MotoGP: Petrucci vai substituir Mir na Suzuki no GP da Tailândia
Montadora japonesa espera contar com o retorno do campeão de 2020 na próxima etapa, o GP da Austrália
Com Joan Mir ainda afastado devido à uma fratura no tornozelo após o GP da Áustria em agosto, a Suzuki segue escalando substitutos para o campeão de 2020 da MotoGP. E o escolhido para a etapa desta semana, em Chang, na Tailândia, é um velho conhecido do Mundial de Motovelocidade: Danilo Petrucci.
Após perder a etapa de Misano, Mir tentou voltar em Aragón, mas acabou desistindo de sua participação ao sentir que seu tornozelo ainda não estava melhor. O espanhol já havia confirmando que não correria no Japão, e seu retorno, que era previsto para a Tailândia, também não deve acontecer, com a Suzuki esperando contar com ele na Austrália, em duas semanas.
Segundo reportagem do jornal espanhol AS, Mir será substituído pelo ex-piloto da Ducati Petrucci, o que foi confirmado pela montadora italiana horas depois. O italiano fez sua estreia na MotoGP em 2012, indo de uma Ioda de fundo do grid até a Ducati da equipe oficial em 2019.
"Não preciso nem dizer que estou muito feliz pela chance de correr na Tailândia com a Suzuki", disse. "Quero agradecer à equipe pela oportunidade fantástica, e também quero agradecer à Ducati e meu time de empresários por me deixarem abraçar essa oportunidade".
"Estou muito curioso para subir na GSX-RR, parece ser rápida e sei que é uma máquina vencedora. Mal posso esperar para trabalhar com a equipe da Suzuki, que conheço a muito tempo. Sei que não será fácil, então não estou botando expectativas, quero apenas curtir".
"Estou animado também por ser um dos poucos na história a ir de uma máquina da MotoGP para uma moto do Dakar, uma Superbike e de volta à uma moto de fábrica da MotoGP!".
Petrucci venceu duas vezes em sua passagem pela Ducati antes de correr com a KTM pela Tech3 em 2021. Mas após uma temporada difícil e um desejo da KTM em dar espaço aos seus próprios pilotos, Remy Gardner e Raúl Fernández, levaram o italiano a perder sua vaga na MotoGP.
Apesar da saída da MotoGP, Petrucci seguiu com a KTM no começo de 2022 para a disputa do Dakar, conquistando a vitória em um estágio apesar de participar do evento lesionado.
A expectativa era de que ele fizesse a temporada completa do rally raid com a marca austríaca em 2022, mas isso acabou não se concretizando, com Petrucci assinando com a Ducati para disputar o MotoAmerica Superbike.
Danilo Petrucci, Warhorse HSBK Racing Ducati NYC
Photo by: Brian J. Nelson
Ele venceu cinco corridas com a equipe Warhorse Ducati a bordo de uma Panigale V4, disputando o título até o fim da temporada, mesmo em sua estreia. Ele acabou a 20 pontos do campeão, Jake Gagne, da Yamaha.
A Suzuki já havia pedido a Petrucci para substituir Mir no GP de San Marino em Misano, mas o piloto preferiu manter o foco na disputa da MotoAmerica.
Em Misano, a Suzuki escalou o ex-piloto da Moto2 Kazuki Watanabe, enquanto o piloto de testes Takuya Tsuda foi o selecionado para o GP do Japão. Caso a participação de Petrucci seja confirmada, esse será o sexto chassi diferente que ele guiará em sua carreira na categoria.
BEBEDEIRA e ZOEIRA: Rubinho e Massa citam Kimi, Schumi e Alonso como PARÇAS. Mas quem são os CHATOS?
Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.