferrari 296 GT3 | 408 |
35 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
38 | |
77 | Porsche 911 GT3 R (992) | 408 |
35 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
39 |
O. Fidani
|
13 | Chevrolet Corvette C8.R GTD | 407 |
36 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
40 |
S. Monk
|
66 | Acura NSX GT3 | 406 |
37 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
41 | |
10 | Acura ARX-06 | 405 |
38 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
42 | |
83 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 404 |
39 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
43 | |
47 | Ferrari 296 GT3 | 402 |
41 laps |
15 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
44 |
K. Li
|
86 | Porsche 911 GT3 R (992) | 397 |
46 laps |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
45 |
A. Adelson
E. Skeer |
120 | Porsche 911 GT3 R (992) | 373 |
70 laps |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
46 | G. Levorato
|
55 | Ford Mustang GT3 | 372 |
71 laps |
7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
47 | |
4 | Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 357 |
86 laps |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
48 | D. Goldburg B. Garg United Autosports USA
|
22 | ORECA 07 | 248 |
195 laps |
7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
49 | |
25 | BMW M Hybrid V8 | 170 |
273 laps |
4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
50 | |
85 | Porsche 963 | 160 |
283 laps |
3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
51 | |
2 | ORECA 07 | 116 |
327 laps |
2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
52 | |
14 | Lexus RC F GT3 | 113 |
330 laps |
2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | |
44 | Aston Martin Vantage GT3 Evo | 14 |
429 laps |
Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
CLEBER MACHADO: Bastidores INCRÍVEIS da F1 na Globo, BLITZ com Regi, relação com GALVÃO, Senna e cia
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.